Amor pelo café: conheça a profissão de barista

Veja como e porquê foi criado o profissional do café

Mateus
Publicado em 22/06/2022, às 17h49 - Atualizado em 23/06/2022, às 13h37

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Não é só em casa que se bebe café. Quando você procura algum lugar para beber um café especial, provavelmente vai dar de cara com uma pessoa que vai prepará-lo. O nome da função dessa pessoa é barista. 

Essa profissão tem crescido bastante ao longo dos anos, já que os consumidores de café especial têm aumentado também. Logo, para um preparo do café ainda mais caprichado, o barista é quem cumpre esse papel de suma responsabilidade. 

Vamos conhecer mais sobre esse profissional do café.

A cultura do café

A popularização do café trouxe muitos admiradores e degustadores da bebida. Sua riqueza em aromas, sabores e grãos trouxe um novo estudo desse produto que tinha sido encontrado primeiramente lá na Etiópia. 

Com seu cultivo em outras regiões do mundo, com novas terras e novas pessoas cuidando da lavoura cafeeira, naturalmente o café foi se diversificando. Para classificar os cafés, foram criados alguns critérios usados para avaliar a qualidade da bebida, como pureza e sustentabilidade, assim como categorias.

As categorias dos cafés são: tradicional, extraforte, superior ou gourmet. Logo, mais pessoas foram encontrando cafés do seu gosto e se apaixonando, sendo chamados de coffee lovers, que em tradução livre significa apaixonados por café.

Os coffee lovers são pessoas que não se contentam em apenas uma versão simples do café e querem saber mais sobre essa nova cultura cafeeira.

Assim como os consumidores se aprimoraram em seus gostos pela segunda bebida mais consumida do mundo — ficando atrás somente da água —, a profissão do especialista em café também nasceu junto com esse movimento cultural.

O barista surge da necessidade de um público que deseja um produto mais bem preparado, de quem realmente quer ser servido não só com o café, mas com toda sua história.

A profissão de barista   

Houve o crescimento dos cafés especiais, que são os de melhor qualidade, lá pelos anos 90. A partir disso, os baristas começaram a ter a sua profissão ainda mais estabelecida e multiplicada em cafeterias. 

O barista é aquela pessoa que conhece a história do café, o cultivo, a torra, e moagem, assim como a melhor maneira de filtrar o café para não queimar a torra, garantindo que todas as propriedades da bebida permaneçam intactas para consumo.

Devido a isso, sua formação consiste em parte teórica e anos de prática para encontrar a medida certa da matéria-prima e dos ingredientes adicionais no cardápio de bebidas com café. 

Para mostrar o quão importante é a profissão do barista para o universo do café, as comemorações do Dia Nacional do Café e do Dia do Barista são no mesmo dia, 24 de maio! Não é demais?

Além de conhecer as receitas e os métodos para preparar o café, o barista precisa conhecer também os costumes da região para oferecer um melhor atendimento. Por exemplo: é um costume brasileiro colocar chantilly nas bebidas, mas esse não é, necessariamente, um costume europeu. É bom saber dessas informações para não cometer uma gafe culinária.

Vamos conhecer algumas técnicas utilizadas por esse profissional.

Expresso

Consiste na junção de 30 ml de água com 7 g a 9 g de café especial ou gourmet. Lembrando que há toda uma maneira de fazer a filtragem para não queimar o grão.

Cappuccino 

É um expresso curto com 30 ml de leite vaporizado e espuma de leite. O ideal é o leite formar uma textura bem cremosa, e isso só acontece na temperatura ideal.

Coffee Latte ou Pingado

É a união do expresso com 60 ml de leite e espuma de leite.

Arte no leite 

Você já deve ter visto uma imagem ou o ‘ao vivo’ de artes no leite, como uma palavra na xícara ou mesmo formatos de coração na bebida. 

Vamos apresentar algumas delas. 

Grafismo

Através de palitinhos ou caldas de chocolate, o profissional utiliza de sua habilidade para fazer a arte na bebida.

Latte Art

Por meio do leite vaporizado, o barista desenha corações ou rosettas na bebida. 

Cocô gourmet 

O café mais caro do mundo, feito dos grãos recolhidos das fezes do civeta. O nome da bebida é Kopi Luwak.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!