Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
CONHEÇA

Cachoeiras em Goiás: conheça as mais famosas

Você está pensando em viajar e ainda não definiu um destino? Veja por que Goiás deve ser escolhido, especialmente se você é fã de cachoeiras!

Mateus
24/01/2022 às 09:54.
Atualizado em 24/01/2022 às 10:28
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
 (Pexels)

(Pexels)

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Não é difícil reconhecer que o Brasil possui diversos lugares incríveis e bonitos para se conhecer: floresta amazônica, áreas de mata atlântica, ilhas paradisíacas, cerrado, pantanal, pampas gaúchos, serras, a caatinga, entre outros exemplos.

Há quem prefira mar e sempre visite o litoral, mas também é possível ter ótimas experiências com água no interior do país, a partir de cachoeiras. Se você adora essas quedas d’água, então o estado de Goiás é perfeito para a sua próxima viagem.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Esse lugar abriga paisagens impressionantes, desde montanhas até poços cristalinos, grutas, parques aquáticos, centros históricos e paisagens únicas. Você nunca pensou em visitar Goiás? Veja algumas cachoeiras imperdíveis!

Santa Bárbara

Essa é a cachoeira mais famosa da Chapada dos Veadeiros e é famosa por conter uma piscina de águas azuis cristalinas impressionantes. Ela fica localizada no município de Cavalcante, que abriga quase 70% de toda a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, unidade de conservação fundamental para a região e para o país.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Chegar até essa cachoeira não está entre as tarefas mais fáceis e exige disposição e planejamento. É preciso ir até o povoado Kalunga Engenho II, comunidade quilombola tradicional da região, onde começa o trajeto que leva até essa cachoeira.

Para chegar até Santa Bárbara e outras cachoeiras belíssimas perto, como a Capivara e a Candaru, é preciso contratar guia turístico obrigatoriamente. O mais comum é contratar algum guia da própria comunidade Kalunga, que podem ser contratados no Centro de Atendimento ao Turista do povoado. O atendimento ocorre por ordem de chegada e o preço é fixo.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Abade 

Essa cachoeira é uma das preferidas dos turistas que visitam a bela Pirenópolis, cidade situada a apenas 130 km de Goiânia e pode ser visitada com tranquilidade em um fim de semana. Ao chegar no Abade, você vai se deparar com uma piscina natural repleta de peixes.

A cachoeira do Abade tem uma altura de 22 metros e forma um poço de 900 metros quadrados com águas cristalinas belíssimas. Para visitar essa cachoeira, é preciso pagar, em média, R$ 40 (adultos) e metade disso (idosos e crianças).

Essa cachoeira fica em uma reserva, e a trilha mais longa e completa para chegar até ela tem 2.500 metros de trajeto. Existem alguns trechos com madeira, cascalhos e pedras, mas a trilha é aberta, de fácil visualização e cercada por muita vegetação. No caminho, os visitantes vão se deparar com belos mirantes, algumas cachoeiras pequenas e pontes pênseis.

Existe outra possibilidade de trilha, mais curta para quem tem dificuldades de locomoção ou está com menos tempo para chegar até a cachoeira do Abade. É um caminho pavimentado, com menos de 500 metros de extensão. Além desta cachoeira, neste pequeno percurso, os visitantes podem avistar outras, como a cachoeira do Canyon e o mirante das Andorinhas. 

Cachoeira da Abóbora

Essa é outra cachoeira belíssima, localizada no município de Caiapônia, no sudoeste do estado. Com uma altura de 52 metros, ela é um espetáculo, já que suas águas formam um véu branco que contrasta com o verde da vegetação e as rochas ao redor.

Essa cachoeira é de fácil acesso: basta percorrer uma trilha curta e simples. Ela é ótima para quem gosta de tomar um banho relaxante em um enorme poço. Ali ao lado, é possível visitar também a cachoeira da Samambaia. Para visitar os dois lugares com calma, é recomendado sair do local em que está hospedado pela manhã, para curtir tudo sem estresse e ainda ficar na cachoeira quando estiver mais ensolarado.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de vinte e oito anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por