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Avaliação de Desempenho: O que é e como funciona?

Descubra como aplicar o método na sua empresa e seus benefícios

Mateus
Publicado em 16/09/2021, às 10h06 - Atualizado às 13h53

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Toda pessoa que tem como objetivo subir de cargo ou simplesmente dar o seu melhor durante o horário de trabalho, em algum momento de sua vida profissional, acaba passando pelo processo de avaliação de desempenho.

E muitos ainda têm medo desse período. Alguns por não saberem exatamente o que é, outros por terem medo de receber críticas. Mas a verdade é que, independentemente da pessoa, medir o seu desempenho é fundamental em qualquer trabalho.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje abordará e se aprofundará em como funciona a avaliação de desempenho, o que ela é, quais os tipos mais comuns de avaliação, além de alguns benefícios adquiridos através delas.

Seja na venda pallet usado madeira ou até mesmo na quantidade de clientes que compraram através de sua negociação, todos estamos sendo avaliados o tempo todo quando estamos em um ambiente empresarial.

Desde a maneira como nos comportamos no meio em que estamos atuando, até mesmo em nossas reações e atitudes ao receber uma notícia não tão boa. Isso é normal no mundo dos negócios, mesmo que nem sempre seja tão explícito.

Porém, o objetivo de qualquer empresa é, de certo modo, lucrar para conseguir continuar mantendo seu trabalho ativo, além das tarefas comuns, como cuidar de suas instalações, pagar os colaboradores em dia, entre muitos outros exemplos.

Mas não são todos que conseguem desempenhar o seu papel dentro do setor de insumos para máquina de café vending, por exemplo, e a gestão somente saberá disso a partir de avaliações de desempenho em seus colaboradores.

Mas afinal, o que é uma avaliação de desempenho e como ela funciona? A resposta dessa e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir.

O conceito de avaliação de desempenho

Antes de mais nada, é importante entender o que é esse termo que vem sendo mencionado desde o início do texto, para que assim, tudo fique mais claro em sua mente.

De forma simples e direta, a avaliação de desempenho é o processo de medição do quão bem alguma pessoa consegue realizar determinada ou determinadas tarefas, muito utilizada por setores de gestão de recursos humanos em diversas empresas.

Podendo aplicar o método desde empresas que oferecem serviço de motoboy até serviço de consultoria ambiental, essa avaliação mensura a performance de um ou mais colaboradores dentro de um período de tempo estabelecido pela gestão.

Porém, os métodos para avaliação são preestabelecidos com os colaboradores durante o primeiro aviso do período onde elas começam. Em outras palavras, ao avisar o funcionário sobre o que está sendo feito, é possível alinhar as expectativas dele e da empresa.

Conheça alguns modelos de avaliação

Pensando nisso, é possível separar algumas avaliações que são mais conhecidas no mundo dos negócios e que, talvez, durante a pesquisa de um sistema de gestão para franquias, você possa ter visto. Elas são:

  • Avaliação 180º;
  • Avaliação 360º;
  • Observação direta;
  • Avaliação por competências;
  • Avaliação comportamental;
  • Autoavaliação.

Claro que qual será aplicada, em qual período e qual melhor se adequa a realidade do seu negócio, irá variar muito de empresa para empresa. Mas as acima destacadas são as que mais chamam a atenção de diversos tipos de negócios ao redor do país e do mundo.

Avaliação 180º

Peguemos, por exemplo, a avaliação 180º. Ela tem como principal objetivo fazer uma avaliação conjunta entre o gestor e o colaborador, fazendo com que cada um preencha um formulário e depois discuta sobre pontos em comum e pontos divergentes.

Por isso o feedback é essencial em qualquer setor de trabalho e, mesmo as empresas que trabalham com destinação de resíduos devem entender o impacto desse processo para a empresa toda, afinal, quando os setores estão harmonizados, a empresa também está.

Avaliação 360º

Já quando pensamos na avaliação 360º, ela já é menos comum em algumas empresas, pois utiliza tanto o gestor, quanto colaboradores, clientes e até mesmo parceiros para avaliar todo um processo metodológico ou algum outro fator do negócio.

É por esse motivo também que a ideia se chama 360º, porque engloba todos que são importantes para o andamento do trabalho.

Observação direta

A observação direta é a mais comum e deve ser usada como complemento para a avaliação de desempenho, não como única fonte, podendo ser essencial para entender se o colaborador está com uma performance aceitável na venda de plantas exóticas, por exemplo.

