APRENDA

Apartamento com jeitinho de casa: aprenda a transformar o seu

Aprenda a deixar seu lar o mais confortável possível

Mateus
Publicado em 29/09/2021, às 09h57 - Atualizado em 30/09/2021, às 12h06

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Muitas pessoas vivem suas vidas todas em uma casa, mas devido a necessidade de mudança ou oportunidades que surgem no decorrer da vida, acabam tendo que se mudar para um apartamento no centro da cidade.

Muitos são os motivos que fazem com que as pessoas se mudem para apartamentos, podemos pensar de imediato na conquista de uma melhor qualidade de vida, já que os apartamentos podem ser relativamente mais próximos do trabalho.

O que ocorre muitas vezes é aquela boa e velha saudade do lar em que nós crescemos. A vida residencial é totalmente diferente da que é vivida em prédio. Da mesma forma que existem prós, também existem os contras.

O fato é que a qualidade e o conforto podem ser conquistados por meio de um esforço coletivo em transformar o seu apartamento para ficar com um jeitinho de casa.

Por isso, a arquitetura, por meio do design de interiores, está cada vez mais recebendo esse tipo de demanda.

Poderíamos colocar a pandemia da Covid-19 como grande influenciadora dessas decisões, já que as pessoas precisaram ficar confinadas em casa para se proteger do vírus.

O contato com a natureza e atividades que poderiam ser realizadas somente em casa passaram a ser requisitados com maior frequência.

Além disso, a venda de plantas ornamentais e produtos naturais também cresceram exponencialmente nesse período.

É como se a vida em apartamentos precisasse de um ar de liberdade que somente as casas são capazes de proporcionar, mas ainda assim é possível criar um ambiente novo e capaz de simular, afinal não são todos que podem morar nas duas opções.

Se você se enquadra nesse perfil, fique atento às dicas que daremos a seguir.

Considere integrar os ambientes 

Sabe aquela sensação de aperto que temos dentro de um apartamento? Ela pode facilmente ser resolvida com a integração de ambientes. Um dos casos mais conhecidos é a famosa cozinha americana que integra a cozinha com a sala de estar, por exemplo.

Dessa maneira, no momento de proporcionar uma reunião entre amigos e familiares, a pessoa responsável pela comida, que normalmente é o anfitrião, pode lidar com as demandas da festa e participar da conversa.

Outro exemplo é quando são apartamentos com churrasqueiras no deck, Dependendo das normas do prédio, é possível unir a sala junto a essa área de lazer para criar um ambiente ainda maior para uso de todos.

Não faz muito sentido uma parede que separa esses ambientes, já que em momentos de união as pessoas estão utilizando os dois ambientes ao mesmo tempo.

A maioria dos apartamentos modernos estão integrando a varanda com a sala de estar e a cozinha. Todo esse contexto irá gerar espaço para o seu apartamento, tirando aquela sensação de sufocamento.

As pessoas poderão se dispor de forma ampla no mesmo ambiente e a sonoridade das convivências não é prejudicada. Se você gosta de cortinas, você pode usar um tecido rustico para cortina nesses ambientes, uma vez que podem ser fechados facilmente.

A aconchegante varanda quintal 

O quintal é um dos lugares mais queridos por pessoas que vivem em casas grandes. Muitas delas não podiam sair de casa para brincar e acabavam fazendo as atividades neles. Por conta das experiências vividas, os quintais são lembrados com carinho e apego por muitos.

A tecnologia avançou de tamanha maneira que os jardins verticais podem ser instalados tranquilamente em apartamentos, e caso você não se interesse, existem os papéis de parede que são capazes de gerar essa imersão dentro do ambiente.

Cubra o piso com um deque de madeira e use bastante flores e plantas para complementar a decoração. Você também pode optar por fazer um toldo cortina orçamento para garantir uma sombra nos dias de sol.

Finalize o ambiente com futons, redes e sofás que combinem com tudo. Se você tiver uma churrasqueira, melhor ainda, pois ela poderá integrar tudo aquilo que sempre desejou. O charme dessa ideia é que o ambiente fique rústico e confortável.

Em alguns casos as pessoas colocam até pedras dentro do apartamento para conquistar aquela imersão perfeita. Tudo vai depender também das regras do seu prédio e da disponibilidade de instalar todos esses itens.

Para manter o ambiente sempre bonito, não se esqueça de cuidar das plantas, podendo utilizar até mesmo produtos de um distribuidor adubo para manter a folhagem saudável e as raízes fortes.

