As tendências do marketing digital para 2023

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 26/04/2023, às 15h11 - Atualizado às 17h02

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O marketing digital é uma realidade para todas as empresas que possuem um negócio na internet. Ano após ano nos deparamos com novidades no mercado, afinal essa é uma prática marcada pela suas transformações.

Por isso é importante que as empresas estejam atentas para todas as mudanças do mercado, isso é fundamental para que elas não fiquem para trás e acabem perdendo espaço para a concorrência.

O ano mal começou, mas saiba que o universo do marketing digital já está repleto de novidades. Quer saber um pouco mais sobre o que 2023 promete? Continue lendo este artigo.

Aqui você será apresentado para as melhores estratégias de marketing, além de entender porque elas são importantes para o crescimento da sua empresa. Boa leitura!

O que é marketing digital?

Antes de entender as tendências que prometem para o ano de 2023, é importante que você saiba o conceito por trás do marketing digital, tenha você uma loja de materiais de construção ou de limpeza pós-obra, é importante saber mais sobre o assunto.

Bom, podemos definir o marketing digital como um conjunto de estratégias aplicadas nas plataformas digitais, que são:

  • Sites;
  • Blogs;
  • E-mails;
  • Redes sociais.

O objetivo principal do marketing digital é promover a marca, além de criar um relacionamento com o público e gerar oportunidades de negócio, sempre focando no valor para o consumidor e procurando satisfazer seus desejos e necessidades.

É através do marketing digital que as empresas adotam uma série de atividades e processos sempre com o intuito de criar ofertas e conteúdos de valor para o seu público, tudo isso isso executado através de estratégia de:

  • Alcance;
  • Engajamento;
  • Conversões.

Podemos dizer que o marketing digital é uma evolução do marketing tradicional, pois todas as ações de comunicação são feitas no ambiente digital.

As principais tendências de marketing

Bom, agora que você já entendeu tudo sobre o que é marketing digital, vamos para o assunto principal deste texto e ver um pouco mais sobre as tendências de mercado que irão ajudar a sua empresa a alavancar as vendas.

Estamos vivendo uma verdadeira revolução no mercado de consumo e no comportamento dos consumidores, e devido a isso empresas de diversos setores, sejam de pet shop ou de piso vinílico, estão buscando formas de se adaptar a essa nova realidade.

Afinal as expectativas do público são diferentes e com isso todas as campanhas desenvolvidas pelas marcas precisam estar alinhadas às necessidades dos seus clientes e a essa nova realidade do mercado.

Pois é justamente isso que faz com que um cliente escolha uma marca de cerâmica antiderrapante do que a outra, por isso é essencial que as empresas estejam atentas às tendências do marketing digital.

Veja a seguir quais são as tendências que irão bombar em 2023.

Big Data

O Big Data é uma grande revolução e vem se tornando significativamente mais importante a cada ano, principalmente para as empresas, afinal atualmente contamos com inúmeras informações e elas precisam ser tratadas da melhor forma.

Pense em quantos dados diários uma empresa de portaria remota recebe por dia. Além de serem tratados, eles precisam ser armazenados de maneira correta, ainda mais devido às mudanças de leis de privacidade que entraram em vigor.

Dessa forma, todos os dados que forem recolhidos, seja do acesso ao seu site, campanhas ou até mesmo aqueles disponibilizados pelos clientes, precisam ter uma atenção a mais, e é justamente nesse sentido que o Big Data se torna tão essencial.

Comunicação mais simples e rápida

Cada vez mais as pessoas querem ter acesso às informações de uma forma simples e fácil, ninguém quer ler um texto grande sobre placas de sinalização de incêndio se podem ter acesso a essas informações em um conteúdo curto.

Isso ocorre porque as pessoas estão cada vez mais acostumadas a consumir vídeos curtos em suas redes sociais, condicionando os consumidores a não terem mais paciência para ficar tanto tempo esperando uma informação concreta.

Por isso, se você deseja impactar o seu cliente e fazer com que ele preste atenção no seu conteúdo sobre andaime fachadeiro, planeje vídeos curtos e conteúdos objetivos, para conversar com o seu consumidor de uma melhor forma.

