Como atrair turistas para uma cidade: dicas

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Mateus
Publicado em 01/11/2022, às 15h14 - Atualizado às 15h18

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Após a crise causada no setor do turismo nos últimos dois anos em consequência da pandemia, com as vacinas o turismo tem crescido muito, cada dia mais. Isso porque, após um longo período de isolamento, as pessoas querem viajar e conhecer novos lugares. Para atrair turistas para uma cidade você deve investir no marketing digital e na criação de conteúdos, isso atrai seus clientes e faz com que o interesse em conhecer a cidade seja despertado. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com muitas dicas para te ajudar a atrair turistas para uma cidade.

Marketing de Conteúdo

Os turistas querem mais do que uma empresa que ofereça pacotes de viagens, empresas turísticas que oferecem conteúdo informativo e útil como horário de ônibus, valores de passagens, como fazer um passaporte, o que fazer em X cidade, etc. Conteúdos que solucionam dúvidas e problemas dos clientes, tudo isso impulsiona cada vez mais sua empresa turística. Por isso, criar um site ou blog com conteúdos relevantes para sua persona é um dos primeiros passos para conseguir atrair turistas para uma cidade. 

Utilize as redes sociais

Utilizar as redes sociais é uma ótima maneira de atrair turistas para uma cidade. Isso porque as redes sociais são cada dia mais utilizadas como meio de comunicação, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, o que permite maior alcance de pessoas simultaneamente. Por isso, crie conteúdos originais, divertidos e informativos. Mostre as belezas da cidade que você deseja promover, conte curiosidades, traga informações sobre a cidade, etc. O Facebook e o TikTok também são redes sociais muito usadas atualmente. O ideal é ter conteúdos disponíveis sobre a sua empresa em todas essas plataformas. 

Ao criar conteúdo para as redes sociais, você deve buscar transmitir emoções e possíveis experiências que o turista terá caso opte pela viagem, mostre as vantagens de conhecer a cidade de destino, como novas experiências, conhecimento cultural, novas perspectivas e formas de conhecimento. Tudo isso deve ser transmitido ao cliente para que ele parta para a ação que você espera. 

Utilize o Storytelling

O storytelling nada mais é do que uma narrativa mais objetiva e persuasiva, o intuito do storytelling é fazer com que o cliente tenha interesse no seu produto ou serviço sem perceber que você está vendendo. Ou seja, através de vídeos, fotos ou texto, as narrativas do storytelling fará com que empresa e consumidor se aproximem. 

Utilize o Marketing Turístico

Uma das principais funções do marketing turístico é ajudar uma empresa a ter acesso aos seus potenciais clientes, destacando os diferenciais da empresa turística e impulsionando a empresa. No marketing de turismo uma empresa não oferece apenas pacotes de viagens, mas oferecem algo a mais, um diferencial, um serviço mais humanizado e personalizado. Para promover o marketing turístico você deve desenvolver a persona da sua empresa. A persona é a idealização fictícia do seu cliente ideal. Definir uma persona é importante para nortear os planos da sua empresa, a forma como ela se posiciona no mercado, qual o lugar ideal para anunciar, etc. Quando você conhece seu público ideal, fica mais fácil de saber o que ele deseja e espera da sua empresa. 

Proporcione passeios virtuais 

Com a tecnologia de realidade virtual, você pode dar uma prévia da experiência que o seu cliente pode viver em um destino. Como por exemplo, a visita virtual de um hotel ou museu, aeroporto, restaurante, atrações locais, etc. Tudo isso fará com os sentidos do seu cliente sejam despertados e que o interesse de viajar aumente. Além disso, você também passa mais segurança ao cliente, visto que ele já pôde ter uma pequena “experiência” de como é o local. Com um computador ou celular, qualquer pessoa pode ter acesso a um tour virtual, todavia, sua empresa pode proporcionar um tour com som e áudio para aumentar ainda mais a sensação de realidade. Com certeza, essa é uma das ferramentas mais valiosas para aqueles clientes que estão com dúvidas a respeito das características culturais ou visuais do lugar destino. 

Utilize o chatbots

Os chatbots são aqueles que respondem perguntas automaticamente nos chat dos sites. E são cada vez mais utilizados para atender o cliente de forma ágil e rápida, mesmo quando não há ninguém da empresa disponível. Uma das principais vantagens dos chatbots é que eles são capazes de reunir informações do cliente de forma mais personalizada, além disso, a comunicação dos chatbots pode ser feita em diversos idiomas. Ademais, eles também podem ser utilizados para coletar experiências e feedbacks dos clientes. Com os chatbots você tem uma tecnologia personalizada, disponibilidade de 24hrs por dia, automatização de processos, diminuição no serviço de atendimento ao consumidor (SAC), economia de recursos, melhora na comunicação, auxílio na fidelização de clientes, acesso a maior número de dados do cliente, geração de leads qualificados.

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