Como criar textos persuasivos para vendas? Da técnica à prática

Aprenda como criar textos persuasivos, conheça as técnicas utilizadas e veja dicas práticas para aplicar em seus conteúdos para converter mais.

Mateus
Publicado em 20/06/2023, às 11h25 - Atualizado às 14h16

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Que a qualidade da escrita faz toda a diferença nos conteúdos que produzimos, todos sabem. Agora, você sabe o que difere um texto comum de um com alto poder de conversão? Simples: o escritor do último sabe como criar textos persuasivos.

Quer saber mais sobre o tema e aprender essa técnica? Então, continue conosco!

Neste artigo, explicamos o que é um texto persuasivo, qual técnica é utilizada e como criar conteúdos neste formato, com dicas práticas e funcionais. Boa leitura!

O que é um texto persuasivo?

Um texto persuasivo é uma peça escrita com o objetivo de convencer seus interlocutores a pensar de outra forma ou agir de determinada maneira.

Alguns exemplos de textos persuasivos são:

  • campanhas publicitárias;
  • argumentos de vendas;
  • discursos políticos;
  • artigos opinativos;
  • entre outros.

Como criar textos persuasivos para vendas?

Criar textos persuasivos requer estratégia, além de uma boa habilidade com a escrita. Trata-se de uma técnica muito poderosa, uma vez que, quando bem executada, tem o poder de influenciar o comportamento do público.

Não é à toa que os maiores exemplos de textos persuasivos são vistos em áreas como vendas, política e publicidade, onde o objetivo é convencer o espectador.

Porém, o primeiro passo para aprender como criar textos persuasivos, é entender o que é e como funciona a escrita e a linguagem persuasivas. Então, vamos lá.

O que é escrita persuasiva?

A escrita persuasiva é uma técnica de produção textual focada em conversão, isto é, seu objetivo é gerar resultados, sejam vendas, acessos, inscrições etc. 

Considerando que persuadir é o ato de influenciar, entendemos que um texto persuasivo deve possuir uma forte linha argumentativa, de modo que seja capaz de convencer o leitor a realizar a ação que estamos propondo.

Contudo, isso não deve ocorrer pela via da imposição, mas sim pela mudança de pensamento ou opinião. E, para isso, essa técnica faz uso da linguagem persuasiva.

O que é linguagem persuasiva e como ela funciona?

A linguagem persuasiva é uma estratégia de escrita baseada na escolha de palavras específicas, capazes de gerar identificação no interlocutor, despertando determinados sentimentos, tornando-o assim, mais suscetível a uma ação.

Os maiores exemplos de textos persuasivos que utilizam desta abordagem são vistos na área de vendas, seja para apresentar as vantagens de um produto ou serviço ou visando contrapor objeções dos clientes.

Entretanto, essa prática também é muito comum em textos publicitários, no marketing, no meio jurídico e até mesmo em discursos políticos, afinal, todos querem vender algo, seja um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia.

5 dicas de como criar textos persuasivos e convincentes para vender mais

Agora que você sabe o que é escrita persuasiva, é hora de aprender como escrever textos de alta conversão com base nesta técnica. Confira as dicas que preparamos:

1. Conheça o seu público

Como vimos, para ter efeito, esse tipo de escrita precisa gerar identificação no leitor, o que significa que o conteúdo deve, necessariamente, ser personalizado de acordo com o público ao qual se destina.

Portanto, o primeiro passo para escrever um texto persuasivo é conhecer muito bem o seu público-alvo, a fim de entender suas crenças, necessidades, desejos, enfim, tudo o que possa te ajudar a criar uma conexão e despertar suas emoções.

2. Utilize argumentos bem embasados

A argumentação é a base de qualquer texto que tenha a intenção de convencer alguém sobre algo. Estabelecer uma linha argumentativa de forma lógica e racional é a chave para fisgar o leitor e mantê-lo interessado pelo que você tem a dizer. 

Agora, para que sua tese se mantenha em pé, é preciso embasar suas palavras em fatos sólidos, como estatísticas, dados de pesquisas, testemunhos de clientes etc. 

3. Trabalhe a emoção do seu leitor

A emoção é uma força extremamente poderosa, capaz de nos mover, influenciando nossas atitudes. Além disso, ela ajuda a criar vínculo e gerar conexão. Logo, saber utilizá-la a seu favor aumentará substancialmente seu grau de persuasão.

4. Faça uso inteligente dos gatilhos mentais

Outra estratégia muito utilizada em textos persuasivos são os famosos gatilhos mentais. Tratam-se de estímulos pontuais capazes de alterar a percepção das pessoas sobre algo ou alguma situação, despertando diferentes emoções.

Dessa forma, movidas pelas sensações provocadas por esses estímulos, elas se tornam mais suscetíveis a agir de determinada forma. Alguns exemplos de gatilhos mentais muito utilizados em vendas, são:

  • escassez: transmite a ideia de uma oportunidade única e limitada, que está para acabar. Logo, influencia as pessoas a agirem para não ficarem sem;
  • urgência: semelhante ao gatilho da escassez, gera a sensação de que algo precisa ser feito imediatamente;
  • autoridade: estimula a percepção de que a empresa ou indivíduo realmente entende sobre aquilo que fala, logo, gera confiança nas pessoas;
  • exclusividade: passa a ideia de que algo é único e exclusivo e, por isso, poucos terão acesso, aumentando o valor percebido daquilo que é oferecido;
  • prova social: quando um produto tem a aprovação de muita gente, o vemos como algo de valor. Logo, estamos mais propensos a comprar. Esse efeito é acentuado quando são pessoas que fazem parte do círculo social do leitor.

5. Crie uma boa chamada para ação

Já que estamos falando de um texto persuasivo para vendas, não podemos nos esquecer de um dos pontos mais importantes: o famoso CTA ou chamada para ação, que nada mais é do que um convite ao leitor, para que ele realize um movimento, como acessar um site, contratar um serviço, assinar uma newsletter etc.

Aprenda como criar textos persuasivos e tenha muito mais resultados!

Escrever bons textos ajuda sua marca a se posicionar no mercado e gerar engajamento com o público. Agora, quando você domina a habilidade da escrita persuasiva, suas conversões aumentam e seus resultados disparam.

Seguindo as dicas deste post, você já tem um bom ponto de partida.

Porém, vale ressaltar que as técnicas de persuasão devem ser utilizadas com sabedoria, pois, quando aplicadas de forma exagerada, podem cansar a audiência e até afastá-la. Portanto, utilize-a com moderação e, sobretudo, de forma ética.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o com seus colegas, mostre a eles como criar textos persuasivos para vendas e decole suas conversões.

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