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Como aplicar o mobile marketing na sua empresa?

A importância do moblie marketing

Henrique
Publicado em 21/06/2021, às 13h42 - Atualizado às 17h46

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Freepik
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Mobile marketing é uma estratégia que faz uso de dispositivos móveis, como tablets e celulares, principalmente para interagir, influenciar e criar um relacionamento com o público-alvo de uma marca.

Inclusive, hoje em dia, as pessoas nem ao menos conseguem sair de casa sem o celular. O uso desses aparelhos cresceu exponencialmente, e os usuários se mantêm conectados por meio deles.

Então, se as pessoas estão na internet o tempo todo usando os aparelhos móveis, é muito importante investir em estratégias de marketing que tenham como alvo esses dispositivos.

O Brasil é um dos países mais conectados e que mais utiliza dispositivos móveis no mundo. Para se ter uma ideia, a maioria das pessoas só faz compras e pagamentos usando seus smartphones e tablets.

Além disso, praticamente todos os brasileiros que usam aparelhos móveis não saem de casa sem o celular, e consideram esse item como o mais importante, chegando a ser mais indispensável do que os documentos pessoais.

Em vista do papel da internet em nossas vidas, é essencial que você entenda o conceito de mobile marketing, como aplicá-lo em um negócio e suas vantagens. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

O que é mobile marketing?

Mobile marketing é uma estratégia que usa os dispositivos móveis para que uma marca possa se relacionar, interagir e influenciar seu público-alvo.

É uma necessidade hoje em dia para qualquer negócio que queira se destacar no mercado, visto que traz muitas vantagens para as organizações que investem nisso para se promover em seu mercado.

Agora que você já entende o conceito de mobile marketing, no próximo tópico, vamos mostrar como uma empresa de programa para controle financeiro empresarial, por exemplo, pode aplicá-lo. Acompanhe a leitura.

Dicas para aplicar o mobile marketing

Existem maneiras diferentes de aplicar o mobile marketing ao seu negócio. Então, dentre as estratégias mais praticadas pelas empresas estão as seguintes:

Bluetooth Marketing

Também conhecida como Marketing da Proximidade, essa estratégia faz uso do Bluetooth para compartilhar arquivos de diversos formatos, como:

  • Lista de produtos;
  • Catálogo de compras;
  • Imagens;
  • Vídeos.

É bastante comum entre negócios locais, uma vez que o alcance do sinal dessa tecnologia é baixo. Entretanto, trata-se de uma opção de mobile marketing gratuita, que não exige custos de manutenção.

Entretanto, é necessário lembrar que as pessoas costumam deixar essa funcionalidade desligada no celular, pois ela consome a bateria do aparelho. Sendo assim, é necessário solicitar que eles liguem a função para que você transfira os arquivos.

QR Code Marketing

O QR Code é um código de barras em 2D, em que o usuário precisa da câmera para fazer a leitura do código, assim, ele é direcionado para outra página.

Com ele, uma empresa de software para industria expande o alcance de sua estratégia de marketing tradicional, direcionando rapidamente, e de forma segura, os clientes para uma página da internet.

Ele pode ser usado, por exemplo, no panfleto de uma loja, então, ao ser lido, o código leva o consumidor a uma página com mais detalhes sobre a oferta.

Outra opção é colocá-lo nas embalagens dos produtos, para que as pessoas acessem um tutorial de como usá-los. Além dessas, existem muitas outras opções que podem ser colocadas em prática.

SMS Marketing

Esta foi uma das primeiras estratégias de mobile marketing a ser usada, e continua sendo útil para os negócios até hoje. Contudo, as mensagens de texto só devem ser enviadas para pessoas que se cadastraram em sua lista de contato, autorizando o envio.

É dessa forma que uma escola de curso direção defensiva consegue manter um bom relacionamento com os clientes, lembrando-os sobre datas de pagamento, enviando promoções, fazendo cobranças, dentre outras possibilidades.

Essa estratégia possui uma boa taxa de abertura, próximo dos 98%, uma quantidade muito maior se comparada a de outras opções, como o e-mail marketing.

Criar páginas responsivas

É fundamental que os usuários de smartphone consigam ver corretamente as páginas de uma marca na internet, uma vez que suas estratégias de marketing digital dependem disso.

Mais do que garantirem uma boa navegação para os consumidores, as páginas responsivas são um critério do Google para que o site apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

É indispensável que as organizações desenvolvam páginas responsivas, pois dessa forma os usuários poderão acessá-las de qualquer aparelho, mobile ou não.

