Capacitação profissional: conceitos e importância

Descubra como você pode se capacitar profissionalmente e a importância disso

Mateus
Publicado em 31/08/2021, às 17h44 - Atualizado em 01/09/2021, às 11h29

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O mercado profissional necessita de diversos fatores para aprimorar seus serviços e se destacar no mercado competitivo. Uma maneira de garantir essa relação de qualidade é por meio da capacitação profissional de seus colaboradores.

É comum que o mercado de trabalho exija os melhores profissionais disponíveis, com as empresas disputando não apenas a conquista do público externo, mas competindo entre si para segurarem os serviços desses preparados especialistas.

De fato, uma companhia pode conquistar a atenção dos profissionais, com um ambiente propício ao destaque individual e coletivo desses colaboradores, dependendo de uma estrutura respaldada no histórico e prestígio da empresa.

Para novos projetos, por outro lado, torna-se mais difícil contratar esses profissionais treinados. Tanto por eles, por já estarem sendo disputados pelas grandes marcas, como pela segmentação do seu setor, que exige características únicas.

A solução para uma empresa de automação, que busca os melhores operários, mas compete contra gigantes do meio empreendedor, é apostar na própria formação desses profissionais, ou seja, trabalhar ela mesma na capacitação dos seus colaboradores.

Como funciona o processo de capacitação?

Não é como se o mercado tivesse a obrigação de substituir o ambiente acadêmico, mas é importante lembrar que a função do ambiente escolar ou universitário é preparar seus alunos para suas respectivas áreas.

Conceitos gerais que são importantes, mas não se aplicam a todos os negócios, pois é comum que diferentes empresas possuam diferentes regimentos, com estruturas próprias, desenvolvidas para o melhor resultado dela diante dos concorrentes.

Uma empresa de automação residencial, por exemplo, possui um sistema de conexão único com os seus fornecedores, entregando assim um serviço de qualidade em uma velocidade superior à dos seus concorrentes.

Essa rapidez se dá por causa de procedimentos únicos, desenvolvidos especialmente para o seu negócio, logo não são práticas amplamente divulgadas, de forma a segurar a atuação diferenciada da sua companhia.

Esse caráter específico impossibilita a contratação de novos profissionais já treinados nesse sistema. A solução para garantir que esse nível de qualidade seja repassado aos novos empregados, é através de um processo de capacitação deles.

A aplicação de um treinamento para os seus colaboradores tem o intuito de otimizar os processos internos, no que pode resultar em uma produção mais ágil, se pensarmos no setor industrial, como uma fábrica de divisórias em vidro para escritórios.

Esse processo de capacitação não é exatamente uma prática recente, afinal tais conceitos já eram aplicados por diversos empreendedores no século passado, inclusive o produtor e empresário Walt Disney.

Em 1961, ele fundou a CalArts (California Institute of the Arts, o Instituto de Artes da Califórnia), com a intenção de preparar os animadores da região para que, após sua formação, eles pudessem trabalhar nos filmes animados do estúdio.

Até hoje a CalArts realiza função parecida, servindo de escola profissionalizante para os profissionais que buscam trabalhar em alguma produção do estúdio cinematográfico.

Esse processo de capacitação pode acontecer em um ambiente terceiro, como uma parceria com alguma escola profissionalizante, mas também pode ser realizado dentro da companhia.

Como uma empresa de portaria, que dentro das instalações da companhia realiza ações como palestras e cursos com seus profissionais, abordando assuntos relacionados ao meio de trabalho, como segurança e tecnologia.

Por isso, capacitar os seus colaboradores parece ser um processo complicado, mas ele pode simplificar muito a vida do empreendedor futuramente.

O que se ganha ao treinar os colaboradores?

Treinar um profissional pode até ser um processo mais complicado do que simplesmente contratar alguém que pareça capacitado para o trabalho, exigindo a implementação de ações específicas, no que pode, inclusive, aumentar os gastos da companhia.

Por outro lado, os benefícios são diversos, apresentando não só uma boa relação custo-benefício, como também destacando positivamente o nome da sua companhia ao público. Preocupada em garantir a melhor qualidade na fabricação de seus produtos.

Entre alguns benefícios conquistados por meio da capacitação dos seus profissionais estão:

  • Colaboradores motivados;
  • Fidelização dos profissionais com a empresa;
  • Melhor qualidade de serviço;
  • Estímulo à inovação;
  • Desenvolvimento do ambiente de trabalho;
  • Diferencial competitivo;
  • Redução de gastos.

