Como criar campanhas de e-mail marketing eficazes

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 25/04/2023, às 17h20 - Atualizado em 26/04/2023, às 14h56

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Alcançar um público na internet é algo que envolve um grande esforço por parte de uma empresa, principalmente diante do alto volume de usuários, mas também de concorrentes que ali estão presentes. Frente a isso, acaba por se destacar a tática de e-mail marketing.

Esse tipo de estratégia digital trabalha com o objetivo de melhor se comunicar com uma audiência, usando para assim dos melhores canais disponíveis, sendo esse o caso de um serviço de e-mail, algo que pode ser usado para o disparo de mensagens específicas.

De fato muitas outras plataformas passaram a se destacar com o tempo, tal como é o caso das redes sociais e sua pluralidade cada vez maior de opções, no entanto, nesse mesmo toda essa modernidade tirou a importância que ainda existe com os serviços de e-mail.

Na verdade, é bom estar atento ao fato de que o próprio disparo de um e-mail já é visto como algo revolucionário dentro do mercado até alguns anos atrás, dando a possibilidade de falar nesse canal por temas variados, da oferta de peças para roçadeira até cobranças.

O e-mail é hoje uma plataforma de comunicação mais comum no mercado, com isso não tirando a sua relevância, afinal, se tal direcionamento de mensagens passou a ser vista como algo comum, é justamente por causa da amplitude que tal formato alcançou.

Entre as razões que fazem do e-mail não só seguir em alta, como se tornar também uma estratégia diferenciada no mercado hoje, é a formalidade que esse tipo de canal oferece, sendo assim um espaço a ser visto com certa relevância por parte das empresas.

Caso uma companhia que trabalha com assistência técnica de impressoras esteja em busca de melhor se conectar com sua audiência, seja para falar de possíveis ofertas ou de qualquer outro tipo de assunto com o público, o e-mail acaba por entrar em destaque.

O uso do e-mail como uma ferramenta de trabalho é algo que também deve ser levado em conta por parte das empresas, afinal, se um usuário acessa sua conta pessoal todos os dias, se comunicar ali dentro pode trazer um maior destaque para sua comunicação.

É levando em conta o cenário descrito acima que os serviços de e-mail marketing vêm se tornando cada vez mais populares no mercado como um todo, sendo algo a ser visto com atenção por parte de uma companhia que queira melhor falar com a sua audiência.

Contudo, para que uma boa estratégia de e-mail marketing seja colocada em prática, é importante conhecer a fundo tudo o que faz parte desse tipo de prática, até mesmo para evitar coletar resultados ruins por causa de um serviço de e-mail mal gerenciado.

Como funciona o e-mail marketing?

O e-mail é um termo usado para nos referir a um modelo de correio eletrônico, sendo uma espécie de adaptação do envio de uma carta, porém com isso sendo feito dentro do meio digital, o que explica o ícone desse material por parte de muitas plataformas de e-mail.

O e-mail marketing então funciona com o uso desse direcionamento de mensagens com a aplicação de um objetivo comercial, aumentando dessa forma o conhecimento de um usuário sobre algum tipo de produto, induzindo ele a realização de uma possível compra.

Trata-se de um sistema muito parecido com a prática antiga de colocar panfletos dentro de uma caixa de correio, com a diferença de que agora uma oferta de aquecedor a gás glp pode ser feita diretamente através dos canais digitais, por meio do envio de um e-mail.

Esse tipo de estratégia continua sendo bastante popular entre as marcas, permitindo a elas não só falarem com o seu público de interesse, mas também fazerem um melhor serviço de segmentação, garantindo o envio de mensagens para um perfil específico de usuários.

Vale anotar que a situação citada acima faz parte dos motivos pelos quais uma empresa pode trabalhar junto do e-mail marketing, o que inclui benefícios diversos, entre eles:

  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Segmentação de público;
  • Trazer credibilidade ao negócio;
  • Uso de métricas de desempenho.

Mesmo que o envio de uma mensagem no WhatsApp possa ser algo muito mais prático, tanto ao público como ao mercado, é no direcionamento de um e-mail que podemos encontrar uma maior formalidade, trazendo assim mais prestígio à mensagem enviada.

É por coisas desse tipo que um serviço de locação de lixadeira de parede pode optar por falar com o seu público através do seu canal de e-mail, principalmente se o seu objetivo é se comunicar justamente com uma audiência de perfil mais formal, como na indústria.