Saiba que até as estratégias de SEO estão optando por conteúdos mais curtos e rápidos no ano de 2023, e saiba que essa é uma tendência que veio para ficar.

Conteúdos imersivos e interativos

Assim como os conteúdos rápidos e instantâneos, os consumidores estão cada vez mais atrás de conteúdos imersivos e interativos, consumindo-os em múltiplos formatos.

Por exemplo, vendo a transmissão de um podcast, interagindo com um vídeo ou fotos as pessoas estão cada vez mais conectadas e consumindo diversos conteúdos ao mesmo tempo.

Por isso é importante que a sua empresa esteja atenta e crie cada vez mais conteúdos em que essas pessoas possam interagir, seja através de QR Code, de ações em suas redes sociais ou outros.

Marketing de influenciadores

Não é de hoje que os influenciadores se transformaram em peças-chave para as estratégias de marketing, afinal eles são capazes de conversar com um maior número de pessoas e fazer com que elas conheçam sua marca.

Saiba que não é preciso ter uma marca grande para contratar esses influenciadores, existem pequenos criadores de conteúdos que conseguem abranger o seu público e tornar essa estratégia muito eficiente.

Essa é uma prática que funciona muito bem, pois esses criadores de conteúdo funcionam como uma espécie de amigo que dá dicas de onde comprar os melhores produtos.

Afinal, você não irá adquirir uma porta de alumínio com vidro de uma marca que não conhece, mas com uma boa indicação de alguém que conhece do assunto, tudo fica mais fácil, não é mesmo? Por isso que o marketing de influência é tão importante.

Marketing e vendas cada vez mais juntos

É preciso que você entenda que o setor de marketing e as vendas têm que andar lado a lado, afinal um depende do outro, por isso não dá mais para gerar leads sem critérios de vendas.

É essencial que o marketing e as vendas trabalhem juntas, planejando, analisando e se responsabilizando pelos processos, só com esse trabalho em conjunto que uma empresa de concreto bombeado, por exemplo, conseguirá crescer no mercado.

Um marketing eficiente precisa analisar o funil inteiro, ou seja, desde o momento de compra até o pós-venda, sempre buscando melhorar sua estratégia. É justamente nesse sentido que entra o setor de vendas.

Para te ajudar nesse processo, é essencial que você tenha as ferramentas de marketing e vendas integradas, dessa forma essas equipes irão conseguir trocar as informações necessárias.

Foco na experiência

O que isso quer dizer exatamente? Bom, como estamos acompanhando, o perfil de consumidor tem mudado a cada ano, dessa forma eles estão mais exigentes e esperando que as empresas entendam suas necessidades.

Por isso, para conseguir se diferenciar dos seus concorrentes, é importante que a sua empresa utilize dados para personalizar a experiência dos seus clientes, com isso esse usuário terá um maior nível de satisfação e um relacionamento mais concreto.

Com isso você mostra para os consumidores que na sua empresa eles irão encontrar o que realmente precisam, quase como se o produto ou serviço fosse feito sob medida para eles, satisfazendo todas as suas necessidades.

A criatividade é uma tendência que não sai de moda

É muito importante sim seguir as tendências do mercado, afinal são elas que ditam o comportamento dos clientes e como o universo online está se transformando, mas para além disso é preciso que a criatividade seja a sua melhor companheira.

Por isso é fundamental que você entenda o seu negócio e saiba as coisas que funcionam para ele, pois tendência nenhuma consegue identificar o perfil do seu consumidor e como você consegue se comunicar com ele.

Saiba que as tendências são indicativos para te ajudar a planejar as suas estratégias, mas você não pode nunca abdicar da sua criatividade, pois é ela que te diferencia dos concorrentes.

Para além disso, nunca copie a campanha de uma marca ou uma estratégia que funcionou para determinada empresa, pois as tendências que deram certo em outros negócios não são garantia que funcionarão para você.

Sem contar que copiar as estratégias dos outros pode limitar a sua capacidade de produzir coisas novas e criar ações e campanhas que se comuniquem com o seu público, afinal os seus consumidores são únicos e precisam ser tratados como tal.

Por isso essas tendências só funcionam para aquela empresa que entende o seu público e com isso utilizam os seus mecanismos para atender às suas necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!