Trata-se de apenas observar o dia a dia do indivíduo e ver se suas atitudes estão dentro do esperado pela sua organização.

Avaliação por competências

Já a avaliação por competências é muito utilizada, até mesmo, em processos seletivos, onde é analisada a competência da pessoa em determinada tarefa, a sua habilidade em desempenhá-la e a atitude do profissional em relação ao trabalho.

Normalmente, é feita por questionários que possuem perguntas técnicas para entender como a pessoa reagiria a determinadas situações e como as resolveria, mostrando se é ou não capaz trabalhar com, por exemplo, bloco de anotações personalizado empresa.

Avaliação comportamental

No caso da avaliação comportamental, como o próprio nome já diz, busca entender como o colaborador reagiria em determinadas situações e se o seu comportamento, mediante a elas, condiz com o esperado pela empresa na qual ele presta serviços.

Autoavaliação

A autoavaliação já é bem mais difícil de ser feita sem a orientação devida e, é muito utilizada por gestores e o departamento de recursos humanos das empresas como forma de exaltar ao seu funcionário os seus pontos fortes e fracos, normalmente ao responder um formulário.

Independentemente de qual delas utilizará ou complementará em seu negócio, todas são importantes e podem ser a diferença em melhorar e incentivar o seu colaborador a ser um exímio vendedor na arte de encontrar um aluguel de caçamba preço, por exemplo.

Entenda como aplicar a avaliação de desempenho

Assim como qualquer decisão empresarial, não seria investido nessa área se ela, de fato, não trouxesse uma vantagem ou benefício às empresas, podendo ser algo relacionado à capital, otimização de tempo e espaço, ou aumento da autoridade e relevância no mercado.

Ficou entendido que todas as avaliações são realizadas de modo que possa entender o que o colaborador está fazendo no momento e onde ele precisa chegar, mensurando seus esforços nesse meio através de testes, observações e entendendo melhor sua forma natural de agir e trabalhar.

Portanto, verifique nos tópicos abaixo algumas maneiras de aplicar as avaliações destacadas ao longo do texto.

01 - Defina o método que será utilizado

Nessa etapa, você entenderá qual o objetivo da organização e as necessidades, tanto dos gestores quanto dos colaboradores. Para isso, é necessário entender como cada ambiente, setor ou área funciona, decidindo qual avaliação aplicar em cada um deles.

Por exemplo, de nada adianta aplicar uma avaliação 360º em um setor onde as pessoas não têm o hábito de avaliarem uns aos outros. Portanto, utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto a seu favor e decida a que melhor reflete o seu negócio.

02 - Capacite os seus colaboradores

É importante explicar e capacitar todas as pessoas que utilizarão a ferramenta de análise para que consigam desempenhar um bom papel dentro dos seus conhecimentos e competências. Não dê o peixe, ensine a pescar.

Não adianta o funcionário ter todo tipo de competência e saber muito sobre as diversas estratégias do seu negócio se sua empresa não o capacita para ser um bom colaborador e trabalhar de acordo com as suas diretrizes. Isso precisa estar bem claro para ambos.

03 - Faça ajustes ao longo do caminho

Após aplicar pela primeira vez a sua avaliação, será possível avaliar diversas informações que vão além dos resultados obtidos, e elas são as dificuldades e problemas durante o processo de avaliação.

Colete as dúvidas, dificuldades, possíveis erros cometidos pelo sistema ou pelo colaborador que aplicou a avaliação, e ajuste o máximo que puder para que tudo comece a ficar do jeito que o seu negócio espera.

Dificilmente conseguirá fazer isso em uma primeira tentativa, mas só de conseguir a informações do que está sendo efetivo e do que não está, já é o suficiente para explorar os pontos fortes e fracos de suas avaliações.

Considerações finais

O texto de hoje abordou o que é uma avaliação de desempenho, como ela é importante, como funciona, qual o seu impacto na rotina de uma empresa, alguns benefícios que se tem ao investir nessa prática e os tipos mais comuns de avaliações.

Claro que muito disso dependerá de qual tipo de negócio a sua empresa oferece ao mercado, qual o clima que criou para os colaboradores, dificuldades da demanda, possíveis insatisfações com o trabalho, dentre diversos outros motivos.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto e aplique-as à realidade da sua empresa, buscando explorar os pontos fortes e melhorar os que ainda não são tão bons assim, avaliando o seu colaborador e fazendo-o melhorar ainda mais a sua performance.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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