DICAS

Como construir o departamento de Recursos Humanos ideal?

05 dicas de como construir um departamento de Recursos Humanos

Henrique
Publicado em 20/07/2021, às 10h46 - Atualizado às 12h13

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Toda empresa que se preze possui um departamento de Recursos Humanos que seja o mais funcional possível, bem como que resolva os problemas da organização, tanto dentro do seu âmbito de trabalho quanto dos colaboradores que nela trabalham.

Mas como montar um departamento ideal nos dias de hoje? O que ele precisa para ser eficiente e funcional? O que você precisa saber antes de começar a planejar o seu próprio departamento? Pois bem, são essas questões que o texto de hoje abordará.

O RH de uma empresa é muito mais do que um setor que resolve pequenos problemas dos colaboradores. O constante trabalho de gestão de pessoas em uma fábrica de frascos de plástico, por exemplo, não é uma tarefa fácil e envolve diversos aspectos.

Um departamento de recursos humanos deve trabalhar de modo a deixar o ambiente de trabalho bom o suficiente para que as pessoas consigam exercer as suas funções de forma saudável e que gere produtividade e engajamento com a empresa.

Porém, são muitos os processos burocráticos que envolvem o setor, então, se não houver algum tipo de otimização de tempo nas seções que compõem o trabalho, é muito provável que o departamento esteja fazendo algo errado.

Mesmo empresas que oferecem serviços de engate rapido hidraulico, devem ser efetivas e saber construir o departamento de modo que os profissionais sejam capazes de focar no que realmente importa, que é a qualidade de vida e bem estar dos funcionários.

Mas você sabe como fazer isso e como tais medidas podem impactar no dia a dia de sua empresa? Para saber a resposta dessa e de outras perguntas, confira o tópico a seguir.

O impacto do RH em sua empresa

Independentemente se a empresa em questão produz itens cosméticos ou mancal para rolamento, o seu departamento de recursos humanos é responsável por diversas áreas da empresa, que envolvem desde treinamentos até recrutamento de novos funcionários.

Sendo assim, o não investimento nessa área pode significar uma gestão mal feita de processos essenciais para o seu negócio que, ao longo do tempo, podem acumular e começar a gerar diversos problemas que, posteriormente, serão mais difíceis de serem resolvidos.

Podemos citar como funções do RH:

  • Recrutamento e seleção de funcionários;
  • Gestão da política de benefícios da empresa;
  • Definição de cargos e salários da empresa;
  • Gerenciamento de performance de funcionários;
  • Monitoramento de métricas e estratégias.

Logicamente que é possível que existam outros processos, métricas e funções, mas depende de cada empresa, do porte, tamanho e ramo de atuação, afinal, uma empresa que comercializa válvula esfera é diferente de uma que comercializa impressoras 3D.

Sendo assim, agora que você já entende o que é o departamento de recursos humanos e algumas de suas funções, resta saber como estruturá-las, de forma que faça sentido para o negócio e que seja funcional.

Estruturando o seu departamento

Tão importante quanto saber para que serve o departamento e quais as funcionalidades e responsabilidades dele, é saber estruturá-las de maneira que sejam efetivas e que, acima de tudo, sua empresa pratique.

De nada adianta estruturar os processos e seu negócio continuar evitando fazê-los da maneira correta. Portanto, confira agora alguns fatores essenciais que a sua empresa vendedora de flanges ansi precisa para ter um departamento de recursos humanos ideal.

01 - Estratégias são essenciais

Pode-se dizer que essa é uma das funções mais básicas que todo RH precisa desenvolver junto aos interesses das empresas, que é seguir uma estratégia definida de acordo com as necessidades e objetivos do negócio, ajudando a organização a alcançá-los.

Para isso, é necessário um entendimento profundo de como a empresa em si funciona, quais seus valores e ideais, e como chegar ao objetivo final sem passar por cima deles, personalizando as práticas e estratégias de acordo com o que o negócio precisa.

Não apenas isso, mas mesmo que o foco da empresa seja produzir e comercializar a melhor mangueira flat do mercado, ainda será necessário fazer uma boa gestão dos colaboradores para que, juntos, a organização alcance tudo que almeja.

Um trabalhador descontente é um trabalhador que não gera engajamento e, dentro do que é possível, o RH é responsável por disponibilizar bons profissionais e líderes das áreas para deixar tais pessoas o mais motivado possível, gerando produtividade para a empresa.

