Captar novos clientes pela internet é desafio para as empresas

Empreendedores devem investir em estratégias efetivas na internet; marketing de conteúdo é uma das ferramentas que podem ser utilizadas

Mateus
Publicado em 28/06/2023, às 17h39 - Atualizado às 17h48

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Com o mercado cada vez mais competitivo, captar clientes tornou-se um grande desafio para empresas e empreendedores. O portal Sebrae destaca que, para o surgimento de um negócio promissor, seja online ou físico, além da importância de o empresário buscar as necessidades do mercado, é preciso que ele conheça verdadeiramente seu cliente, com o intuito de vender soluções para os seus problemas. 

Sendo o cliente a alma do negócio, o processo de captação é primordial para as empresas. Outro fator que estimula essa ação é que, no mundo digital, a atenção do público é muito disputada. Por isso, a internet tornou-se uma importante aliada na tarefa de vendas, facilitando a comunicação e contribuindo para diferenciar negócios. 

Estratégias efetivas

Para que a captação de clientes aconteça de forma assertiva, é necessário criar estratégias efetivas na internet em canais de comunicação corretos. O marketing de conteúdo é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para atrair, engajar e fidelizar clientes, segundo a CEO da Experta – empresa de comunicação e estratégia de conteúdo –, Flávia Crizanto.

Blogs, vídeos, e-books e podcasts são alguns dos formatos de abordagem do marketing de conteúdo. Flávia explica que o objetivo desses materiais não é fazer publicidade direta, mas sim abordar os interesses dos potenciais clientes. “Essa estratégia busca suprir as necessidades típicas do consumidor, oferecendo informações valiosas e soluções para suas dores", destaca a CEO no blog da empresa.

Para colocar em prática a estratégia de marketing de conteúdo, é preciso definir objetivos e percursos do seu negócio. Durante o processo, também é necessário documentar e mensurar resultados. Por isso, o planejamento estratégico torna-se fundamental nessa prática. 

Aparecer no Google é essencial

Empresários e empreendedores devem ver o Google como um aliado para atrair novos clientes. Para que o site de um negócio obtenha um bom posicionamento na página para termos relacionados aos seus produtos e serviços, é preciso investir em estratégias de SEO, uma das soluções de marketing de conteúdo. “Esse serviço envolve a criação de páginas otimizadas para atender aos critérios do algoritmo do Google”, exemplifica Flávia. 

Integrado às ações de SEO, está a estratégia de link building. Essa solução consiste na conquista de backlinks, ou seja, na aquisição de links vindos de outros sites. A CEO da Experta explica que o portfólio de links direcionado para o domínio de um site mostra ao Google que a marca é referência na internet para palavras-chave relevantes para determinado negócio.

Blog estratégico

Conteúdo relevante e de qualidade no blog da empresa também é atrativo para novos clientes. Nesse espaço, é possível relacionar-se com o leitor e incentivar a interação, o compartilhamento e os comentários. É importante também que os conteúdos sejam publicados regularmente para que o usuário crie um vínculo com o blog. 

Redes sociais não podem ser deixadas de lado

No processo de prospecção de clientes, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. As estratégias de marketing de conteúdo devem ser compartilhadas nas mídias sociais de uma empresa. 

As plataformas mais adequadas para cada negócio, a forma que serão conduzidas e o tipo de conteúdo a ser compartilhado deverão ser feitos por um planejamento estratégico. Além disso, é importante que as chamadas para os usuários acessarem o seu material sejam claras e persuasivas. 

Cliente atrai cliente

Por fim, um cliente satisfeito ajuda a promover o nome da marca para outras pessoas. Por isso, é importante ter uma excelente reputação digital e agradar os atuais clientes para que eles sejam mensageiros positivos sobre os seus produtos e serviços.

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