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Como construir a imagem de uma marca

Confira algumas dicas para se solidificar no mercado

Mateus
Publicado em 08/02/2022, às 14h32 - Atualizado às 14h49

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Freepik
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Toda marca tem uma história, disso não há como escapar, porém existe a opção de deixar que a história seja contada e interpretada livremente por usuários e concorrentes, ou seja moldada pelos donos da marca.

Dessa forma, marcas têm o direito de criar uma história do zero, elaborar sua lenda e seus mitos, ou ficarem caladas, deixando que boatos fora de controle delineiam sua imagem, o que é meio caminho andado para o desastre. 

Entenda mais sobre a importância da construção da marca

A construção da marca é importante, principalmente para que a imagem passada seja a melhor possível para o público, bem como para que através desta construção se tenha identificação e algo único que atraia e crie conexão com o público.

Como exemplo, pense em uma empresa especializada em tratamento de efluentes. Ao criar seu logo, sua campanha de divulgação e tudo que envolve a marca e a conexão com o público, certamente conseguirá uma ação muito mais certeira e bem-feita.

Além disso, diversas marcas são referências na construção de uma boa imagem, conseguindo através de toda história envolvida trazer uma significância única e de fato estabelecer conexões reais e duradouras.

A marca carrega consigo a identidade visual de uma empresa, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, você deve traduzir a imagem que deseja transmitir ao público, criando algo de valor e importância.

Por exemplo, uma empresa de cobertura metalica, ao pensar na imagem desejada ao passar para o público, deve levados em conta diversos aspectos e fatores, como se a imagem a ser passada será mais séria, algo mais divertido ou diversas outras atribuições.

Assim, trazendo clareza em todos os processos, fazendo com que esta identificação seja estabelecida de forma real, vindo através de diversos meios, como em detalhes da história, utilização das cores, forma de divulgação e campanhas.

A definição de um posicionamento empresarial e sua vantagem sobre a concorrência é um fator importante para repensar ou criar uma marca. Conseguindo algo único no meio em que está inserido.

Pois bem, além de tudo o que foi dito aqui, existem alguns pontos que devem ser levados em conta no momento de construir uma forte imagem para a sua marca. São eles:

Pense bem no logotipo e no slogan 

Normalmente, um logotipo consiste em um nome e um símbolo. Ademais, a pesquisa de mercado e público-alvo é a fonte de criatividade, permitindo representar a identidade do negócio e ser a tradução da imagem da empresa.

Já os slogans são frases que enfatizam o posicionamento da empresa e ajudam a transmitir essa imagem aos consumidores.

Inclusive, sendo representadas através de frases que carregam consigo algo motivacional e que mexem com as pessoas, bem como é bom que seja algo que tenha identificação por uma grande parte do seu público.

O slogan deve ser curto, fácil de lembrar, semipermanente – modificável, mas não com frequência, e sempre fiel ao posicionamento da empresa. Tendo um reflexo com a imagem e história da marca. Ou seja, facilitando este processo de identificação e divulgação

As marcas devem garantir a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos. Como em uma empresa de construção e reforma, que ao pensar em seu slogan, deve levar em conta a imagem que é passada durante anos, conforme o mercado em que a empresa está inserida.

O significado de uma marca é muito mais do que apenas um símbolo gráfico. As marcas correspondem às experiências, emoções e valores que os consumidores adquirem por meio de um produto ou serviço.

Sendo necessário que se tenha esta identificação citada, e para que a preocupação com esse ponto seja de extrema importância, gerando sempre a melhor experiência para o público.

Avalie os objetivos ao criar a marca

Um objetivo importante de uma gestão de marketing eficaz para uma agência alcançar sua busca de imagem forte é a consistência da marca, principalmente em um ambiente online, onde a competitividade é bem grande.

Desse modo, conseguindo propagar o conteúdo para os mais diversos meios possíveis, estabelecendo relações, opiniões e tudo que rodeia o público, fazendo com que a marca cada vez mais esteja presente no dia a dia de todos.

Como exemplo, é possível pensar em marcas que alcançam os trendings do twitter após uma nova coleção, ou através de uma nova parceria importante. Marcas que interagem com o público em seu instagram, como diversos outros exemplos que aparecem todos os dias.

Fazendo com que o público através desta interação se sinta parte de tudo que está acontecendo, e faça parte do meio em que a marca está inserida, conseguindo estabelecer uma conexão única e verdadeira.

Como em um lançamento de um produto novo no mercado, um dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, ao fazer a divulgação certa, responder as dúvidas e questões do público, este produto gera muito mais popularidade e divulgação do público.

