Caminhar na Praia Neste Verão

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 18/04/2023, às 12h37 - Atualizado às 13h56

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

O clima quente do verão faz com que muitas pessoas queiram desfrutar de atividades físicas ao ar livre, como caminhar na praia. No entanto, é importante tomar alguns cuidados especiais para garantir a segurança e a saúde durante a prática.

Dicas para Caminhar na Praia

Com a ajuda de profissionais de educação física, separamos algumas dicas certeiras para você caminhar na praia com segurança e saúde, aproveitando o melhor do verão.

1. Alterne Trote e Caminhada

Se você não está acostumado a caminhar e quer aproveitar o verão para tornar a atividade um hábito e obter os benefícios à saúde que a caminhada traz, vá com calma. Não precisa "se matar" para tentar caminhar por 30 minutos direto, por exemplo.

  • Caminhe 5 minutos em ritmo intenso, para aquecer;
  • Depois, alterne 2 minutos de trote e 3 minutos de caminhada, até completar meia hora de treino.

Com o passar das semanas, conforme seu condicionamento físico evoluir, aumente o tempo de trote e diminua o de caminhada, até conseguir caminhar os 30 minutos direto.

2. Escolha um Bom Horário

O ideal é realizar a caminhada em horários em que o sol não está tão forte. Antes das 10h e depois das 17h são os momentos mais indicados para fazer exercícios ao ar livre. Atenção com o calor: batimentos cardíacos acelerados, tontura, câimbras, náuseas e fadiga repentina são indícios de superaquecimento e é necessário parar a atividade.

3. Ajuste a Caminhada Conforme o Tipo de Areia

Na areia batida (molhada) a ação muscular é similar a de uma caminhada no asfalto, mas o impacto nas articulações é menor. Na areia fofa você faz um esforço maior para caminhar, pois o pé afunda e os músculos são mais exigidos para movimentar e estabilizar o corpo.

Se você é um caminhante experiente, faça os treinos de velocidade (tiros, fartlek) ou em ritmo forte na areia molhada; se quiser, aproveite o terreno fofo para caminhadas em ritmo lento.

4. Escolha Bem os Tênis, as Roupas e os Acessórios

  • Prefira calçados com solado baixo e estáveis;
  • Na areia fofa, você pode até caminhar descalço: só tome cuidado com pedras, espetos e outras coisas que podem machucar seus pés;
  • Use roupas leves, feitas com materiais apropriados para a prática de esportes, como a poliamida. Esse tipo de tecido facilita a evaporação do suor e o controle da temperatura corporal;
  • Utilizar boné ou viseira é importante para proteger a pele do rosto e os olhos dos raios solares.
  • Verifique se vai utilizar pré treino ou não, para isso veja se o whey bodybuilders é bom e se pode te ajudar a manter a forma.

5. Evite Pisar na Água

Ao fazer isso, o tênis enche de areia. Aí, o atrito do grão com a pele pode causar bolhas e assaduras nos pés. Aliás, o próprio vento traz areia para seu corpo, que pode gerar assaduras em áreas em que há a fricção da pele com pele (axilas, virilhas e entre as coxas). Portanto, passe vaselina ou creme anti-assaduras nessas regiões e também nos pés.

6. Não se Esqueça da Hidratação

Repor a água perdida no suor durante a atividade física é muito importante para evitar os problemas trazidos pela desidratação, que pode gerar fadiga precoce, dor de cabeça, tontura e até desmaios.

  • Lembre-se que na praia geralmente não há bebedouros: leve sua garrafinha ou dinheiro para comprar água durante o treino;
  • Beba um copo (200 ml) de água a cada 15 ou 20 minutos de atividade física, recomenda Fabiano Braun;
  • Em treinos com mais de uma hora de duração, a recomendação é consumir tambémbebidas esportivas ou água de coco, para repor os minerais perdidos no suor.

7. Respeite o Corpo e Reduza o Ritmo

Ao fazer atividade física no calor, o organismo sofre maior desgaste para controlar a temperatura corporal. Portanto, é natural caminhar um pouco mais devagar em dias muito quentes.

Preste atenção aos sinais que o seu corpo dá e, se sentir que está forçando demais, desacelere, respire e hidrate-se. Não coloque sua saúde em risco.

Outras Atividades na Praia

Além da caminhada, a praia oferece diversas outras opções de atividades físicas que podem ser realizadas ao ar livre, como:

Natação

Famosa por exercitar e refrescar o corpo como nenhuma outra atividade, a natação, quando feita em ritmo acelerado, pode eliminar por volta de 400 calorias em 60 minutos.

Esportes Coletivos

Muito comuns em brincadeiras na água, algumas modalidades de esportes, como futebol, frescobol e vôlei, melhoram o condicionamento físico e ainda ajudam a perder entre 600 e 700 calorias.

Corrida

Prática que trabalha os mesmos músculos da caminhada, mas exige um condicionamento físico mais forte, a corrida pode trazer bons resultados, eliminando 600 calorias em 30 minutos.

Conclusão

Caminhar na praia pode ser uma ótima opção de atividade física para quem quer aproveitar o verão e manter a saúde em dia. No entanto, é importante tomar alguns cuidados básicos, como escolher o horário adequado, ajustar a caminhada conforme o tipo de areia, escolher os tênis e roupas adequados e se hidratar corretamente.

Lembrando que antes de iniciar qualquer atividade física é importante consultar um médico para avaliar as condições de saúde e receber a orientação de um profissional que possa passar as instruções e as atividades adequadas ao corpo e objetivos de cada pessoa. Aproveite a praia como academia e fique em forma neste verão!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!