De Tudo um Pouco

Bomba caneta submersa – manual completo

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 20/09/2023, às 18h00

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem de uma caneta a tinta - Freepik
Imagem de uma caneta a tinta - Freepik

A bomba caneta submersa trata-se de um tipo de bomba ideal para se conseguir água dos poços artesianos.

Estas bombas contam características que são bem específicas, e isso as faz ser ideais em situações determinadas, caso do uso delas em tubulações que possuem diâmetros com tamanho reduzido.

Além do uso nos poços artesianos, é comum também a aplicação destas bombas nos poços semi-artesianos, e muito disso está relacionado às características físicas do produto, que é cilíndrico, vertical e bem fino.

Esta bomba, portanto, cabe muito bem na estrutura de poços semi-artesianos e artesianos, visto que os mesmos praticamente só contam com o espaço para este equipamento.

Com esta bomba caneta, é possível conseguir encaminhar esta água desde o aquífero até o equipamento submerso para trazê-lo à superfície.

Para que você possa entender melhor este produto, trouxemos aqui um manual completo a respeito dele. Vamos lá!

Entenda o que é a bomba submersa

A bomba palito submersa, como diz o próprio nome, funciona sempre abaixo do nível da água, portanto, ela é instalada de forma submergida.

Esta bomba trabalha dentro de um líquido, que em geral é a água, de modo a bombeá-lo, portanto, ela deve manter-se sempre dentro deste líquido em questão.

As bombas canetas submersas são bastante conhecidas devido à facilidade para que sejam instaladas, removidas ou transportadas de um local para outro.

Fora a variação em relação ao tamanho, estas bombas também possuem diferenças quanto às velocidades e às próprias dosagens do bombeamento.

Deste modo, fica claro como você precisa escolher um modelo que realmente esteja de acordo com aquilo que precisa.

Qual é a finalidade de uma bomba caneta?

Uma bomba caneta pode ser instalada em diferentes reservatórios, como poços semi-artesianos e artesianos, nas cisternas e em reservatórios abertos, tendo como função principal bombear a água que está presente no interior desses locais.

Deste modo, a partir do trabalho desta bomba caneta, é possível abastecer residências, comércios, indústrias, entre outros locais de pequeno porte.

Elas podem ser utilizadas também para irrigar plantações, para abastecer fazendas que ficam a grandes distâncias das redes públicas, para escoar e drenar a água da superfície em diferentes tipos de segmentos, entre outros.

Os modelos das bombas canetas: Saiba quais a Ferrari possui

A bomba caneta, nos modelos disponíveis na Ferrari, podem ser de diferentes tamanhos ou polegadas, variando de 2 até 8.

A grande questão é que o tamanho das bombas deve estar relacionado diretamente com o diâmetro do poço no qual você vai instalá-la.

A Ferrari, pensando em atender ao seu público sem deixar ninguém desguarnecido, conta com catorze modelos de bomba caneta submersa.

Essa variedade tem como finalidade principal atender aos mais diversos problemas ou demandas, diferindo umas das outras em relação à potência, vazão, etc.

Veja a seguir quais são os tipos mais comuns de bomba caneta submersa comercializadas pela Ferrari:

  • Bomba caneta com 1cv: esta bomba é muito indicada para casos de operações que contem com uma pressão intermediária quando comparada com outros modelos. Ela tem como características alcançar uma submersão máxima de 100 metros, como as outras bombas, e três dezessete estágios
  • Bomba caneta com 2cv: esta é uma bomba que tem uma maior potência e uma pressão excelente, sendo ideal para as mesmas aplicações da anterior, porém, ideal para aquelas operações que exigem maior pressão

Além desses, a Ferrari ainda possui outros modelos de bomba tipo caneta que variam conforme a potência, sendo a de 0,5cv aquela ideal para operações com uma potência menor e a de 3cv com uma potência muito maior.

Por que é tão importante escolher a bomba ideal?

A escolha da bomba caneta submersa ideal é algo imprescindível, afinal, sem ela é impossível conseguir colocar em prática a operação que tanto deseja.

Um erro na escolha pode colocar em risco o motor da sua bomba, bem como gerar ainda outros problemas que vão trazer prejuízos para aquela operação e acarretar em gastos maiores.

Alguns problemas de escolher a bomba caneta errada são:

  • Você não conseguirá extrair a água corretamente
  • Você vai ter um fornecimento de água bem menor do que seria a capacidade máxima da bomba
  • Você perceberá que a bomba sofrerá com constantes vibrações
  • Você perceberá o motor sobrecarregando, o que pode levá-lo a queimar

Isso é importante, portanto, para mostrar como é fundamental que você escolha a bomba ideal para a operação que precisa e, mais do que tudo, compre o produto de uma empresa de confiança, como a Ferrari.

Conclusão

Como visto aqui, a bomba caneta trata-se de uma opção de alta qualidade para todos que desejam realizar operações em reservatórios de pequeno tamanho, caso dos poços artesianos. 

Neste texto, mostramos como é que funciona esta bomba, para que ela serve, seus principais modelos e explicamos ainda como é fundamental escolher o tipo certo conforme a operação que você vai realizar.

O que achou do conteúdo de hoje em um manual completo sobre a bomba caneta submersa?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!