Desse modo, para garantir esse alinhamento, as comunicações e ações devem estar alinhadas aos valores que refletem a identidade da organização.

A consistência ajuda a construir uma marca forte, ganhando autoridade e reconhecimento, ou seja, valores que diversas marcas buscam em seu meio por anos, tentando criar esta relação quando as pessoas pensarem na marca.

Para isso, é fundamental comunicar uma mensagem clara, um tom claro e representar o valor da empresa em todas as áreas, dos colaboradores ao consumidor final. Isso terá um impacto positivo na estratégia de marketing.

É importante gerar este alinhamento em todas as áreas que compõem a empresa, desde o diretor chefe de designer até o público que consome o conteúdo, passando pelas mais diversas camadas possíveis durante todo este processo de alinhamento e conexão.

Dicas para a construção da marca

Existem algumas dicas para seguir o melhor caminho ao construir uma marca, fazendo com que o alinhamento e a trajetória desejada estejam sempre de acordo com toda história e experiência.

Inclusive, abaixo podem ser vistas algumas dicas, continue a leitura e confira:

1 - Identidade

Conforme citado no dicionário, o significado de uma marca não é apenas um símbolo gráfico. Definir a identidade de uma instituição é um aspecto muito importante, seja para uma administradora de condomínios valor ou qualquer outra empresa.

A composição da identidade da marca é baseada em diversos aspectos, por exemplo:

  • Missão e valores da empresa;
  • Design;
  • Logotipo;
  • Embalagem;
  • Entre outros. 

Ademais, a criatividade e a singularidade também devem ser consideradas neste momento.

A identidade é o DNA da sua empresa. Em toda e qualquer comunicação, você deve usar o mesmo tom, seguir itens como tipografia, paleta de cores, etc. Principalmente, para que os consumidores escolham sua marca em detrimento da concorrência.

Este DNA deve estar presente em diversos meios, como em uma empresa de soluções em TI até as mais diversas empresas que possam surgir, carregando consigo essa identidade marcante e necessária para a marca.

Identifique o que faz sua marca se destacar em seu mercado. Use elementos exclusivos para destacar sua marca, pois uma voz pessoal diferencia sua empresa dos concorrentes e aumenta o reconhecimento. 

2 - Credibilidade

A reputação pode nascer de uma experiência de compra bem-sucedida, desde que seja endossado positivamente pelo cliente. Por enquanto, as marcas devem ter voz e estar alinhadas em seu propósito. Mas construir uma imagem com aceitação pública pode ser uma tarefa difícil. 

Para transmitir uma imagem autêntica, é necessário construir uma relação de confiança e transparência. Comece apresentando sua marca e compartilhe atividades diárias em seus canais de comunicação.

Como exemplo, pense em uma empresa que é referência no meio em que é inserida. Assim, um meio para obter esta divulgação diária é postar conteúdos frequentemente, como forro acústico preço, e divulgar os conteúdos e produtos para o público diariamente.

Compartilhe suas origens, conte sua história e construa uma história que comova os clientes. O objetivo é construir links de confiança que permitam aos usuários se conectarem com a marca.

3 - Experiências

Essa pergunta é muito relevante para marcas que buscam consistência. Além de desenvolver um e-commerce otimizado, garantindo a entrega dos produtos nos prazos estipulados e se dedicando ao atendimento pós-venda. 

Muitas empresas empregam padrões personalizados e criativos para proporcionar ao seu público uma experiência única. Uma forma de se inspirar é analisar empresas de sucesso e reconhecidas nesse quesito.

Podendo ser aplicados esses métodos e inovações, em diversos negócios que possam surgir, facilitando o andamento e processo da empresa diante destas etapas, como no meio de negócios de marmores e granitos Sao Paulo.  

4 - Relacionamento 

O relacionamento com os clientes vai além dos números do SAC e passa a ser acompanhado de perto nas redes sociais. A presença de uma organização em um ambiente online se tornou um requisito obrigatório para alcançar a consistência da marca.

É importante atender as interações em todos os canais, principalmente as reclamações. Procurando entender e corrigir as falhas para que esteja caminhando conforme o sucesso e para um crescimento mútuo da empresa.

Se o consumidor informa que o prazo de entrega não foi atingido e a missão da sua empresa é agradar o cliente, agora é a hora de ajudar e buscar uma solução. 

Dessa forma, ter uma equipe de atendimento bem treinada pode aliviar situações, resolver problemas rapidamente e reverter a insatisfação do cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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