02 - Planejamento sempre é necessário

Agora que já sabe quais estratégias serão utilizadas para atingir o objetivo, é necessário traçar um caminho junto ao departamento de recursos humanos para que a empresa consiga saber qual o melhor meio para colocar seus planos em prática.

Ter profissionais especializados no RH, que ajudem a empresa a seguir um caminho planejado é essencial, porém, também é necessário que a organização disponibilize os recursos necessários para isso.

Seja na produção de perfumes ou perneira de raspa, não adianta a empresa querer ações que demandam 15 funcionários se o departamento tem apenas 5. Será preciso também uma certa sensibilidade para que tudo caminhe conforme o que foi planejado.

03 - Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia vem ganhando cada vez mais destaque conforme os anos passam e, com a ajuda da internet, ambas têm um potencial enorme para realizar grandes mudanças na vida das pessoas, e não seria diferente quando pensamos em uma empresa.

Sua empresa deve disponibilizar o máximo de recursos tecnológicos que for possível para o departamento de recursos humanos, para que assim eles otimizem processos que podem levar muito tempo se realizados por mãos humanas e ajudar em outras áreas.

Imagine que, todas as manhãs, um colaborador precise de duas horas para tirar um relatório de venda do teste hidrostático da empresa. Com toda certeza, com a tecnologia necessária, se fosse possível diminuir esse tempo para trinta minutos, a empresa teria muito a ganhar.

Isso porque o funcionário gastaria esse tempo em outras ações e responsabilidades que poderiam ser de maior importância para o negócio, otimizando tempo e fazendo com que o investimento no profissional e na tecnologia valessem a pena.

Lembre-se sempre que, utilizar a tecnologia nunca será um gasto quando bem planejado, e sim, um investimento.

04 - Realize treinamento periódicos

Uma das estratégias que podem ser utilizadas para que o departamento de recursos humanos se mantenha sempre na ativa e sendo cada vez mais relevante para a sua empresa, é a periodicidade de treinamento da companhia.

Os treinamentos aumentam as possibilidades de um colaborador da empresa se destacar e descobrir uma nova habilidade de trabalho que o RH pode utilizar para suprir alguma futura necessidade do negócio, evitando contratar novos funcionários.

Um funcionário que já conhece a rotina, valores, missão e ideais da empresa tem muito mais possibilidades de criar uma carreira dentro dela e mostrar mais gratidão pela oportunidade que a marca está oferecendo a ele.

Portanto, quando estiver pensando em como estruturar o departamento de recursos humanos de sua empresa, procure sempre contratar profissionais especializados em treinamentos e que mantenham os demais funcionários atualizados das regras, medidas e ações da empresa.

05 - Aprenda a aplicar feedbacks

Se tem uma coisa que o RH deve ser excepcional é em criar uma cultura de feedbacks na empresa e, dentro do departamento que você está estruturando, não deve ser diferente.

Infelizmente, é normal que diversas empresas que acreditam ter um departamento de recursos humanos forte trabalhem como uma via de mão única, ou seja, elas não sabem se suas estratégias estão surtindo o efeito desejado por não apostarem na cultura do feedback.

Dar espaço para que os colaboradores, ou seja, os envolvidos com os projetos, dêem sua opinião sobre e mostrem a sua visão sobre algumas estratégias da empresa é essencial para o crescimento mútuo da organização.

O feedback é uma ferramenta poderosíssima e que o seu RH deve utilizar de maneira assertiva, tanto para resolver problemas internos no setor quanto para aprimorar as estratégias que traça junto da empresa em busca dos objetivos.

Considerações finais

O texto de hoje abordou as formas de construir um departamento de recursos humanos em sua empresa, indicando maneiras essenciais e que não podem faltar para que tudo funcione de acordo com o que se espera desse setor.

Claro que cada negócio preza por ideais, visões e maneiras diferentes de se atingir um resultado, portanto, o ideal é utilizar as informações disponibilizadas e adaptar ao estilo dos recursos humanos que a sua empresa teria.

O importante é sempre continuar buscando maneiras de se manter atualizado frente a um mercado de trabalho que está em constante mudança, sendo bastante dinâmico e trazendo cada vez mais novidades a todos no mercado.

Sendo assim, a gestão assertiva de pessoas é um grande avanço para a sua empresa e, portanto, um diferencial incrível que pode ser a chave para o crescimento e avanço da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!