BLACK FRIDAY

Black Friday: como seu e-commerce pode se preparar para a data

No dia 27 de novembro, ocorrerá o maior evento varejista do ano e, mais do que nunca, o comércio digital será o grande protagonista.

Henrique
Publicado em 09/11/2020, às 10h48 - Atualizado em 23/11/2020, às 15h56

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Pixabay
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Quando o assunto é Black Friday, um dos setores que mais se anima é o e-commerce. O aumento de tráfego on-line, acrescido de um amplo planejamento técnico, é fator de atenção para os varejistas, uma vez que o grande número de acessos simultâneos às promoções são capazes de desestabilizar servidores e até derrubar alguns sites, colocando toda organização comercial em risco. 

O atípico ano de 2020 requer cuidados redobrados. A adoção mundial de modelos remotos, como o home office e o ensino à distância, além do isolamento social,  foi responsável por uma ampliação exponencial no consumo de internet banda larga. 

Um dos desdobramentos mais notáveis desse cenário foi observado no crescimento do volume de compras on-line, tendo em vista que a opção tomou proporções de necessidade.

Segundo dados do índice MCC-ENET, captados pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie, em comparação com o mesmo período de 2019, o comércio digital de junho apresentou aumento de 110%. 

De acordo com a ferramenta de marketing Think With Google Brasil, 51% dos brasileiros que compraram on-line esse ano pretendem continuar com o hábito. As porcentagens apresentadas dão noções sobre a relevância, cada vez mais indispensável, do comércio on-line. 

Dessa maneira, é extremamente importante que as lojas e as empresas estejam preparadas, estrutural e administrativamente, para a gradativa predominância e manutenção do e-commerce. 

Segurança

Para toda ação, há sempre uma reação. A conhecida lei física não escapa do universo on-line. O crescimento digital atraiu milhares de novos usuários, fato que fomentou a ação de hackers. Somente em 2019, redes de varejo on-line foram vítimas de mais de 10 bilhões de tentativas de roubo, grande parte visando dados de login dos clientes.

Essa categoria de fraude, em que robôs procuram brechas para cometer os golpes, vem se tornando alvo principal dos criminosos. Assim, o mercado de dados pessoais ganha cada vez mais valor dentro do marketing digital — na mesma proporção em que a eficiência de exploração desses invasores.

Então, para garantir que seu comércio não sofra ataques e opere sem adversidades, principalmente, durante períodos de altas nas vendas, é imprescindível possuir sistemas de defesa, barreiras que auxiliam no funcionamento operacional do site, sem impactar a experiência do usuário. 

As principais medidas de proteção são conferidas por intermédio do gerenciamento de bots, ferramentas capazes de reconhecer a ação de robôs externos nos terminais de autenticação, interrompendo qualquer atividade suspeita. 

Inspecionar todos os parceiros do seu site, novos ou recorrentes, procurando qualquer tipo de falha, e revisar códigos-fonte em busca de vulnerabilidades também são atitudes sensatas. 

Outra providência importante a ser tomada é a monitoração do comportamento do navegador quando se acessa determinado site. Essa simples precaução pode detectar diversas ameaças, além de preservar a experiência pessoal do cliente. 

Experiência

Dentro do universo comercial, a economia é fator de influência, sobretudo, quando se trata de eventos como a Black Friday. Devido à crise sanitária e à instabilidade imposta por ela, grande parte das pessoas está reservando suas economias, esperando o momento ideal para aproveitar as melhores oportunidades e, finalmente, concretizar suas compras.

Por outro lado, esse cenário implica na lei de oferta e procura, desdobrando-se no aumento da concorrência entre as marcas. Segundo informações obtidas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, nos primeiros cinco meses de 2020, o e-commerce nacional cresceu 60%, representando 5,8% de todo o varejo do país. As projeções indicam que até dezembro esse percentual atinja 8%. 

Nesse âmbito, é preciso vencer pela prática, oferecendo soluções eficientes para os usuários, por meio de experiências atraentes e confiáveis, trazendo o cliente mais próximo possível da experimentação física. Basicamente, imagens, vídeos, descrições detalhadas, conteúdos otimizados e produtos de qualidade a preços justos são a fórmula do sucesso.

Otimização

Durante a Black Friday, 2019 apresentou um desempenho 25% maior que o registrado em 2018. Este ano, o crescimento deve ser ainda mais expressivo. Independentemente do setor que você opera, chegou o momento de focar no e-commerce, fortalecendo o planejamento e as ferramentas utilizadas. 

Realize pesquisas de mercado, traçando perfis de clientes, explorando as principais demandas dos usuários e oferecendo soluções à altura. Lembre-se que os níveis de tráfego são aumentar consideravelmente, então, esteja preparado para isso. Busque otimizar seu conteúdo, deixando-o compatível para plataformas mobiles e aplicativos, agilizando processos e evitando a inatividade — afinal, o foco é a conversão.

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