Como construir tanque de peixe com lona

O tanque de peixe com lona é uma das melhores opções para quem quer investir em piscicultura, um dos ramos que mais cresce dentro do agronegócio.

Mateus
Publicado em 05/05/2023, às 14h37 - Atualizado às 16h20

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

O tanque de peixe com lona é uma das melhores opções para quem quer investir em piscicultura, um dos ramos que mais cresce dentro do agronegócio.

Este setor, aliás, é visto como um gerador de renda em potencial nas mais variadas regiões brasileiras, visto que em nosso território podemos aproveitar a grande faixa litorânea e os recursos hídricos em abundância.

Os produtores possuem cada vez mais interesse em adentrar neste ramo, pois ele é muito lucrativo e tem um cenário extremamente interessante, pensando no longo prazo.

Mas como fazer para construir um tanque de peixe com lona na prática? É vantajoso?

Isso tudo nós iremos mostrar, a partir de agora, neste conteúdo completo sobre o tema! 

Entenda o que significa piscicultura

A piscicultura é o cultivo de peixes, sendo uma atividade que já é utilizada em todo o mundo há muitos séculos, como na China e no Egito.

Aqui no Brasil, essas atividades de piscicultura estão mais relacionadas com as propriedades rurais, como fazendas que tenham represas ou açudes.

Esse tipo de atividade costuma ser uma ótima opção para quem é produtor, pois ela desenvolve-se com pouquíssima mão-de-obra, além de não conflitar com qualquer outra atividade que é desenvolvida na propriedade rural.

O cultivo de peixe, aliás, é um excelente complemento para as outras atividades, pois é possível transformar os resíduos e subprodutos em proteínas do tipo animal.

O desenvolvimento deste tipo de atividade teve como principal base as espécies mais exóticas, caso da tilápia, por exemplo, que podem se reproduzir nos tanques com um cultivo controlado.

Essas espécies, além do mais, são as ideais para se realizar criação nas represas e nos açudes presentes em propriedades rurais.

Tipos de tanque que são mais adequados para piscicultura

A criação de peixes exige que se tenha um tanque no qual será possível fazer a reprodução dos peixes em cativeiro.

Por isso, escolher um bom tanque é algo fundamental para que você possa ter resultados mais positivos com seu cultivo.

A seguir, vamos ver quais são os principais tipos de tanques existentes no mercado para criar peixes:

●       Tanque de terra: é um tipo que precisa de um cuidado bem maior e de uma boa manutenção, apesar disso, ele tem condições que se assemelham ao dos peixes, sendo por isso uma ótima opção para criar as espécies, além de ter um custo bem menor

●       Tanque de alvenaria: ele não exige um grande cuidado como o de terra e é revestido com tijolos ou argamassa, mas possuem um valor mais elevado para sua construção

●       Tanques-rede: é uma excelente alternativa para quem quer fazer um cultivo que seja mais cauteloso, visto que traz uma maior possibilidade de se controlar a alimentação dos animais e ainda diminui o sabor de barro que o peixe adquire em outros tanques, garantindo assim um produto de maior qualidade no final

●       Tanque de peixe com lona: ele é uma opção que tem como diferencial ajudar a tornar o ciclo de reprodução dos peixes bem mais rápido, o que o ocorre pelo processo de aeração sofrida pela água, que então pode ser reutilizada para nutrir o solo, visto que conta com oxigênio e com ar atmosférico

Com isso, você tem no tanque de peixe com lona uma opção mais eficiente para a criação dos animais e um custo que é bem similar ao de terra, sendo ideal para criar peixes como tilápia, piracuru e pacu.

Como construir tanque de peixe com lona

A seguir, você vai ver quais são os passos para construir um tanque de peixe com lona para seu criadouro:

●       Elaborar o projeto inicial

●       Fazer a limpeza total da área e realizar a demarcação, usando trena, estacas e a topografia do local

●       Compactar o piso e as laterais de modo a evitar infiltrações e erosões

●       Utilizar lonas plásticas com 300 micras

●       Calcular um tamanho de sobra de 1 metro ao redor de todo o tanque

●       Abri uma vala e fazer a cobertura com terra para garantir a fixação do tanque

●       Escolher o formato do seu tanque, se será retangular ou quadrado, o que irá depender diretamente de qual tipo de peixe será criado em seu viveiro

●       Definir a profundidade do tanque, que pode variar entre 0,8 cm e 1,5 metros

●       Escolher a fonte de água que seja da mais alta qualidade

●       Escolher qual é o tipo de abastecimento desejado, por bombeamento ou por gravidade

●       Criar um canal de deságue para drenagem da água pela lateral, garantindo assim a qualidade do viveiro, usando tubos de PVC ou calhas 

Conclusão

Como visto aqui, o tanque de peixe com lona é uma das melhores para quem quer fazer a criação desses animais, pois acelera seu ciclo de reprodução e aumenta a probabilidade de lucro no longo prazo.

Neste texto, nós mostramos o que é preciso fazer para construir o seu tanque de maneira prática, eficiente e sem altos custos através de alguns passos simples, garantindo um ótimo resultado final.

O que achou do conteúdo sobre como construir tanque de peixe com lona?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!