Depois de conhecer as principais estratégias de mobile marketing, no próximo tópico, você vai saber quais são as vantagens dele. Continue com a gente.

Vantagens do mobile marketing

O número de usuários de smartphone não para de crescer, inclusive, muitas pessoas possuem mais de um aparelho. Por meio deles, elas acessam várias plataformas e fazem pesquisas sobre vários assuntos, como empilhadeiras para venda.

Em vista desse processo contínuo de crescimento, investir em mobile marketing traz muitas vantagens para os negócios, tais como:

Segmentação de acordo com a localização

Poder segmentar as ações por região é muito importante para os negócios locais, como bares e restaurantes, visto que eles precisam atrair pessoas que estejam mais próximas.

A maioria dos dispositivos móveis possui função GPS, e ela deve ser explorada dentro das ações de mobile marketing.

É dessa forma que os negócios podem exibir anúncios para usuários que estão em regiões próximas. Assim, eles atraem quem tem potencial de se tornar cliente, economizando nas campanhas promocionais e convertendo mais pessoas.

Aumenta a visibilidade da marca

Por conta do crescimento do uso de smartphones, as pessoas também passaram a usar mais aplicativos, e eles são ótimas oportunidades de negócio.

Dentre os mais usados temos o Facebook e o Instagram, sendo úteis tanto para se comunicar quanto para manter os usuários informados.

Por meio deles, uma empresa de gestão de entregas, por exemplo, constrói um relacionamento próximo com os clientes e aumenta a visibilidade da marca.

Outro exemplo disso é o Foursquare que permite que os usuários encontrem bares e restaurantes próximos à região onde estão.

Ademais, os jogos de celular podem ser usados para que as empresas alcancem um número maior de pessoas, o que ajuda a melhorar o número de vendas.

Em outras palavras, os aplicativos são ótimos para que a sua marca se faça presente no dia a dia das pessoas, estabelecendo um relacionamento mais próximo com eles.

Aumenta as vendas

Pelo fato de mais pessoas usarem esses dispositivos, o número de compras realizadas por meio deles também é grande.

Depois que a pandemia se instalou, as compras pelo celular são responsáveis por 55,1% das vendas online. E a expectativa é que esse número continue crescendo nos próximos anos.

Sendo assim, ao investir em estratégias de mobile marketing, uma empresa de aluguel de notebook consegue aumentar suas oportunidades de negócio consideravelmente.

Comunicação mais rápida com o público

A comunicação entre a marca e os consumidores pode ser ainda mais rápida por meio das estratégias de mobile marketing. Os usuários têm contato com os dispositivos móveis o dia todo, e a maioria tem o hábito de checar as atualizações o tempo todo.

Isso quer dizer que a eficiência das mensagens de texto pode melhorar ainda mais, o que aumenta a interação com os consumidores, trazendo mais resultados positivos.

Por meio de SMS, por exemplo, uma loja de lustre plafon pode informar os clientes sobre promoções e descontos, praticamente em tempo real. Além de ser uma estratégia eficiente, ela é muito mais barata do que o envio de mala direta ou outros tipos de campanhas.

Acompanha as tendências do consumidor moderno

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Se antes bastava exibir um comercial na TV para convencê-lo de uma compra, hoje as marcas precisam fazer muito mais do que isso.

As pessoas estão mais bem informadas, com isso, tornaram-se mais exigentes e necessitam cada vez mais se relacionar com as empresas para fazer negócio e, principalmente, voltar a comprar.

Mas por meio das estratégias de mobile marketing, um fabricante de puxador inox consegue se manter em contato com os consumidores modernos e acompanhar as tendências que estão por vir, visto que elas estão diretamente relacionadas ao uso desses aparelhos.

Conclusão

Os dispositivos móveis vieram para ficar, mais do que isso, eles se tornaram parte da vida das pessoas, pois ajudam os usuários em vários momentos do dia a dia.

E se estão todos cada vez mais conectados por meio desses aparelhos, sua empresa também precisa fazer uso deles em suas estratégias de marketing.

O mobile marketing traz soluções e estratégias necessárias para que o seu negócio conquiste clientes e possa crescer.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse tipo de marketing, suas principais estratégias e as vantagens. Agora está pronto para acompanhar as tendências do uso desses dispositivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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