Benefícios do brincar e por que evitar a adultização das crianças

As habilidades desenvolvidas na infância são essenciais para a vida adulta

Mateus
Publicado em 16/11/2022, às 11h04 - Atualizado em 21/11/2022, às 13h18

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Você se lembra de quando era criança? Das brincadeiras que brincava, de quantos amiguinhos tinha, de como era bom ter a mãe e o pai cuidando de você e recebendo toda aquela atenção especial? 

Todas essas lembranças até deixam o nosso coração quentinho, pensativos de como tínhamos liberdade de ser quem queríamos, de sonhar o que iríamos fazer quando adultos. Essa é uma fase muito importante para qualquer criança, visto que é nesse momento que ela está aprendendo e se desenvolvendo, e não precisa se preocupar com o mundo à sua volta.

No entanto, hoje vemos que está mais comum a adultização da criança. Algumas pessoas podem até achar bonito uma criança se maquiar ou ficar feliz com a agenda cheia de atividades do filho. No entanto, crianças precisam ser crianças e estimular brincadeiras para cada fase dos pequenos. Isso faz com que a criança cresça de forma natural e saudável, aproveitando cada momento.

A importância de cada etapa

Evitar acelerar as etapas da vida é necessário em qualquer idade. Até mesmo quando somos adultos, precisamos viver cada etapa e aproveitá-la, independentemente de qual seja. Quando somos adultos, enfrentamos muitos desafios, temos cobranças do mundo e para podermos enfrentar isso da melhor maneira, nossa mente precisa estar preparada.

É por isso que a criança precisa viver o tempo dela. Cada etapa terá um reflexo no desenvolvimento e na saúde mental e física do indivíduo em formação, por isso uma fase pulada pode trazer problemas futuros. 

É comum que os pais se preocupem com o futuro dos filhos, mas isso acarreta em pontos como pais que delegam diversas tarefas a elas, fazendo com que elas não possam aproveitar os momentos de brincadeira ou o  momento de se relacionar com outras crianças. 

A criança precisa viver e descobrir o mundo a sua volta, precisa aproveitar a inocência inerente dessa fase e usar a imaginação e a curiosidade para poder se divertir mais ainda. Quando brinca, ela desenvolve o emocional e o social, o que faz com que ela se abra para seus sentimentos e possa tornar-se um adulto mais maduro no futuro.

Adultização das crianças

A adultização é a aceleração das fases da vida da criança, não permitindo que elas sejam crianças, até mesmo forçando que as etapas sejam antecipadas, sobrecarregando os pequenos com tarefas, como cursos, aulas e várias outras atividades que não deixam um espaço para criança brincar.

Os estímulos adultos podem afetar o seu desenvolvimento psicológico, criando inseguranças e traumas e fazendo com que eles já se sintam “grandinhos” o suficiente para fazer o que quiserem. 

É na fase da infância que acontece todo o aprendizado, como coordenação motora, memorização, comunicação e comportamento, e quando aceleramos essa fase, a criança pode não se desenvolver corretamente, correndo-se o risco de ainda gerar traumas aos pequenos, pois eles criam bloqueios e evitam que o cérebro faça as conexões necessárias.

Por isso, quando colocamos características adultas nessa fase, prejudicamos o desenvolvimento infantil e consequentemente surgem adultos frustrados, que não sabem lidar com as coisas, ou seja, surgem adultos infantis.

Benefícios do brincar

Brincar pode trazer muitos benefícios na fase infantil, como melhora do bem-estar cognitivo, emocional, social e físico. Através de brincadeiras, as crianças podem aprender mais sobre si e o mundo, além de desenvolver algumas habilidades como:

  • confiança;
  • autoestima;
  • interação;
  • comunicação;
  • independência;
  • habilidades sociais;
  • curiosidade;
  • responsabilidade;
  • respeito;
  • criatividade;
  • habilidades físicas, emocionais e motoras.

Cada fase é importante para criarmos adultos melhores no futuro. Por isso, deixe que as crianças aproveitem a fase delas e conheçam o mundo da melhor maneira.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!