VOCÊ SABIA?

Com quantos anos pode fazer cirurgia plástica?

Saiba quais são os riscos e cuidados do procedimento para cada faixa etária

Mateus
Publicado em 30/08/2021, às 14h14 - Atualizado às 15h07

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Você tem algum conhecimento a respeito da idade recomendada para fazer cirurgia plástica? Sabia que existem riscos específicos para cada tipo de faixa etária, considerando-se suas particularidades?

Bem sabemos que, o número de cirurgias plásticas realizadas acompanha diretamente o crescimento da preocupação com a busca pelo melhor estético das pessoas.

Cirurgia plástica: idade recomendada

Atualmente, temos a compreensão de que podem ser vários os motivos que levam uma pessoa a se sentir insatisfeita com as definições corporais que possui. A partir disso, buscam, por meio de processos estéticos, novas estruturas na parte que mais as incomodam.

No entanto, assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, quando falamos em idade recomendada para fazer cirurgia plástica, primeiramente devemos nos embasar na sua real necessidade de realização. Isso porque outros fatores além da idade devem ser analisados, tais como, por exemplo, os aspectos e fases de desenvolvimento que cada parte do corpo necessita ter.

Com este entendimento, é possível compreendermos que, quanto a idade recomendada, deve existir o respeito aos limites de cada corpo em especial. Neste sentido, podemos tomar, como referência, a faixa etária que compreende dos 18 aos 30 anos de idade, por ser um período onde o desenvolvimento corporal apresenta uma certa estabilidade.

Porém, em quaisquer dos casos, recomendamos fortemente que se procure por um profissional devidamente habilitado que, com seu trabalho, lhe dará um direcionamento a respeito das particularidades de seu caso.

Cirurgia plástica: perigos com o avançar da idade

Para que possamos entender quais são os riscos associados a cada faixa etária, tomemos, então, como referência as quatro possibilidades de categorias de idade existentes, sendo estas:

Crianças

Aqui, precisamos ressaltar que, apesar da pouca idade, existem casos onde os procedimentos estéticos como a cirurgia plástica são extremamente recomendados, como por exemplo quando têm um caráter de reconstrução de alguma parte do corpo, devido a problemas de má formação.

Em casos como estes, as cirurgias plásticas merecem um cuidado especial, no sentido de poderem proporcionar uma segurança a estes pequenos pacientes. Isso porque, por conta de razões que envolvem a sua própria estrutura corporal ainda em desenvolvimento, tendem a ter uma certa fragilidade quanto a aspectos referentes a sua recuperação.

Jovens

Estamos falando, aqui, de uma parte da vida em que muitos são extremamente preocupados com sua aparência física, bem como são preocupados, da mesma forma, com o que as demais pessoas acham de seus contornos corporais.

Entretanto, há de se ter um certo limite nesta busca pelo chamado “corpo ideal”. Neste sentido, os jovens precisam entender que, mesmo com esta pressão social para se chegar a um destaque nos traços de seu corpo, é preciso ter uma importante precaução no sentido de saber que existem limites nessa caminhada rumo à satisfação consigo mesmo.

Adultos

Se tratando da fase mais recomendada para a realização de um procedimento estético, é na fase adulta que temos, de certa forma, o “amadurecimento corporal” necessário para que não se tenham maiores problemas em relação a pontos importantes, como as cicatrizações e a pronta recuperação.

Idosos

Apesar do fato de possuírem uma idade mais elevada, esta, por si só, não é uma limitação para estes procedimentos estéticos, considerando-se principalmente os avanços da medicina voltada a atender este tipo de demanda.

Mesmo assim, pessoas nessa faixa etária devem se cercar de todos os cuidados necessários, a fim de não darem margem para o surgimento de problemas mais complexos.

Cirurgia plástica: importância de um bom profissional

Como dissemos até aqui, existe uma certa influência da idade em relação aos perigos de se optar por fazer uma cirurgia plástica. Isso porque, com o avançar da idade, como que em um processo natural, nosso corpo vai perdendo características naturais como, por exemplo, a rápida recuperação em processos estéticos como esse.

No entanto, independentemente de qual seja a sua faixa etária, é extremamente importante ressaltar o fato de que, se você tem a real intenção de se submeter a este procedimento, deve-se buscar um profissional por demais qualificado para esta ação.

Esta preocupação deve ser entendida como uma prioridade, na medida em que torna-se responsável por, dentre outras coisas, fazer com que o “sucesso” de cada procedimento possa ser alcançado e, com isso, tenha-se uma boa experiência com a sua realização, além de um possuir de igual modo um foco nas questões relacionadas à preservação da saúde de cada paciente em especial.

Considerações finais

Como discutimos ao longo de todo este post, se pretendemos realizar qualquer tipo de procedimento estético, precisamos sim nos ater a questão de nossa idade, para que, dentre outras coisas, não estejamos sujeitos a problemas de ordem de saúde que possam causar danos muitas vezes irreversíveis.

Ao término deste material, esperamos sinceramente que você tenha compreendido a importância de se observar as recomendações médicas existentes em relação aos perigos que cada idade está sujeita ao passar por um procedimento estético, seja ele de menor ou maior grau de complexidade.

Com isso deixamos, com este texto, uma indicação sobre qual seria a idade recomendada para fazer cirurgia plástica, visando, dentre outras coisas, fazer com que você possa ter se informado sobre as razões para esperar o “tempo certo” para a realização de procedimentos desta natureza em seu corpo, se assim algum dia desejar.

Por fim, fica registrado aqui o convite para que você possa continuar adquirindo mais conhecimento sobre estes e outros temas relevantes do cotidiano, acessando os materiais que são constantemente colocados aqui em nosso blog.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!