A importância do storytelling no marketing digital

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Mateus
Publicado em 25/04/2023, às 17h11 - Atualizado em 26/04/2023, às 14h55

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A relação do público com as empresas no passado era bastante diferente do que vemos hoje, onde a apresentação de uma boa qualidade e boa oferta econômica já era o suficiente para uma marca conseguir se destacar. Atualmente é necessário lidar com o storytelling.

Essa não é apenas a única estratégia a ser adotada por parte de um negócio, mas trata-se de uma das que mais vem se destacando no mercado, pois permite a criação de uma maior relação entre uma empresa e o seu público, aumentando assim o seu desempenho.

Isso ocorre principalmente por causa de um novo estado onde podemos colocar o público hoje, sendo uma audiência muito mais crítica e também com uma voz de destaque muito maior, sendo tais itens algo a ser reconhecido pelas empresas que buscam certa conexão.

Desse modo, para se garantir que até mesmo serviços voltados à indústria, como um aluguel de escavadeira com rompedor hidráulico, obtenha um maior interesse em relação ao seu público, é importante destacar pontos de relevância para tal audiência.

É por coisas do tipo que cada vez mais vemos companhias preocupadas com a causa ambiental, algo importante até mesmo para a manutenção de suas matérias-primas, mas também por permitir uma conexão junto a um público que exige ações nesse sentido.

Tudo isso aponta então para um cenário comercial muito mais flexível, onde as empresas precisam adaptar suas atividades de acordo com o seu público e suas demandas, de modo então a conquistar o interesse de uma audiência em especial almejada por cada negócio.

Esse trabalho otimizado de conexão ao público deve ser destacado ainda mais quando olhamos para o cenário digital, levando em conta a alta quantidade de ofertas e conteúdos que podem surgir quando alguém pesquisa por algo como corda náutica azul marinho.

Dentro do ambiente digital e frente a toda a concorrência que ali se encontra, se mostra necessário trabalhar com estratégias otimizadas para se destacar nesse universo de conteúdos, e o storytelling é algo a ficar em grande evidência nesse sentido.

A história de uma marca: a função do storytelling

Dentro do universo das artes, é comum vermos algumas histórias sendo repetidas à exaustão, seja no teatro, no cinema ou na literatura. Isso ocorre não só pela riqueza dessas tramas, mas também pela forma diferenciada que tais contos podem ser narrados.

O que alguns não sabem é que essa mesma estratégia narrativa pode ser usada com fins comerciais, ajudando uma empresa a melhor se conectar ao seu público, destacando não apenas os seus produtos e serviços, mas também os valores por trás dessa marca.

É justamente com esse ponto que trabalha o storytelling, uma prática que pode ser traduzida exatamente como a tática de “contação de histórias”, existindo apenas uma adaptação para o cenário comercial, ajudando uma empresa com os seus resultados.

Com a ajuda desse tipo de estratégia, é possível para uma empresa de cabeamento estruturado, por exemplo, oferecer não apenas serviços de aplicação interna de cabos, mas sim disponibilizar ao seu público um ideal de segurança e qualidade a ser trabalhado.

Para que tal relação venha a ser conquistada por parte de uma empresa, é importante que ela trabalhe com uma estratégia otimizada, criando para tal companhia uma história envolvente, sendo essa uma narrativa que ajude uma audiência a se conectar com a marca.

O storytelling não é exatamente algo inédito no mercado, no entanto, com o crescimento do ambiente virtual e pelas aplicações de marketing digital, esse tipo de prática acabou se tornando ainda mais importante, ajudando uma companhia a se destacar em sua área.

Para entender um pouco mais sobre o valor desse tipo de estratégia, é possível pensar no exemplo de uma grande fábrica de bolos. A partir do momento que a marca destaca a origem do negócio, como uma loja artesanal, uma maior atenção pode ser conquistada.

Nesse sentido, é importante criar uma narrativa que tenha um pé na realidade, afinal é fácil para o público buscar na internet informações reais, com isso podendo dar mais força ao seu storytelling ou então colocando o seu negócio em risco.

Se o exemplo citado não parece o suficiente para convencer um serviço de locação de gerador a adotar a criação de um storytelling, é válido olhar então para certos benefícios que podem ser conquistados com essa estratégia, o que inclui:

  • Maior conexão com os clientes;
  • Humanização da companhia;
  • Destaque dentro do seu mercado;
  • Reconhecimento da marca.