Aposte em materiais mais naturais

Existem muitas casas antigas, onde a decoração é composta por móveis antigos, feitos de maneira artesanal e matéria-prima natural.

Se bem-cuidado, esses móveis permanecem como novos, mesmo com  o passar do tempo, proporcionando boas lembranças e conforto para os moradores.

Apesar dos apartamentos serem ambientes menores, também é possível utilizar esses tipos de móveis e outros elementos naturais para criar boas lembranças e aconchego.

Para isso, é possível utilizar revestimentos de madeira, pedras e até mesmo poltronas de couro e tecidos que trazem essa aparência mais natural ao ambiente.

Toda essa mudança pode ser realizada por uma empresa de reforma e construção, ou por você mesmo, adquirindo os itens em lojas de decoração.

Por fim, aposte nas cores e texturas para revitalizar os ambientes. Um dos problemas mais evidentes que compõem os apartamentos é aquela aparência monocromática, mas isso pode ser mudado com facilidade.

Se você não for muito fã de paredes coloridas, busque por quadros coloridos, plantas, objetos e tapetes para complementar a decoração.

Luz faz toda a diferença

As pessoas costumam subestimar a importância de uma boa iluminação dentro do ambiente. Diversos estudos clínicos mostram que as pessoas que vivem em ambientes mais escuros tendem a ser menos felizes do que aquelas em ambientes mais claros.

O ser humano é sensível a tudo aquilo que é exposto, por isso é importante escolher a iluminação correta para os ambientes. Além da beleza das luminárias, é preciso pensar na potência das lâmpadas e qual é a melhor para cada cômodo.

Se possível, reserve um valor e invista em um bom projeto de iluminação para o seu apartamento. Não se esqueça também de buscar por iluminação natural, que é fundamental para o bem-estar de todos os moradores, inclusive os animais de estimação e as plantas.

Se você deseja construir um ambiente aconchegante e capaz de passar aquela sensação de estar dentro de uma casa, saiba que as luzes são importantes agentes na construção dessa meta.

Luminárias, luzes indiretas e materiais rústicos podem agregar bastante nesse ambiente. Busque por um profissional que tenha experiência na parte elétrica e não deixe de considerar a manutenção de todas elas.

Quando estamos em uma casa que passou por um projeto estrutural residencial preço investido na construção do conforto, note que neles a presença da iluminação natural é fortíssima e que a maioria das luzes são de fácil acesso para troca.

Amplie a sua forma de viver

Essa é a nossa última dica, e por isso foge um pouco dos conceitos arquitetônicos. Entenda que a sensação de não estar em uma casa pode estar diretamente ligada a forma como você vive nesses apartamentos.

Por mais que você estruture tudo o que deseja dentro desse tipo de ambiente e os deixe com a cara de uma casa, ainda assim será necessário a mudança de hábitos para construção dessa prática.

Dentro de uma casa é preciso:

  • Acordar cedo e ir a padaria;
  • Regar as plantas e a horta caseira;
  • Ir ao mercado e comprar as coisas do almoço;
  • Sair e brincar com os cachorros ou correr.

Todas essas atitudes podem estar sendo realizadas por você, mas quando o assunto são práticas alimentares, pode fugir um pouco daquilo que é considerado algo natural ou caseiro. 

Saiba que até mesmo em projetos de casas simples existe a presença de uma horta caseira? Essa prática pode agregar muito na sua qualidade de vida e de certo te ajudar a construir uma educação alimentar mais saudável.

Plantar e colher algo dá a sensação de progredir diariamente, sair e correr em parques e ao ar livre, faz com que a gente sinta saudades de casa. Ter saudade de casa é enxergá-la como um lar, e é justamente isso que precisa ser feito dentro do universo que vivemos.

Diante disso, tente sempre colocar porta-retratos ou um álbum de fotos impressas no centro da sala com as principais recordações da sua vida. Todas essas pequenas atitudes são capazes de transformar um apartamento em um lar.

Folhear um álbum de fotos impresso pode causar uma sensação boa, além de ajudar a ver a mudança de tempo, e tudo isso pode ser feito dentro do seu apartamento.

Portanto, tente trazer de sua casa objetivos nostálgicos, como aquela caneca de acrilico personalizada que você fez na formatura ou produziu na escola. Aposte na nostalgia e agregue tudo isso a sua vivência.

Esperamos que com todas essas dicas, você possa transformar o seu apartamento, deixando-o com o jeitinho da sua casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!