VOCÊ SABIA?

Cidade de Cubatão: Um polo industrial referência no país

O que faz de Cubatão uma referência?

Henrique
Publicado em 11/08/2021, às 15h10 - Atualizado em 19/01/2023, às 10h35

FacebookTwitterWhatsApp
Estação de Cubatão - São Paulo Antiga
Estação de Cubatão - São Paulo Antiga

O maior polo industrial da América Latina está em Cubatão e conta com o Cide (Centro de Integração e Desenvolvimento Empresarial da Baixada Santista) para seu desenvolvimento socioeconômico.

A cidade de Cubatão é considerada uma marca nacional, tendo em vista que conta com o maior Polo Industrial da América Latina, contando com 25 empresas de grande porte e uma população de 127 mil habitantes. Essas industrias aproveitam de uma grande vantagem, sendo próximas ao Porto de Santos e também do sistema rodoviário Anchieta-Imigrantes.

O Polo Industrial foi criado em 1971 e congrega importantes empresas de todo o mercado nacional, com destaque nas áreas de fertilizantes, petroquímica, química e siderurgia e além de atender empresas localizadas em Cubatão, a entidade dá suporte às indústrias de Guarujá e Bertioga, contando com 52 empresas no quadro administrativo.

Além da Carbocloro, que foi instalada em Cubatão desde 1984 e é a maior fornecedora de cloro para o tratamento de água no país!

O local é aberto para visitação para verem como é usada a água no processo industrial e os visitantes podem conferir que o produto retorna completamente restaurado da natureza. Existem muitos espaços verdes na Mata Atlântica que estão sob responsabilidade da empresa.

Os principais objetivos da diretoria dessas empresas

A diretoria dessas empresas tem como objetivo principal:

  • Promover a integração entre as empresas do Polo Industrial
  • Exercer o papel de interlocutor com os demais setores da sociedade, destacando o relacionamento entre a comunidade e as empresas.

No Painel Consultivo Comunitário, que foi criado em 1999, os representantes das indústrias, do poder público, da sociedade civil e dos líderes comunitários, se reúnem todos os meses e debatem assuntos de interesses mútuos relacionados a saúde, meio ambiente, responsabilidade social e segurança.

Produtos produzidos em Cubatão abastecem o país

Muitos produtos que abastecem todo o mercado brasileiro são 100% produzidos na cidade de Cubatão, como por exemplo a gasolina de aviação, usada nos aeroportos do Brasil.

Outros produtos dependem totalmente do Polo para abastecer o país.

Pelo menos 23 produtos importantes usados no Brasil, por mais que não seja totalmente fabricado no Polo Industrial, tem lá boa parte de sua produção e mesmo assim, o Polo tem espaço para muitas indústrias de transformação. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e o Centro de Integração e Desenvolvimento Empresarial da Baixada Santista trabalham juntos para atrair novos negócios e criaram uma estratégia de atração por meio da Fábrica de Oportunidade, esse programa foi anunciado em São Paulo e além das vantagens do Município, os mais de 2,5 milhões de metros quadrados são áreas disponíveis para investimento.

Em 2017, apresentando números, as empresas da cidade recolheram US$ 371 milhões em impostos e assim, os números de empregos ficou em 13.362 e o total produzido, foi capaz de atingir quase 20 mil toneladas.

As indústrias que existem em Cubatão

25 industrias são responsáveis pela formação desse Polo e foram formadas no período de 1955 a 1975 e duas dessas industrias são muito conhecidas, que são a Ultrafertil e a Cosipa e por possuírem terminais portuários, tornava tudo mais fácil no quesito de recebimento de matérias primas e no embarque de seus produtos. A Cosipa foi uma indústria que gerou muitos empregos para os cidadãos da Baixada Santista.

Conheça um pouco mais de Cubatão

Cubatão é um município do estado de São Paulo e conta com aproximadamente 127.702 habitantes. A cidade faz divisa com Santo André, fica ao norte de Santos e conta com um grande parque industrial e apesar de, na década de 80, ter sido considerada pela ONU a cidade mais poluída do mundo, as indústrias e comunidade se uniram e conseguiram controlar 98% do nível de poluentes no ar. Com isso, em 1992, recebeu da ONU o título de Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental.

O local é tranquilo, conta com parques ecológicos e com manguezais preservados que são cortados por rios piscosos e conta com praias em suas margens.

A cidade que reverteu o quadro desfavorável no quesito de poluição, conciliou o perfil industrial com o turismo e hoje a principal atração do local é os seus rios recuperados.

A junção da fauna e da belíssima flora mostram que pode existir uma saudável convivência entre indústria e meio-ambiente.

Acompanhe as principais notícias de Cubatão no Portal Jornal Acontece.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!