DICAS

Como começar uma loja virtual do zero?

Descubra como começar seu negócio

Mateus
Publicado em 30/09/2021, às 10h34 - Atualizado às 12h45

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Começar uma loja virtual do zero pode parecer intimidador, mas com tempo e paciência você consegue montar um negócio de sucesso. Vale lembrar que essa tecnologia está mais acessível do que antes, e seu negócio fica pronto rapidamente.

Uma loja virtual, também chamada de e-commerce, vai muito além de apenas catalogar produtos. É preciso administrar o negócio, otimizar seu design e tomar decisões estratégicas.

Só ter a loja montada não garante venda!

Neste conteúdo, vamos explicar como começar uma loja virtual do zero. Aproveite para tirar suas dúvidas!

Tenha um objetivo para sua loja virtual

Ter um objetivo claro e simples é a melhor maneira de começar qualquer negócio. Todavia, muitos empreendedores negligenciam este passo importante, e acabam por se frustrar.

Quando falamos em objetivo, pense em algo concreto, material. Quanto menos vago e mais específico, melhor seu objetivo.

Ao invés de dizer “meu objetivo é ficar rico com minha loja”, diga “quero fazer 100 vendas por mês”. Viu como a segunda afirmação é concreta, simples e objetiva? É assim que você deve prosseguir.

Um exemplo seria: “quero vender 1.000 pacotes de Óleo de Cártamo por mês”.

Planeje a estrutura do seu e-commerce

Agora precisamos planejar a estrutura do seu e-commerce. É neste momento que você vai escolher o que vender, como vender, e o que a loja terá como funcionalidades.

Você pode usar o modelo de loja virtual padrão, com seções separadas por categorias, uma página Home e um blog. É básico, mas muito eficiente.

Além disso, é importante saber quais métodos de pagamentos serão trabalhados na sua loja. Em geral, quanto mais métodos, melhor para os clientes - dado que têm mais flexibilidade.

Por fim, é importante planejar estratégias para recuperar compras não concretizadas. Às vezes o consumidor compra na sua loja, mas esquece de pagar o boleto; e-mails automáticos funcionam muito bem.

Escolha uma plataforma para hospedá-la

Note que tudo que foi feito até aqui está relacionado à organização de sua loja virtual. Ou seja, ela ainda não existe de fato - é uma ideia que está tomando forma.

É neste passo que você precisa criar sua loja. O primeiro passo para isso é escolher um lugar para hospedá-la.

Existem muitas opções, mas as convencionais são: Hostgator e Loja Integrada.

Na Hostgator você vai trabalhar com WordPress, o que pode ser intimidador, se for sua primeira vez nesse ramo. Já a Loja Integrada é mais prática, facilitando para quem não entende nada de computador.

Invista em um domínio próprio

Após escolher sua hospedagem, é fundamental ter um domínio próprio. Nessa altura, esperamos que você tenha um nome para sua loja, o qual constará no domínio da mesma.

Um domínio está na faixa de R$ 70 por ano, o qual precisa ser renovado todos os anos.

Você pode escolher tanto .com quanto .com.br. Se pretende vender para fora do país, é recomendado o .com, dado que é internacional.

Seja inteligente na hora de comprar estoque

Tenha cuidado redobrado na hora de comprar estoque, ainda mais se for sua primeira vez nesse mercado - e tiver pouco recurso para investir. Sempre priorize produtos que vendem rápido e que sejam consagrados no mercado.

Ou seja, não vá nem tanto pela moda, nem tanto pela inovação: comece pelos produtos mais demandados, pois são os mais fáceis de vender.

Vender, no começo, costuma ser difícil para novas lojas virtuais.

Otimize as páginas de sua loja virtual

Faça o máximo possível para deixar suas páginas otimizadas, tanto na parte textual quanto na funcional. Tome cuidado com elementos problemáticos, como botões que não funcionam e imagens que alteram o formato da página.

Cuide para o layout ser agradável tanto no computador quanto no celular. Isso se chama responsividade, algo obrigatório dada a realidade do mercado.

Divulgue sua loja nas redes sociais

Por fim, vale a pena investir nas redes sociais, mesmo que você não entenda como elas funcionam. Em suma, você consegue alcançar pessoas com bastante facilidade, e a longo prazo pode formar uma clientela recorrente.

A melhor forma de atuar nas redes é através de conteúdo interessante para seus clientes. Dessa forma, ofereça o máximo de material relevante e atual para eles, visando angariar seguidores.

Pronto, agora você sabe como começar uma loja virtual do zero!

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