CONSCIENTIZAÇÃO

Cartazes sobre limpeza em empresas podem conscientizar funcionários

Entenda a importância da conscientização dos seus funcionários com relação à manutenção da limpeza no ambiente de trabalho.

Mateus
Publicado em 22/10/2021, às 15h06 - Atualizado em 26/10/2021, às 12h04

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Para os gestores, manter o espaço de trabalho limpo e agradável é uma atividade que demanda planejamento diário. Para os funcionários, um ambiente higienizado traz mais conforto na execução das tarefas. Sabemos que na higienização de empresas não basta realizar a limpeza: é preciso pensar também na manutenção.

Mas como conscientizar os funcionários a respeito da importância de adotar boas práticas de higiene e limpeza no dia a dia? Que tipo de mecanismo pode ser utilizado para trazer mais eficiência na manutenção das higienizações? Será que o uso de cartazes sobre limpeza é eficiente? Neste artigo, confira a resposta para as principais perguntas sobre o assunto.

Limpeza e qualidade de vida no ambiente de trabalho

Realizar a limpeza do ambiente de trabalho é uma atividade que contribui para a qualidade de vida de todos que fazem uso do espaço. A empresa precisa manter uma rotina de higienização — que pode ser diária, semanal ou quinzenal. O ciclo de limpeza vai depender da quantidade de pessoas que frequentam o espaço e das necessidades específicas do ambiente.  

O fato é que, ao manter um ambiente sempre limpo, a empresa favorece a qualidade de vida e saúde dos colaboradores, consegue aproveitar o local de trabalho de forma eficaz, promove o relacionamento interpessoal entre as equipes e ganha credibilidade, tanto entre os colaboradores quanto junto aos clientes e fornecedores. 

Nenhuma pessoa gosta de estar em um ambiente sujo e mal cuidado, por isso é fundamental adotar boas práticas de higienização na sua empresa. A questão é que a limpeza é um processo colaborativo, já que mesmo havendo uma equipe responsável pelo trabalho, todas as pessoas que usam aquele ambiente precisam fazer sua parte, cuidando para manter o lugar limpo por mais tempo.

Incentivando bons hábitos nos colaboradores

Por isso, o processo de higienização deve ser pensado como uma atividade colaborativa. O gestor vai manter um profissional ou equipe de higienizadores que serão responsáveis por realizar a limpeza geral da empresa. Entretanto, todos os colaboradores devem ter consciência de seu papel na manutenção dessa limpeza.

Para entender essa necessidade de consciência, basta imaginar como ficaria o local de trabalho se o funcionário não dispensasse corretamente o papel higiênico dentro da lixeira, não lavasse as mãos após o uso do banheiro ou, ainda, que após utilizar o copo de café descartável deixasse-o ao lado da cafeteira.

Pequenas ações, em um contexto de convivência, fazem toda a diferença na manutenção da limpeza do local de trabalho. Mas, afinal, como conscientizar os funcionários a respeito da necessidade de uma postura colaborativa?

Cartazes como mecanismo de conscientização

Existem alguns mecanismos que podem ser utilizados como ferramentas de conscientização. Um dos mais conhecidos e eficientes é o uso de cartazes, afixados em locais estratégicos: banheiros, próximo à lixeiras e no espaço do café, por exemplo.

O gestor deve ter em mente que a conscientização é um dos aspectos mais importantes quando o assunto é limpeza. Algumas pessoas têm mais cuidado e conseguem perceber seu papel na manutenção da higiene de um ambiente, entretanto, outras não percebem que algumas ações próprias podem prejudicar a coletividade.

Ao fixar cartazes em pontos estratégicos, a empresa reforça junto aos colaboradores, clientes e demais pessoas que circulam pelo ambiente que todos têm uma parcela de responsabilidade em um ambiente compartilhado.

Essa estratégia pode ser utilizada por empresas de qualquer porte e segmento. Os cartazes podem ser formatados de acordo com o tipo de comunicação e ambiente da empresa. Desenvolva materiais alinhados à cultura organizacional e ao perfil das pessoas que frequentam o ambiente. 

Por exemplo: no banheiro, podem ser colocados cartazes com frases como “não esqueça de colocar o papel no lixo” e “lave bem as suas mãos antes de sair”. No espaço do café, o cartaz pode ter uma mensagem como “antes de sair, deixe esse lugar como você encontrou”.

Além de investir em cartazes de conscientização, a empresa pode apostar em campanhas específicas, especialmente em um contexto de crise sanitária, no qual o cuidado com a higiene pessoal e coletiva pode fazer toda a diferença para a saúde e segurança de todos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!