BLACK FRIDAY

Black Friday no Brasil: veja como foi o evento nos últimos anos

Evento anual é a prova da capacidade do comércio e do consumidor brasileiro de se reinventar.

Henrique
Publicado em 16/03/2021, às 16h19 - Atualizado em 17/03/2021, às 08h47

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Tradicionalmente, a Black Friday acontece nos Estados Unidos, sempre na última sexta-feira do mês de novembro. O evento, por lá, marca o início da temporada de compras de Natal e acontece após o Dia de Ação de Graças, importante feriado no país.

O formato deste, que é considerado o dia D das promoções, entretanto, ficou famoso mundialmente e se espalhou por diversas outras regiões do globo. Por aqui, desde 2010, usa-se o termo oficialmente e a Black Friday no Brasil também já se tornou uma tradição importante para a população.

De toda forma, não existe nenhuma regulamentação em relação à data, e este é um evento auto organizado e descentralizado. Pode, dessa maneira, qualquer empresa, física ou digital, usar o termo e aplicar as promoções que achar convenientes na data.

Como tudo começou por aqui

A nossa primeira Black Friday, mais de dez anos atrás, foi totalmente online e teve uma boa receptividade na época, especialmente quando consideramos que naquele ano a adesão à internet não chegava nem perto do que é atualmente. 

Essa primeira versão da Black Friday, entretanto, funcionou em um site exclusivo, ao invés de no das lojas participantes. Durou por exatas 24 horas da sexta-feira, o dia em questão. Participaram do evento 50 lojas, nacionais e multinacionais com atuação no Brasil. O faturamento foi maior que o esperado.

Desde o começo, os organizadores deixaram claro que se inspiraram no modelo dos Estados Unidos e que queriam proporcionar aos brasileiros oportunidades de desconto semelhantes. No ano seguinte, em 2011, a Black Friday do Brasil faturou 100 milhões, o que representava, além de um número expressivo para a época, um aumento de 80% em relação ao ano anterior. A partir desse momento se entendeu que o evento era um caso de sucesso no país, a ser seguido todos os anos.

Ano após ano, a Black Friday em terras tupiniquins tem batido recordes de vendas. A razão para que isso aconteça é bem simples. A cada nova edição, novas lojas aderem ao modelo de promoções. Consequentemente, existem mais opções no mercado e bem mais concorrência: isso faz com que as lojas participantes disputem os clientes.

Essa disputa se dá, é claro, especialmente através dos preços baixos e das melhores condições de pagamento, além das ofertas. Isso fomenta a venda. Mesmo porque o que motiva as compras da Black Friday, de fato, é o baixo preço.

Com uma população cada vez mais acostumada com o evento e mais financeiramente educada sobre como economizar na Black Friday, sai na frente quem oferece o melhor produto e serviço.

A Black Friday na crise sanitária

Essa expressiva expansão da Black Friday gerou muitas incertezas e especulações em razão da crise sanitária que estamos vivendo. Como uma das principais recomendações para evitar o contágio é o distanciamento social, e o evento é conhecido por grandes aglomerações nas lojas, não estava tão claro, para alguns, de que maneira isso aconteceria.

Em 2020, o que experienciamos ao longo de todo o ano foi uma crescente absoluta do e-commerce. Serviços como delivery, streaming e e-commerce atingiram números nunca antes ocorridos em nenhuma modalidade de comércio online. Mesmo serviços como atendimentos médicos e psicológicos ganharam um novo fôlego através do online, já no início do ano. 

Isso, para alguns especialistas, era um indício de que a Black Friday poderia continuar batendo recordes caso se engajasse, de fato, com essa modalidade de compras. Muitos apontaram, ainda, a natureza digital do evento, uma vez que a sua primeira edição, em 2010, foi completamente online.

As previsões estavam certas. Segundo dados divulgados pela consultoria binacional Ebit Nielsen, em 2020 as vendas de produtos online na Black Friday cresceram cerca de 25% quando comparadas ao ano anterior.

Para 2021, já que a situação relativa à crise ainda é incerta, é difícil prever de que maneira o evento acontecerá. O que se pode afirmar, contudo, é que o comércio e o consumidor brasileiro estão preparados para oferecer e aproveitar os melhores descontos na data, que já se tornou uma das mais esperadas do ano.

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