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Brindes personalizados: ainda é uma boa ideia?

Qual é a relevância dessa ação de marketing em tempos atuais?

Mateus
Publicado em 10/02/2022, às 10h44 - Atualizado em 14/02/2022, às 16h34

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Em tempos longínquos, o rei romano Rômulo recebia galhos colhidos nos bosques para simbolizar votos de boa sorte para o novo ano que se iniciava. Essa é uma das primeiras evidências escritas do ato de presentear, gesto que foi disseminado pelos romanos e tem um papel importante dentro dos relacionamentos afetivos ao longo da história.

Presentear alguém reforça laços, eterniza momentos, demonstra afeto, torna uma data especial e é encarado como uma grande demonstração de gentileza, seja em relacionamentos amorosos, românticos, fraternos, políticos ou econômicos.

O ato de presentear é carregado de significados.

Isso nos leva a uma pergunta importante: com o advento da internet e todas as questões relacionadas ao marketing digital, será que entregar brindes personalizados ainda é uma boa ideia?

Motivos para entregar brindes personalizados

Presentear alguém gera a possibilidade de um olhar atento para a essência da outra pessoa. Isso é importantíssimo hoje em dia, onde as relações estão estremecidas por causa da quantidade absurda de informações, ofertas, promoções e cursos disponíveis no mercado digital.

Não se sabe mais o que é verdadeiro. As Fake News chegaram no mundo online como uma prova concreta disso.

Quando uma empresa decide presentear o seu cliente, atentando-se aos detalhes e descobrindo suas verdadeiras emoções, é como se uma pérola radiante se destacasse em um oceano azul de concorrentes.

Embora o mercado digital tenha se alastrado e esteja movimentando o poder econômico, o ato de presentear não perdeu o seu brilho. Muito pelo contrário: a era digital colocou em foco empresas que se preocupam de verdade com seus clientes, traduzindo essa preocupação com gestos simples, como a entrega de um brinde personalizado. 

Para simbolizar algo concreto, o presente precisa ter importância, ou seja, utilidade na vida de quem vai recebê-lo. Por exemplo: uma academia decide distribuir squeezes personalizados para novos alunos no ato da matrícula. Imagine o quanto esse presente será útil durante os treinos! 

Brindes personalizados não precisam ser caros, basta que tenham utilidade para servirem ao seu propósito!

Confira abaixo quais são os principais motivos para entregar brindes personalizados para clientes:

  • Reconhecimento de marca

Quando um brinde personalizado atende a uma necessidade, o cliente se torna um marqueteiro do negócio. Se ele ganha um guarda-sol personalizado, por exemplo, utiliza o brinde em viagens, carregando a marca para lugares que talvez não fossem atingidas de outra forma. Isso vale para qualquer espécie de brinde personalizado: toalhas de banho, toalhas para academia, copos personalizados, e assim por diante.

  • Excelente custo-benefício

Há um tempo atrás, uma das maiores indústrias de cosméticos do Brasil decidiu entregar pequenos frascos de amostras grátis de um produto muito cobiçado pelas mulheres. Tratava-se de um hidratante da linha de produtos mais caros. 

A estratégia deu certo: muitas mulheres que já eram adeptas da marca começaram a usar a linha de produtos da amostra grátis. Mulheres que não consumiam a marca passaram a comprar produtos daquela linha de cosméticos.

A empresa não gastou horrores com propaganda, mas através dos brindes personalizados viu suas vendas triplicaram no final da campanha. Percebe o poder por trás dessa estratégia?

  • Fidelização de clientes

A fidelização de clientes não acontece da noite para o dia. É preciso se dedicar ao máximo para mostrar aos consumidores que vale a pena continuar comprando um produto mês após mês, ano após ano. Mesmo clientes fiéis podem consumir de outras marcas, se elas oferecerem propostas irresistíveis.

Mas o ponto em questão é: presentear clientes antigos em datas especiais para ele, demonstra que a empresa zela por esse relacionamento. E mesmo que esse consumidor VIP passe a comprar de outra marca, ele vai indicar o seu negócio para outras pessoas. E com certeza vai voltar a consumir os produtos em algum momento.

Em quais ocasiões entregar os brindes?

Até meados do século XX, um anel de diamantes era apenas um presente caro. Hoje em dia, se um namorado presenteia sua namorada com um anel de diamantes durante um jantar romântico, ele passa uma mensagem clara: é um pedido de casamento.

Se o pedido não vem, a moça termina a noite frustrada. 

Esse exemplo simples indica o que? Que existe o momento certo para o presente certo. Veja algumas situações que podem ser usadas para distribuir brindes personalizados:

  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Aniversário de clientes VIPS;
  • Boas-vindas para novos clientes;
  • Natal;
  • Casamentos;
  • Nascimento de filhos;
  • Entre outros.

Para encontrar o presente ideal para a ocasião certa é necessário ter um olhar apurado em relação à sua persona. É preciso valorizar o afeto e a conexão. Não é o caso de sair por aí distribuindo canetas para qualquer pessoa que passe na frente do estabelecimento.

Entregar brindes personalizados envolve entender o outro, buscá-lo com um propósito, satisfazer suas vontades e embalar histórias. Somente assim a empresa criará laços e fortalecerá vínculos com seus consumidores.

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