Essa lista de benefícios é bem atraente para alguém que trabalha com o meio empreendedor, logo é importante saber como cada um pode ser conquistado por meio desse processo de treinamento.

Colaboradores motivados

Oferecer algum tipo de treinamento aos seus colaboradores pode resultar em benefícios que estão além da produção ou dos números da companhia. Óbvio que um colaborador capacitado irá realizar um trabalho superior, mas existe também o ganho social.

Quando a sua companhia oferece esse nível específico de preocupação com os seus profissiomais, os mesmos se sentem reconhecidos, como peças fundamentais para o progresso da companhia.

Esse reconhecimento leva a um trabalho ainda melhor realizado, diante o estado de motivação deles com a empresa.

Fidelização dos profissionais com a empresa

Profissionais reconhecidos e motivados dificilmente vão querer deixar a sua empresa, já que encontram nela todo tipo de desenvolvimento profissional e pessoal que poderia buscar em outro lugar, sendo do mesmo ramo ou não.

Essa fidelização é ainda mais importante em empresas que operam com técnicas exclusivas, como uma fábrica que atua com um sistema personalizado na sua produção de porta de enrolar automática.

A perda de um profissional capacitado pode causar um grande prejuízo para sua companhia, tanto pela sua falta, como pela necessidade de se iniciar do zero o processo de treinamento de um novo funcionário.

Após capacitar o seu colaborador, é preciso garantir que ele se mantenha ligado a sua companhia, colocando em prática os ensinamentos recebidos.

Melhor qualidade de serviço

Quanto mais conhecimento sobre os serviços e produtos oferecidos por sua companhia, melhores serão as probabilidades do profssional realizar um trabalho de qualidade. O que consequentemente será reconhecido pelos consumidores.

Um fazendeiro que procura por serviços de furação de poços artesianos, provavelmente irá se informar com seus parceiros de negócio por empresas que melhor realizam esse serviço. Um profissional capacitado é capaz de trazer esse prestígio para o seu negócio.

Esse processo de qualificação começa no ambiente de produção, e se estende até o consumidor final, sendo assim, quem busca melhorar a relação dos seus clientes com o seu produto, um dos primeiros lugares a se olhar é para o seu próprio ambiente interno.

Estímulo à inovação

Profissionais capacitados, com completo conhecimento sobre a área em que atuam, são capazes de apresentar diferentes pontos de vista, enriquecendo as relações de produção do seu negócio.

Através de uma diversificação de vozes, se aumenta também o número de ideias, assim como a possibilidades de mudanças na área, fomentando o processo de inovação e de desenvolvimento de um setor específico.

Desenvolvimento do ambiente de trabalho

Essa melhoria nos serviços realizados começa no próprio ambiente interno da sua companhia. Profissionais bem capacitados compreendem a importância de seguir regras e normas, o que pode resultar em um melhor dinamismo na relação de trabalho.

Como no setor industrial, onde o uso de óculos de proteção de grau é essencial para a segurança dos envolvidos no trabalho. Uma melhor compreensão sobre essa importância é capaz de reduzir os números de acidentes na companhia, por exemplo.

Diferencial competitivo

Como já foi apontado até aqui, quanto melhor for a capacitação dos seus colaboradores, melhor será o resultado do trabalho produzido por eles.

Esse tipo de relação consegue destacar a sua marca, com a comunicação da empresa podendo trabalhar conceitos comerciais que a destaquem. Como a qualidade dos seus produtos e serviços, e o cuidado com aqueles associados à ela.

Redução de gastos

Por mais que o processo de profissionalização dos seus colaboradores requisite um certo investimento, ao se olhar para o escopo inteiro de um sistema de produção, esse valor bem aplicado é capaz de reduzir os gastos gerais de uma empresa.

Ao resolver questões como a saída de profissionais qualificados e uma possível baixa produtividade, o seu negócio terá menos problemas a serem resolvidos nesse sentido, garantindo um melhor direcionamento do dinheiro na empresa.

As melhorias no processo de fabricação também podem reduzir o tempo de produção de um controle de acesso para condomínios, diminuindo assim o valor de produção necessário no processo de montagem de cada peça dessa ferramenta de segurança.

Muitas dessas vantagens podem significar um melhor resultado do seu negócio em relação aos concorrentes, tendo em vista questões como o custo do seu produto, dependente do processo de produção interno da sua companhia, ou a qualidade do mesmo.

Portanto, a importância desse processo de capacitação está correspondido entre as relação do mercado com o seu capital humano, desenvolvendo sua força de trabalho, da mesma forma que potencializa o mercado no qual atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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