Todos esses são pontos que podem ajudar uma companhia a conquistar melhores resultados no mercado, principalmente em relação ao seu público a ser alcançado, sendo por isso uma estratégia cada vez mais comum de ser adotada entre as empresas.

O ponto crítico em relação ao storytelling é que por lidar com os sentimentos do público, pode ser que uma narrativa má organizada seja capaz até mesmo de prejudicar um negócio, o afastamento dos seus clientes caso não concordem com o seu histórico.

Frente a tudo isso, para garantir com que um fornecedor de conversor de frequência consiga associar seus produtos à ideia de qualidade, tudo por meio de uma ação de storytelling, é essencial que essa estratégia seja posta em prática da melhor forma.

Como melhor aplicar o storytelling?

Para se criar uma história envolvente para uma marca, permitindo assim o destaque dela dentro do cenário digital, como uma boa ação de marketing, é essencial que o storytelling desenvolvido siga uma série de normas, entre elas:

Envolvimento com o público

Um dos pontos principais do storytelling envolve a criação de uma história que chame a atenção do seu público, garantindo assim o seu envolvimento com tal marca. Para que isso seja possível, é necessário então desenvolver uma narrativa voltada a esse aspecto.

Em relação a isso, podemos falar sobre a necessidade de uma história que possua pontos que falem diretamente com o público que se busca atingir, tal como os ideias de segurança que podem estar associados a um serviço de monitoramento de caminhão, por exemplo.

Definição de valores

Quando falamos sobre a relação a se conquistar com o público, é importante falar sobre os valores a serem definidos, sendo importante por recorrer aos mesmos que sejam compartilhados pela sua audiência, ajudando a conectar uma empresa do seu público.

A busca pela sustentabilidade, por exemplo, é algo que deve ser considerado por parte de algumas companhias, levando em conta a procura cada vez maior do público em relação ao assunto, criando assim uma narrativa que seja mais rica aos seus possíveis clientes.

Criação de personagens

Uma boa história depende de bons personagens, o mesmo pode ser dito sobre o storytelling a ser criado por uma marca, destacando então o desenvolvimento de figuras que possam ajudar uma companhia a ter uma relação mais forte com o seu público.

Nesse sentido, destaca-se muito a conexão dos clientes com os mascotes de uma companhia, sendo esse personagens que podem ajudar a contar a história da marca, com o personagem de um hotel a usar um uniforme para recepcionista.

Objetivo comercial do storytelling

Já que o storytelling se trata de uma narrativa que pode estar condicionada a algum objetivo comercial, quando falamos sobre as atividades de uma empresa, é importante que os seus propósitos no mercado sejam considerados durante a criação dessa narrativa.

Para que uma empresa aumente o seu número de vendas ou então expanda o seu volume de segmentos, é indicado que esses objetivos estejam claros na própria história da companhia, colocando o público a embarcar em suas metas no mercado.

Destaque-se como solução

Por fim, tal como uma história pode terminar com uma moral ao público, o storytelling de uma empresa pode ser concluído com o destaque de tal companhia como a melhor solução disponível no mercado, conquistando assim uma maior atenção por parte do seu público.

Com a ajuda de uma boa narrativa é possível para uma empresa ser vista como algo além de apenas uma oferta no mercado, mas sim como algo de destaque dentro da internet, caso como um amigo com o qual os usuários possam então interagir.

É justamente por causa desses resultados que podemos atualmente ver muitos negócios adotando o storytelling como uma forma de melhor se conectar ao público, sendo tal estratégia compartilhada por companhias como:

  • Dove;
  • Always;
  • Itaú;
  • Johnnie Walker.

Todos esses são negócios que buscam não só oferecer seus produtos e serviços, olhando também a oferta de uma experiência diferenciada, conquistando assim uma maior conexão com aqueles que podem vir a se tornar seus clientes.

De um modo geral, é possível dizer que com uma boa narrativa um indivíduo pode pegar um elevador comercial e se sentir dentro de uma experiência diferenciada, com uma estratégia devendo ser adotada por um negócio para assim obter algo especial junto ao seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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