A importância do inbound marketing no mundo atual

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Mateus
Publicado em 19/04/2023, às 14h01 - Atualizado às 14h23

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Você sabe o que é inbound marketing? Bom, se você tem um negócio, entender a importância dessa estratégia é essencial para alcançar a sua presença online e torná-la cada vez mais forte.

Aliás o inbound marketing é considerado um fator determinante para atrair novos clientes, essa é uma alternativa que vem crescendo nos últimos anos, auxiliando as empresas a administrarem as inúmeras mensagens que recebem dia após dia dos seus clientes.

Quer saber mais sobre essa estratégia? Continue lendo esse artigo e conheça mais sobre o  inbound marketing e o que ele pode fazer pela sua empresa seja de corte e dobra de chapas ou uma loja de eletrônicos.

Afinal, o que é inbound marketing?

Podemos definir o inbound marketing, como um conjunto de estratégias de marketing que usa como base a ideia de criação e compartilhamento de conteúdos voltado para um determinado público-alvo.

O seu objetivo principal é conquistar a atenção dos clientes, para que seja possível se comunicar com eles de uma forma direta, e através dessa comunicação criar um relacionamento capaz de fidelizar o cliente.

Em outras palavras, quando uma empresa de tenda piramidal, por exemplo, utiliza essa estratégia, consegue fazer com que os seus clientes venham até ela, atraídos assim pela mensagem.

Dessa forma, a partir desse primeiro contato, fica bem mais fácil apresentar suas soluções e transformar esses leads em clientes, por isso que inbound marketing, também pode ser conhecido como marketing de atração.

Essa é uma estratégia usada por inúmeras empresas para aumentar a sua presença online, além disso ela consegue solidificar a imagem da marca no mercado, permitindo assim o aumento das vendas e do número de clientes.

A importância do inbound marketing

Graças ao avanço da tecnologia as empresas ganharam seu espaço online, hoje não é preciso ser uma multinacional ou algo assim para ter um canal na internet, uma pequena empresa de alugar tenda para festa, por exemplo, já consegue ter seu espaço.

Entretanto, esse avanço também fez crescer a competitividade, afinal devido às oportunidades, milhares de empresas estão tentando buscar o seu lugar ao sol assim como você.

Em meio a tanta competitividade, como fazer com que o cliente escolha o seu produto ao invés da concorrência? Você precisa se destacar, caso contrário irá se perder em um mar de possibilidades.

Por isso que o inbound marketing é utilizado nesses casos como uma ferramenta estratégica, dessa forma você consegue fazer com que a sua campanha de display promocional alcance o maior número de pessoas.

Isso faz com que sua marca se torne referência no mercado, sem contar que você consegue atender as necessidades dos seus consumidores.

Um outro ponto importante do inbound marketing é que ele acompanha o perfil do consumidor, afinal, cada vez mais as pessoas estão preferindo realizar suas compras no meio digital.

Por exemplo, quando alguém precisa contratar um serviço de adequação NR12, é muito mais simples e rápido que ela realize essa pesquisa pelo seu celular, do que passar horas na rua procurando empresas que prestem esse serviço.

Por isso, usando como base essa migração das pessoas para o mundo virtual, ter uma presença online não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade de sobrevivência.

O inbound marketing costuma ser uma estratégia bem flexível, ou seja você consegue adaptá-lo ao seu negócio, tenha você uma cafeteria ou uma loja de fitilhos, basta oferecer os conteúdos específicos para o seu público-alvo.

Um outro ponto importante dessa estratégia é que com o inbound marketing, sua empresa consegue mensurar todos os dados que dizem respeito à:

  • Visualização dos conteúdos;
  • Conversão de leads;
  • Compra de produtos;
  • Quantas pessoas chegaram até o seu site. 

Através dessa mensuração é muito mais fácil compreender quais estratégias estão funcionando e quais deverão ser aperfeiçoadas, como essas informações são instantâneas sua empresa tem mais chances de sucesso.

Benefícios do inbound marketing

Bom, agora que você já entendeu como o inbound marketing é importante, veja a seguir alguns dos principais benefícios que podem ser alcançados quando uma empresa utiliza essa estratégia.