O grande desafio de uma estratégia de e-mail marketing é que muitas são as mensagens a serem recebidas por parte de um usuário todos os dias, o que faz com que muitos desses envios sequer sejam abertos pelo público, correndo o risco de cair na sua caixa de spam.

Para evitar com que qualquer tipo de problema prejudique sua estratégia de e-mail, é importante então olhar com mais atenção para o tipo de prática a ser adotada durante o envio dessas mensagens comerciais, para assim conquistar o melhor desempenho.

Criando campanhas eficientes de e-mail marketing

Após uma fazenda produtora e revendora de laticínios buscar otimizar sua venda de queijo prima donna entre outros produtos, tal companhia pode optar por trabalhar com o e-mail marketing, para garantir assim o acesso aos benefícios que foram descritos antes.

Para que os melhores resultados sejam então alcançados dentro da sua estratégia de e-mail, se indica então seguir alguns passos, entre eles:

Construir uma lista de contatos

Um direcionamento de e-mail trabalha com o objetivo de se chegar até um número específico de usuários, sendo importante então começar pela criação de uma lista de contatos, pessoal de interesse para a sua marca a receber tais mensagens.

No entanto, é preciso ter cuidado com a criação dessa lista, até mesmo para evitar mandar mensagens para uma audiência que não tenha interesse em suas ofertas, tal como ocorre quando uma empresa simplesmente compra uma lista de contatos na internet.

A melhor solução a ser adotada para uma consultoria de TI para de fato chegar em seu público-alvo é criar essa lista de contatos de forma manual, recolhendo o e-mail de seus clientes e de qualquer usuário que tenha mostrado interesse nos conteúdos ofertados.

Atenção a ortografia

Por se tratar de uma comunicação específica de modelo textual, é importante que esse conteúdo seja construído da melhor maneira possível, o que inclui a escrita correta de um e-mail, mas também a diagramação dessas mensagens.

Ou seja, além de evitar erros ortográficos, é importante trabalhar com a boa leitura e visibilidade desses conteúdos, aumentando assim o interesse do leitor para o que estiver sendo descrito dentro dos e-mails enviados.

Uso de um modelo

Para facilitar a criação de um e-mail, o que inclui o espaço para o texto, as imagens, vídeos e outros elementos visuais que podem ser posicionados em sua mensagem, é indicado desenvolver antes um template visual, sendo preciso apenas mudar o texto futuramente.

A criação de um padrão nesse sentido pode ajudar uma marca até mesmo a fortalecer sua identidade, tal como o formato tradicional a ser usado em relatórios, bastando preenchê-los, como pode ser o caso de quem procurar por licenciamento CETESB para seu negócio.

Experiência mobile

O uso do celular como uma plataforma de acesso à internet é algo cada vez mais comum, com o mesmo valendo em relação ao dispositivo usado para abrir seus e-mails, sendo importante evitar mensagens e conteúdos que estejam otimizados para diferentes telas.

Copywriting

O copywriting se trata de um modelo de escrita feita com um objetivo específico, como induzir o público a comprar um produto ou conhecer um serviço, sendo um estilo de grande valor para quem lida com um canal tão segmentado como pode ser o e-mail.

Esse tipo de diálogo pode ajudar a quem recebe uma mensagem comercial de um serviço de certificação de rede a não só compreender melhor esse ofício, como ficar interessado em fazer tal contratação.

Introdução de qualidade

Antes mesmo de abrir um e-mail, é importante que essa mensagem seja atrativa ao leitor, contando com um título chamativo, usando até mesmo de CTAs, termos conhecidos como call to action, que levam a alguma ação como, “Leia Mais” ou “Clique agora”.

A partir dessa estratégia, o número de abertura entre os seus e-mail enviados pode aumentar, garantindo que o público tenha acesso ao conteúdo que ali foi enviado.

Análise de resultados

Após seguir todas essas dicas, o passo final é fazer uma análise dos resultados alcançados, estudando a taxa de abertura dos seus e-mails, a quantidade de conversões e tudo mais que possa resultar da sua estratégia de e-mail marketing.

Ao verificar com atenção todos esses pontos, é possível otimizar sua estratégia cada vez mais, permitindo assim o alcance dos melhores resultados, tudo isso através de um simples, mas importante envio de e-mails aos seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!