Usar o ventilador de teto é aprender mais sobre o que é o exaustor. Explicamos de maneira simples durante o conteúdo, confira!
O ventilador é um grande amigo do lar, em dias quentes ele tem uma grande função: ventilar os ambientes a fim de deixar o mais fresco possível. Ou seja, esse é um item que não pode faltar em casa, pois a temperatura agradável e o conforto andam lado a lado.
De fato, para garantir que essa combinação seja perfeita, o ventilador é a melhor opção. Além do investimento baixo, a economia de energia é inegável comparada ao ar condicionado e os climatizadores, por exemplo. Mas, ele também tem uma versatilidade que poucos conhecem.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre os ventilados, inclusive uma coisa que poucos sabem, a funcionalidade do exaustor, indo além da parte de refrescar o ambiente. Continue a leitura para saber mais!
Ao começar a se movimentar, as pás do ventilador deslocam o ar, criando uma corrente de vento, isso é simples. Esta corrente quando entra em contato com a pele, gera uma troca de calor que promove uma sensação de refrescamento.
O ventilador é responsável por fazer com que o ar evapore na pele, se tornando a principal maneira de eliminar todo o calor que a pessoa está sentindo. Estima-se que os ventiladores podem reduzir a sensação térmica de um ambiente em até três graus grando estão ligados.
Os ventiladores promovem uma corrente de ar direta, portanto, o vento criado através desse eletrodoméstico pode ser sentido pelas pessoas que estão no ambiente. Além disso, é preciso ter atenção para alguns detalhes na hora de escolher o certo, como a altura do ventilador, quantas pás ele tem e o consumo.
O exaustor é o responsável por trocar o ar quente de um ambiente pelo ar frio. O ar quente é mais leve e por conta disso ele se concentra na parte de cima de qualquer cômodo e o que o exaustor faz é deslocar esse ar quente para fora do ambiente, seja ele por meio de coifas ou da própria janela.
Porém, é sempre bom lembrar que a eficácia do exaustor vai depender bastante da temperatura externa, pois ele troca o ar que está dentro de casa pelo ar de fora. Ou seja, em dias que está muito calor e um clima abafado, o ar de fora também está quente, parece até que o exaustor não está funcionando.
Além de ajudar no controle da temperatura, o exaustor pode ser combinado com outros itens, como os filtros, por exemplo, ajudando a melhorar a qualidade do ar do ambiente. Outro ponto importante é que os valores, modelos e tamanhos do exaustor podem variar de acordo com o modelo de aplicação.
Em aplicações industriais, por exemplo, os exaustores podem ser peças fundamentais que ajudam a melhorar a segurança e o bem-estar dos colaboradores na fábrica.
Como mencionamos acima, os exaustores podem ser aplicados em diversos ambientes, sejam eles em casa ou em fábricas. Enquanto o ventilador promove uma carga de ar concentrada, o exaustor faz a distribuição desse ar pelo ambiente de maneira uniforme.
Além disso, com o exaustor, o vento não é sentido diretamente na pele das pessoas e não provoca nenhum incômodo. Ele é um equipamento perfeito para ser aplicado em ambientes para purificar o ar, trocando o ar interno pelo externo e trazendo mais conforto para as pessoas.
Muitas pessoas não sabiam da sua funcionalidade, mas tinham em casa um ventilador de teto, por exemplo. Ou seja, ele pode ser até melhor que o ventilador às vezes, trocando o ar quente do ambiente por um ar mais fresco.
Comentários