TECNOLOGIA

A transição energética para um modelo mais sustentável e a digitalização das empresas

As mudanças do setor de energia elétrica

Henrique
Publicado em 10/11/2020, às 15h03 - Atualizado às 15h28

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O setor da energia elétrica tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, devido à chegada de inovações que têm revolucionado o setor. Falamos do elevado crescimento que tiveram as energias renováveis, o carro elétrico e até ao surgimento dos medidores de luz que se tornaram inteligentes. Nesse caso, a chegada de conceitos como inteligência artificial, big data e eficiência energética, que passaram a estar de mãos dadas, têm vindo a oferecer ao setor da energia um futuro bem promissor, principalmente no campo da descarbonização e da digitalização das empresas que aqui atuam.

Qual a relação entre a transição energética para um modelo mais sustentável e a digitalização das empresas do setor energético?

Neste mundo altamente tecnológico, a digitalização é, sem dúvida, a ferramenta que permitirá a empresas e particulares obter e oferecer informação relevante, útil e em tempo real para a tomada de decisões. Esse conjunto de decisões estratégicas será demonstrado em possíveis Planos de Melhoria da Eficiência Energética.

Além disso, a referida digitalização deve proporcionar eficiência operacional neste processo, ou seja, deve proporcionar a capacidade de realizar processos simples, ágeis e intuitivos. É inútil ter uma ferramenta poderosa se você tem que passar por processos lentos e complexos para obter informações úteis.

A contribuição da tecnologia de Big Data é facilitar a agilidade no processo de tomada de decisão. Também oferece recursos de previsão e simulação de certos modelos de energia, fornecendo informações úteis com antecedência para empresas ou indivíduos.

Como o Big Data influencia o novo modelo de energia, isto é, o que pode contribuir para os cidadãos?

As tecnologias digitais estão mudando como, onde e quando a energia dos cidadãos é consumida. Isso desafia as empresas de energia a se adaptarem às novas necessidades dos consumidores.

A transformação digital das empresas na área de energia está avançando graças à inovação e à integração de novas tecnologias emergentes, como Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Sensorização inteligente e captura de dados ou o Blockchain.

Todas essas tecnologias criam novos desafios e oportunidades no processo de digitalização, que transformará todos os aspetos do setor de energia, desde a geração, transmissão e distribuição de energia, até sua comercialização e consumo.

Graças a estas tecnologias emergentes, é possível desenvolver novas ferramentas e funcionalidades de tratamento de dados massivos, que são processados ​​e, finalmente, tornam-se informações úteis e estratégicas que acrescentam valor, para a empresa e para os cidadãos.

Como essas tecnologias emergentes podem mudar a vida de uma empresa no setor de energia?

A combinação de aproveitar os dados das operações através das capacidades da Cloud permite quebrar as barreiras físicas da organização. Por outro lado, através da Internet das Coisas e Big Data podemos obter mais dados em tempo real das operações. A chegada da Inteligência Artificial (IA) tem nos ajudado a melhorar a interpretação dos dados, estruturados e não estruturados, em nossas soluções.

No setor de energia uma empresa que utiliza Big Data pode vir a entender o perfil, necessidades e sentimentos de seus clientes em relação aos seus serviços ou produtos e aplicar políticas e dicas de poupança de energia em casa, desconto baseado em horas e tempo de uso, etc. Com esta grande quantidade de dados disponibilizados pelo Big Data, as empresas de energia poderão exercer políticas comerciais alinhadas com as necessidades dos clientes, podendo personalizar a sua oferta através de um estudo dos seus gostos e necessidades.

Qual a importância do Big Data no setor de eficiência energética e, especificamente, nas empresas de serviços de energia?

O setor elétrico coleta milhões de dados constantemente. Com a aplicação de novas tecnologias de coleta e análise de dados, esses dados têm um valor surpreendente em todo o processo de geração de energia.

Todos esses dados começam a ter valor se souberem como utilizá-los, por isso as empresas devem conhecer a explosão de oportunidades que a tecnologia de Big Data oferece de forma eficiente. Ao utilizar Big Data em nossas soluções, as empresas de gestão de energia podem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aprimorar seus serviços, além de otimizar a geração e o planejamento de energia. Esse planejamento permite compatibilizar a geração de energia com a demanda, o que provoca um equilíbrio entre a oferta e a demanda de energia, melhorando a eficiência da produção e reduzindo os custos de produção.

Na gestão das energias renováveis, o Big Data desempenha um papel importante no desenvolvimento desta energia alternativa. Através do uso de análises de dados fornecidos pelo clima, por exemplo, temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, as previsões de energia renovável serão mais precisas e eficientes.

Esses dados e suas análises permitem previsões de produção meteorológica e produção de energia renovável. Essas previsões permitem que as empresas de energia façam ofertas de geração e planejamento mais precisas, garantindo a cobertura da demanda e garantindo a estabilidade do sistema.

As energias renováveis ​​são um recurso menos administrável do que os tradicionais, mas com essas tecnologias de previsão faz com que ganhem um lugar mais importante.

A tecnologia de big data afeta o setor de energia de forma muito positiva. O objetivo das empresas de energia é saber explorar os dados que recolhem em tempo real através do sistema de sensores para realizar manutenções preditivas, alertando para possíveis incidentes ou determinando padrões de comportamento anormais. Por meio de modelos prescritivos, são coletados dados suficientes sobre fatores como o ambiente, os dispositivos utilizados, os padrões climáticos, o consumo e o uso de energia, que permitem configurar parâmetros para evitar desastres.

As empresas de energia têm que implementar produtos ou metodologias que ajudem na analítica dessa grande quantidade de dados para que o negócio se adapte à velocidade do ecossistema digital em que nos encontramos.

O setor de energia está em plena transição energética. Este setor gera uma grande quantidade de informações. Assim, é importante que as empresas se adaptem às mudanças e às novas tecnologias. Todas essas soluções servem para mantê-las atualizadas com os novos avanços da TI, e para que os clientes possam usufruir da sua principal função que é fornecer energia para casas e empresas.

Gostou do artigo? Acesse a informação - artigos - conteúdo - conteúdo geek - matérias e saiba muito mais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!