VOCÊ SABIA?

Como aplicar business intelligence em seu negócio?

Veja como seguir um padrão de organização na sua empresa.

Bárbara
Publicado em 29/10/2021, às 10h25 - Atualizado em 01/11/2021, às 12h13

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

No geral, o business intelligence, ou BI, como também é conhecido, é um conjunto de ações que pode ajudar uma empresa a garantir um padrão de organização e, consequentemente, melhorar suas decisões. 

Dentre as ações em que o BI trabalha, é envolvida uma análise de dados, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas e infraestrutura de dados, e práticas diárias para melhorar o esquema organizacional da empresa. 

Usar o BI no início de uma empresa pode garantir que o negócio fique encaminhado para um padrão, ou seja, o empreendedor que estiver buscando por “abertura de empresa SP” na internet, também deve considerar pesquisas como as técnicas de administrar uma companhia. 

Na prática, muitos empreendedores acabam aplicando o business intelligence sem saber, isso porque, no momento em que o responsável tem uma observação abrangente dos resultados empresariais, o mesmo decide realizar ações para retomar os resultados positivos.

Ao contrário do que muitos pensam, o BI surgiu já há muitos anos. O termo se originou exatamente na década de 1960, como um tipo de sistema para compartilhar informações internas nas organizações. 

Com a ascensão dos computadores na década de 80, o BI começou a se desenvolver acompanhando os modelos computacionais, com isso, a tomada de decisões começou a ficar mais fácil para os empreendedores. 

Os computadores começaram a se tornar a principal ferramenta do BI, devido a facilidade da conversão de dados para informação, funcionando como uma consultoria de informatica SP

Atualmente, as soluções modernas de BI priorizam o atendimento flexível, informações administradas em plataformas seguras, a autonomia dos usuários comerciais e a acessibilidade à informação. 

A evolução do BI é enorme se for comparado ao business intelligence moderno. As formas em que eram levantados os dados no início da prática, era de forma totalmente hierárquica. 

Resumidamente, o BI era controlado totalmente pelo departamento de TI da empresa, e a maioria das perguntas eram respondidas com relatórios estatísticos. 

Atualmente, as pessoas comuns possuem um sistema de software para restaurantes, por exemplo, que conseguem acessar de forma autônoma, com o auxílio das interfaces simplificadas. 

Por exemplo, se uma pessoa fizesse uma pergunta complementar do relatório, sua solicitação seguiria para a parte de baixo da fila de geração de relatórios. Com isso, muitos dados não eram aproveitados pelo fato de estar na parte de baixo do banco de informações. 

Esse método de levantamento de dados, inicialmente, resultou em vários momentos frustrantes para as empresas, isso porque alguns dados seriam úteis para tomar alguma decisão administrativa na companhia. 

Dependendo do caso, o uso do BI tradicional ainda pode ser usado em algumas empresas que buscam por relatórios básicos, e perguntas estatísticas.  

No fim, felizmente o BI se tornou uma prática que está se tornando cada vez mais interativa e acessível. 

Por mais que os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) ainda tomem conta de boa parte da prática, o número de pessoas que estão se adaptando às plataformas está aumentando, devido a interatividade facilitada. 

É como um sistema de monitoramento em nuvem, antes, havia a necessidade de que um profissional de TI estivesse na responsabilidade de cuidar dos arquivos de uma empresa. 

Hoje em dia, com a interatividade das plataformas, pessoas de outros setores conseguem administrar os arquivos na nuvem. 

Business Intelligence na prática 

Resumidamente, o BI é um termo abrangente que inclui processos, métodos de coleta, armazenamento e análise de dados das operações que são feitas na empresa, justamente para otimizar o desempenho do negócio. 

O BI também pode ser usado para identificar eventuais problemas dentro da companhia, e através dos relatórios, ações poderão ser tomadas. 

Além do business intelligence, uma consultoria de informática dentro da empresa também pode ser útil para identificar problemas, resolvê-los, realizar projetos extras e melhorar a gestão da equipe. 

Todas as formas de coletar os dados de forma abrangente na empresa, e feito de maneira integrada, isso facilita ao responsável na hora de tomar suas respectivas decisões na companhia. 

No decorrer dos anos, o BI passou por algumas mudanças que serviram para melhorar a sua prática. Os processos incluídos são:

  • Mineração de dados;
  • Geração de relatórios;
  • Acompanhamento de desempenho;
  • Análise descritiva;
  • Consultas;
  • Análise estatística;
  • Visualização de dados;
  • Análise visual;
  • Preparação de dados.

Entenda agora, por partes, como funciona cada processo na prática do business intelligence

Mineração de dados

A mineração é basicamente o uso de banco de dados, que inclui estatísticas das quais serão usadas para revelar tendências na empresa.