Alcance do público certo

O inbound marketing permite com que a sua empresa consiga alcançar os clientes certos, pois o seu conteúdo irá chamar a atenção apenas das pessoas que realmente se interessam pelos seus produtos.

Pense que se você tem uma empresa de borracha nitrílica, não faz sentido que você anuncie seus produtos para um grupo de adolescentes, afinal eles não terão o mínimo interesse em adquirir esse objeto.

Por isso que uma grande vantagem do inbound marketing é alcançar um público maior de pessoas que realmente desejam consumir seus produtos e serviços, só para você entender como essa estratégia é importante,

De acordo com uma pesquisa da Content Trends 2017, mostrou que as empresas que utilizam inbound marketing conseguem gerar até três vezes mais leads que as empresas que não investem nessa prática.

Estabeleça um diálogo mais próximo com o cliente

Através do inbound marketing e da criação de conteúdo de qualidade para a sua empresa, você consegue chamar a atenção dos seus clientes e com isso fazer com que eles conheçam mais a sua empresa.

Dessa forma, quando buscamos informações sobre a galvanização a fogo, por exemplo, damos mais atenção aqueles conteúdos que tirem as nossas dúvidas e que possam agregar valor.

Pense que todo esse conteúdo será disponibilizado de forma gratuita pela sua empresa para as pessoas, com isso você conseguirá educar esses clientes e fazer com que eles fiquem cada vez mais próximos da sua marca.

Maior poder de persuasão

Sabemos que a persuasão é um dos elementos mais importantes quando alguma empresa deseja fechar as vendas, afinal, você não consegue conquistar um cliente quando ele está em dúvida.

Através do inbound marketing você consegue alcançar esse nível de convencimento, afinal, você terá como base informações sólidas e que serão construídas ao longo do tempo, trazendo essa autoridade no assunto.

Pense que durante o processo de inbound marketing, a sua persona irá receber um conteúdo que atenda às suas necessidades, dessa forma você prepara essa pessoa e mostra como o seu produto é melhor do que o da concorrência.

Através do inbound marketing, você consegue criar um relacionamento com o seu cliente que será fundamental no momento de decisão de compra.

Aumentar as taxas de conversão do seu negócio

O marketing de atração não é apenas aquele que atrai os clientes no primeiro momento em que ele chega até a página ou em suas redes sociais, é importante fazer com que essas pessoas permaneçam e reajam aos seus conteúdos.

Além disso, um bom inbound marketing, precisa construir uma base de dados para que consiga alimentar com novidades para os seus clientes, como promoções e novidades sobre os produtos.

Essa é uma estratégia que permite que a sua empresa tenha controle de todas essas ações, ou seja, desde o momento que ele clica na sua página, interage com o seu conteúdo e recebe todas as novidades sobre os seus produtos e serviços.

Dessa forma é possível atrair mais clientes, aumentar a sua presença online e relevância no mercado e acima de tudo converter mais leads em clientes, tudo isso devido ao conteúdo de qualidade que você oferece para o seu cliente.

Diminuição de custos

Por último mas não menos importante, podemos destacar a diminuição de custos que uma empresa consegue ter ao utilizar o inbound marketing como estratégia, além disso essa é uma estratégia bem mais barata que as soluções tradicionais como:

  • Campanhas publicitárias;
  • Anúncios;
  • Ativações da marca.

Com essa redução de custos a sua empresa consegue oferecer melhor qualidade, além de investir seus recursos no que realmente importam, isso tem uma grande relevância para o crescimento do seu negócio.

Ciclo mais curto de vendas

O ciclo de vendas é determinado pelo tempo em que a empresa gasta desde o contato inicial até o fechamento da venda, nele são consideradas todas as etapas do funil de vendas.

Pense que quanto mais tempo leva para você converter os leads em clientes, maior o ciclo e com isso maior o custo de aquisição desse cliente, é justamente nesse cenário que o inbound marketing é indispensável.

Afinal, essa estratégia permite reduzir o tempo necessário que uma pessoa leva até fechar a compra, isso acontece graças ao conteúdo personalizado que irá impactar a pessoa certa no momento certo.

O inbound marketing é benéfico para as empresas de diversos segmentos, sejam elas pequenas, médias ou grandes, afinal, manter sua presença online é essencial para se destacar no mercado e continuar crescendo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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