VOCÊ SABIA?

Anywhere office: conheça a tendência de trabalho

A pandemia promoveu mudanças significativas no mercado de trabalho, conheça o anywhere office e as tendências que estão vindo para transformar o futuro do trabalho.

Henrique
Publicado em 16/07/2021, às 14h09 - Atualizado às 14h48

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

A sociedade vive um momento de grandes transformações tecnológicas e de mobilidade. São mudanças importantes e que impactam a maneira como nos comunicamos, como planejamos a logística dos equipamentos de escritório e executamos as atividades profissionais como um todo. 

O surgimento dos escritórios compartilhados foi um dos primeiros passos dessa transformação, e com a pandemia, o modelo de trabalho em home office ganhou espaço. O anywhere office segue essa tendência, trazendo uma visão mais dinâmica para as relações de trabalho.

O que é anywhere office

Anywhere office é uma expressão em inglês que pode ser traduzida livremente como “escritório em qualquer lugar”. 

Refere-se, portanto, a um modelo de trabalho que permite ao funcionário executar as suas tarefas em qualquer lugar: em casa, no escritório, em um coworking, café, enfim, não há limitação física. 

É importante destacar que no anywhere office o profissional pode trabalhar também no escritório. Esse modelo traz uma flexibilidade que permite ao trabalhador escolher onde deseja executar suas tarefas, não havendo restrições. 

Durante a pandemia, as pessoas estão mais restritas ao ambiente doméstico, porém, a tendência é que após a “normalização” da situação, as empresas adotem novas modalidades e ofereçam maior flexibilidade aos seus colaboradores.

Para tornar o anywhere office viável, o espaço físico escolhido deve oferecer a infraestrutura mínima para a execução das atividades, ou seja, internet de alta velocidade, espaço para colocar o notebook ou celular, uma cadeira confortável e demais equipamentos de escritório necessários para o trabalho.

A ideia central do anywhere office é tratar o espaço como uma questão secundária, trazendo liberdade para que o profissional execute suas atividades de forma produtiva e de acordo com sua realidade.

Esse modelo só pode ser aplicado se for condizente com as atividades exercidas pelo trabalhador. Desta maneira, quando houver necessidade de presença física para execução das tarefas, não é possível implementar o anywhere office.

A importância da flexibilidade nas empresas

Desde março de 2020, quando o Brasil parou devido à pandemia de Covid-19, o home office se tornou a realidade em grande parte das empresas, principalmente escritórios e corporações que não precisavam de presença física dos seus funcionários para manter o funcionamento das operações.

Os gestores identificaram no home office uma nova forma de encarar o dia a dia na empresa e a própria relação com os funcionários. Os trabalhadores desenvolveram habilidades ainda maiores quanto ao uso da tecnologia, ganharam flexibilidade nos horários e puderam organizar melhor suas atividades profissionais e domésticas.

Por exemplo, o tempo que antes era dedicado para se locomover até a empresa, direcionado para outras atividades. 

Quem não tinha a estrutura necessária foi adaptando o ambiente gradualmente, e, de forma geral, conseguiu criar um espaço adequado em casa.

A flexibilidade é um dos principais pontos chave quando o assunto é home office e anywhere office. Essa característica traz mais liberdade aos profissionais, sejam eles colaboradores diretos, autônomos ou equipes. Todos envolvidos podem trabalhar confortavelmente em qualquer lugar, sem perder tempo com locomoção ou trânsito.

O tempo é precioso, um custo irrecuperável para qualquer pessoa, seja ele empregador ou empregado. Por isso, encontrar maneiras de otimizar a rotina favorece a produtividade e qualidade de vida de todos os envolvidos.

A opção de flexibilizar o trabalho, oferecendo alternativas como home office e anywhere office, tende a se tornar mais natural com o passar dos anos, já que é um ótimo meio de ajudar os colaboradores a terem mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

As empresas precisam estar atentas à legislação trabalhista e demais regras envolvendo o trabalho em regime de anywhere office. Além de elaborar contratos específicos prevendo a modalidade e estabelecendo boas práticas de trabalho, é fundamental fornecer aos colaboradores todos os materiais e equipamentos necessários ao exercício de suas funções.

Independente do trabalhador estar ou não alocado no escritório corporativo a empresa tem a responsabilidade de oferecer o suporte para que o trabalhador consiga trabalhar de forma adequada. 

O anywhere office veio para ficar, o mercado está experimentando novas e importantes transformações em suas rotinas. Quem aproveita essas tendências para investir em produtividade e qualidade de vida no trabalho aumenta a retenção de talentos e reduz os índices de turnover.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!