Aumente a visibilidade da sua confeitaria

Confira dicas de como usar as redes sociais

Mateus
Publicado em 28/07/2022, às 10h33 - Atualizado às 13h36

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As aulas serão ministradas pelo Senai e acontecem de 23 de fevereiro até 10 de março Bolo Mãos segurando um bolo confeitado - Pxhere
As aulas serão ministradas pelo Senai e acontecem de 23 de fevereiro até 10 de março Bolo Mãos segurando um bolo confeitado - Pxhere

Seus doces têm um gosto incrível e você também capricha no visual e serviço, mas, no final, poucas pessoas estão consumindo seus produtos. Se você se identificou com essa história, ou quer tornar sua confeitaria ainda mais popular, está na hora de aprender como mudar o jogo através do uso das redes sociais. 

Mais do que nunca, estar presente nas redes sociais é um necessário para construir uma imagem de confiança, transparência e para que os futuros clientes possam conhecer mais do seu trabalho, decidindo não apenas olhar seus produtos, mas consumi-los. 

Então, se você quer saber como usar as redes sociais a seu favor, continue lendo e descubra como começar a trazer mais clientes para seu estabelecimento!

Por que e como começar a usar as redes sociais?

As redes sociais são essenciais para que qualquer estabelecimento aumente seu público, além de te permitirem estar em contato direto com seus clientes, interagindo com eles e sanando possíveis dúvidas. 

Com isso, se você optar por abrir vendas online com sistema de entregas, o seu público pode crescer ainda mais. Tudo isso sem precisar de um site, somente através de ferramentas do WhatsApp ou Instagram, por exemplo. 

Mas como começar? Para aqueles que não costumam usar as redes sociais, só olhar o que os outros postam, pode parecer complicado, mas você tem duas alternativas para trazer sua confeitaria às redes sociais: estudar ou contratar alguém. 

Hoje, não é difícil encontrar pessoas que trabalhem como social media. Assim, se você não conhece absolutamente nada sobre redes sociais nem tem tempo de aprender, a opção é confiar em um profissional, cujo trabalho é gerir as contas da sua confeitaria. 

Mas se você mesmo (a) prefere pôr a “mão na massa”, pode começar criando uma conta profissional, destinada exclusivamente ao seu estabelecimento. Depois, olhe as contas de outros estabelecimentos famosos, vendo sobre o que é tratado, se postam todos os dias e qual é o tipo de conteúdo. 

Anote tudo o que pode ser interessante para você trazer aos seus seguidores e experimente usar todas as ferramentas das redes sociais, para gerar mais resultados.

Como alcançar mais pessoas e transformá-las em clientes

Agora que você já conhece o básico em termos de marketing digital, pode começar a trazer mais informações sobre a sua confeitaria em cada postagem. Mesmo que você contrate uma pessoa para ser responsável pelas redes sociais do seu estabelecimento, ainda terá trabalho, já que é você quem entende desse tipo de negócio.

Por isso, confira formas de alcançar mais pessoas com seus conhecimentos na cozinha.

Faça postagens visualmente atraentes

Seus doces podem ser até os mais gostosos do bairro, mas se as imagens usadas não forem tão atrativas visualmente quanto o sabor dos bolos e outros produtos, o cliente pode escolher outro lugar para comprar. Assim, capriche nas fotos que serão postadas, cuide da estética, afinal, os internautas “comem com os olhos” primeiro. 

Se a postagem for informativa, com cards contendo texto, além da imagem, certifique-se de que a fonte seja de fácil leitura, tenha um bom tamanho e cores legíveis.

Além disso, caso sua empresa já tenha uma identidade visual, como logomarca e paleta de cores, use-as para reforçar a sua marca também no meio virtual. 

Aposte em conteúdo relevante

Postagens bonitas são necessárias, mas, além de serem visualmente atraentes, devem trazer algum conteúdo relevante e agregar algo ao cliente. 

Assim, pense em trazer dicas para outros confeiteiros ou amantes de doces, guias informativos ou mesmo alguma curiosidade. Tudo isso fará com que seu público interaja mais com seu conteúdo, comentando e compartilhando com outras pessoas. 

Tenha um cardápio virtual

Mesmo que você não venda online, ter um cardápio virtual é importante para evitar conversas apenas para saber o preço. Assim, trazendo uma foto, com descrição e preço dos seus produtos, os clientes já sabem exatamente o que esperar da sua confeitaria.

Organize uma agenda de publicações

Em algumas plataformas, como o Instagram, o usuário tem acesso a dados, como período de maior atividade dos seguidores e quais conteúdos renderam mais interação em determinado período. Com base nisso, organize quais conteúdos postar e em que horário. 

Pode parecer trabalhoso, mas organização é essencial para trabalhar nas redes sociais e garantir que um conteúdo que deu trabalho para ser concluído não caia em esquecimento. 

Ferramentas pagas 

Já pensou em usar ferramentas pagas, como anúncios direcionados? Se não pensou, considere esta opção. Em cada rede social, elas funcionam de maneira diferente e têm preços variados, por isso, antes de escolher, estude as melhores opções. 

Já passou por alguma situação em que queria comprar alguma coisa e, nas suas redes sociais, vários dos anúncios eram sobre esse item? É isso que as ferramentas pagas fazem, trazem o seu nome àqueles que têm interesses em doces e confeitaria. 

Não desista 

Criar conteúdo pode parecer difícil e nem sempre renderá o engajamento que você pensou, mas as redes sociais funcionam bem para quem sabe ter paciência e organização para manter as postagens. 

Por isso, não desista, caso não alcance uma meta de seguidores em pouco tempo. Saiba que, independente da quantidade de curtidas, seu trabalho nas redes está ajudando a construir sua reputação no meio digital. 

Pode parecer difícil para um confeiteiro conciliar o mundo dos doces com o das redes sociais, mas estar presente no Facebook e/ou Instagram, por exemplo, auxilia na divulgação, além de gerar credibilidade e confiança da sua confeitaria, já muitos olham mais as redes sociais do que os sites dos estabelecimentos. 

Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo que pode te dar uma força, seguindo sua confeitaria nas redes sociais.

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