Geração de relatórios 

É o compartilhamento de dados que, se for conveniente, serão compartilhados com as partes responsáveis para tomar decisões administrativas. 

Nesse caso, há os setores responsáveis da empresa que podem dar conta dos eventos, como a consultoria contábil que cuida das questões financeiras da companhia. 

Acompanhamento de desempenho

Geralmente, é acompanhado através dos benchmarks, onde é feito a comparação de dados atuais com dados anteriores, para acompanhar o desempenho da equipe. 

Nesse caso, é usado uma interface personalizada para ter uma visualização simplificada dos resultados dos funcionários diante das metas. 

O uso de softwares personalizados da maneira mais simplificada possível está ficando cada vez mais comum entre os comerciantes, logo, a expectativa é que os empreendedores estejam cogitando contratar mais programas para facilitar o dia a dia da empresa. 

O programa de gestão empresarial nfse é uma das alternativas que estão sendo consideradas entre os empreendedores, isso porque, as empresas que trabalham com emissão de nota fiscal diariamente perceberam a necessidade da emissão rápida deste documento fiscal. 

Análise descritiva

É um conjunto de informações que é usado para descobrir o que aconteceu. Geralmente, é usado em casos de eventuais problemas que acontecem no dia a dia da empresa.

Consultas

O BI também tem o potencial de extrair informações do quadro de funcionários da companhia através de perguntas específicas, que por sua vez, são feitas diretamente aos dados. 

Análise estatística 

Momento em que é usado os resultados coletados da análise descritiva, para explorar os dados da forma mais profunda possível, usando conceitos estatísticos. 

Fazendo esta análise, o responsável terá acesso aos motivos de ter ocorrido um determinado evento. 

Visualização de dados

Fase em que os dados são transformados em uma apresentação simplificada, como gráficos e diagramas. Estas formas são usadas para melhorar a visualização dos dados levantados. 

Os seres humanos são captados por elementos visuais, então, não há uma forma melhor que representar vários números que, para alguns, se for apresentado sem os gráficos podem causar até um certo sono. 

Uma ótima opção é realizar as visualizações de forma compilada, destacando as tendências ou padrões que talvez, sem o BI, fossem dificilmente detectados. 

Outra vantagem de transformar os dados em elementos visuais, é a possibilidade de abrir uma discussão com as pessoas responsáveis. Tendo uma compreensão facilitada sobre os relatórios, automaticamente abrirá opiniões espontâneas. 

Análise visual

Ato de explorar os dados através de histórias visuais para, assim como as demais, comunicar as devidas partes quando for necessário. 

Preparação de dados

Nesta parte, é feita uma compilação dos dados que foram levantados para serem usados com objetivo de analisar, e tomar uma eventual decisão. 

Entretanto, o BI apesar de ter o objetivo de levantar todos os dados da empresa, ainda se faz necessário a contratação de profissionais dedicados a uma determinada parte da empresa. 

É o caso de ter uma consultoria telefonia empresarial, que cuida da gestão e orientação das contas telefônicas da empresa. 

Por fim, o BI resumidamente é aplicado para levantar dados, afinal, toda empresa possui perguntas a serem respondidas, e metas a serem alcançadas. O business intelligence ajudará o gestor responsável a tomar a melhor decisão administrativa. 

De forma geral, os dados levantados são gerados por atividades que são realizadas na empresa. Depois de processados, eles são armazenados na plataforma de preferência do responsável. Logo, ele terá um panorama geral da companhia. 

Importância do Business Intelligence

O objetivo principal do BI é levantar dados pontuais, e com isso, a empresa poderá tomar decisões melhores. Dependendo do caso, se caso o responsável tome uma decisão antes de estudar o contexto geral, pode implicar negativamente na produção da companhia. 

O BI tem a vantagem de mostrar dados atuais e antigos também, ambos podem auxiliar o gestor na hora de tomar uma determinada decisão. 

Analistas também podem usar os benchmarks para oferecer uma visualização melhor do desempenho da equipe, isso ajudará a equipe competente a trabalhar de forma mais suave com o restante do quadro de funcionários. 

Diante disso, a importância do BI se torna ainda maior quando o empreendedor tem acesso a tendências de mercado, e com isso, o responsável terá mais facilidade para aumentar as vendas da empresa, e consequentemente, o lucro da companhia será maior. 

Usado de forma correta, os dados ainda podem contribuir para saber a necessidade de mais profissionais em determinados setores da empresa. 

Se for o caso, identificando o problema, o responsável tendo a internet a disposição poderá pesquisar por “curso de capacitação SP”, por exemplo, para oferecer ao quadro de funcionários a fim de motivá-los na profissão em que os mesmos exercem. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!