MARKETING

A importância de investir em marketing de conteúdo para seu negócio

Por que é importante investir em marketing de conteúdo?

Henrique
Publicado em 30/04/2021, às 11h51 - Atualizado às 13h54

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Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante, de diferentes formatos. Seu objetivo não é promover a marca diretamente, mas, sim, atrair o público por meio de soluções para os seus problemas.

O marketing digital veio para ficar e, atualmente, ele se tornou o principal meio de divulgação de marcas, produtos e serviços. Isso acontece porque a internet se tornou o principal meio de comunicação.

Então, as empresas que querem se destacar precisam estar na internet. Só que mais do que isso, é preciso saber como se posicionar para ganhar a atenção do público e se destacar.

Aqui entram as melhores estratégias, como o marketing de conteúdo, um verdadeiro pilar na aquisição de clientes e usado por empresas do mundo todo, em todos os segmentos.

O consumidor moderno é ávido por informação e pesquisa tudo o que pode antes de comprar qualquer produto. Seguindo essa mudança de comportamento, surgiu essa estratégia que entrega o que ele quer e posiciona o seu negócio de maneira positiva.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito e como ele deve ser aplicado. Depois disso, você não terá mais dúvidas sobre esse assunto.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é a criação de materiais relevantes, com foco em engajar o público-alvo de uma marca e aumentar sua cartela de clientes e leads.

Seu funcionamento é simples: uma fabricante de bomba de piscina, por exemplo, cria conteúdos valiosos, envolve e gera valor para seu público, cria uma percepção positiva e com isso conquista novas oportunidades de negócio.

Foi-se o tempo em que os consumidores precisavam apenas assistir um comercial de TV para se convencer de que queriam comprar um produto. Hoje, as pessoas escolhem o que querem ver e de que maneira vão responder a isso.

As companhias assumiram o poder de produzir o conhecimento que seu público-alvo deseja, ou seja, levar informações realmente úteis para ele.

Ou seja, a intenção do marketing de conteúdo não é vender, mas, sim, beneficiar quem consome os materiais, resolvendo um problema, esclarecendo uma dúvida, dentre outras possibilidades. A venda se torna apenas uma consequência desse processo.

Além de criar materiais úteis, por meio deles a companhia passa a mensagem certa, para as pessoas certas e no momento mais oportuno (quando elas precisam).

A relação de consumo moderna se baseia em uma troca. Em outras palavras, você ajudou o consumidor no momento em que ele precisava e isso cria uma percepção positiva. Quando ele estiver pronto para comprar, é o seu negócio que ele vai procurar.

Só que esse respaldo que, por exemplo, uma loja de lustre sala de jantar, assim como qualquer outra, oferece para sua audiência acompanha as etapas do funil de vendas. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

Como aplicar o marketing de conteúdo

Existem várias maneiras de usar marketing de conteúdo, sendo que elas existem para acompanhar os leads desde a captação até a fidelização.

Todas essas etapas são representadas pelo funil de vendas, uma estratégia usada pelos profissionais de marketing há muito tempo, para ilustrar toda a jornada de compra do cliente.

Ele vai desde o primeiro contato de uma pessoa com a marca até o momento em que a compra é finalizada. Mas também vem sendo usado na etapa de pós-venda.

Essa jornada é representada por um funil, justamente, porque o processo é afunilado. Em outras palavras, muitas pessoas chegam até o seu negócio atraídas pelos conteúdos, mas apenas uma parcela vai se tornar cliente.

É necessário entender o funil de vendas para saber em qual etapa do funil o lead se encontra e de que maneira precisamos falar com ele e sobre o que falar.

Isso porque nem sempre uma pessoa que pesquisa sobre raspagem de assoalhos de madeira preço, por exemplo, tem intenção de comprar. Muitas vezes ele quer apenas se informar, então, uma abordagem de vendas não é a mais adequada.

É comum que boa parte do processo de vendas seja trabalhado pela equipe comercial, mas o marketing de conteúdo torna toda a jornada mais curta e eficiente.

Isso acontece porque uma de suas bases é criar materiais que interessem ao público, fazendo com que as pessoas interajam. Além disso, trata-se de uma prática estratégica porque otimiza o andamento das etapas do funil.

E isso acontece justamente porque as companhias podem produzir conteúdos, de acordo com a fase em que o lead se encontra.

Conteúdos topo de funil

O topo do funil é conhecido por ser a etapa da descoberta e do aprendizado. As pessoas não estão buscando, necessariamente, a solução de um problema, porque muitas vezes nem sabem que têm um problema.

O objetivo de um conteúdo sobre puxador inox, por exemplo, assim como de qualquer outro item, nessa etapa é fazer com que o usuário descubra seu problema e com isso iniciar o processo de venda.

É importante considerar que o leitor não tem um relacionamento com a empresa e tampouco sabe sobre o que ela tem a oferecer.

Seguindo essa linha de raciocínio, os conteúdos aqui não devem ter barreiras de consumo, muito menos receber um tom publicitário. Eles podem assumir vários formatos, como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Vídeos.

Só que independentemente do tipo de material, ele deve ser interessante e fazer com que o usuário volte outras vezes até se familiarizar com a marca e entrar para o seu funil, ou seja, ser convertido em lead.

Conteúdo meio de funil

Nessa etapa, o lead já descobriu que tem uma necessidade, que pode ser a compra de uma bancada de inox sob medida, ou qualquer outro produto, então ele procura maneiras de resolver.

Os conteúdos aqui podem receber um formulário de contato para que o visitante se torne um lead de fato. Eles são diferentes dos usados no topo, e devem ter um foco maior em soluções do que em informações.

Dentre os tipos mais adequados de materiais temos os e-books e os webinars, visto que ajudam a sanar dúvidas e ajudam a marca a se posicionar como especialista em determinado assunto.

Conteúdo fundo de funil

Esta é a etapa da decisão, então, é formada por pessoas que já consideram comprar o produto, como revestimento cimento queimado, mas ainda procuram informações que as ajudem a tomar uma decisão.

Quanto mais contato e informação o seu negócio der para elas, mais elas vão se sentir confiantes em comprar com você.

Aqui, os conteúdos devem ser claramente focados na marca e no que ela tem a oferecer. Dentre os melhores tipos temos os cases de sucesso e os depoimentos de outros clientes.

Por meio deles é possível mostrar de que maneira a companhia resolveu o problema deles, ou seja, sendo capaz de solucionar os problemas de outras pessoas também.

Uma fabricante de mochilas personalizadas, por exemplo, pode optar por webinars com foco no produto e em maneiras de utilizá-lo, falando um pouco também sobre valores e outras informações que possam convencer o lead a comprar.

Outro tipo de material para essa etapa do funil são as landing pages com ofertas exclusivas, como descontos, teste grátis, dentre outras estratégias que impulsionam a venda.

Conteúdo pós-venda (fidelização)

O pós-venda é a etapa da retenção, uma vez que a relação com o cliente não termina quando ele compra os serviços de uma grafica impressao de cardapio ou de qualquer outra companhia, independentemente do ramo de atuação.

É importante entender isso, porque conquistar um novo cliente é muito mais caro do que fidelizar aqueles que você já tem. E o marketing de conteúdo pode ajudar muito nesta etapa, visto que ele tem foco no relacionamento entre empresa e cliente.

Chega a ser mais fácil criar materiais para essa etapa porque a empresa já tem informações sobre essa pessoa, sabe o que ela comprou e o mais detalhes sobre o seu perfil.

Dessa forma, fica mais fácil criar conteúdo personalizado, com vistas a ajudar o cliente a aproveitar melhor a solução que comprou, o que elimina por completo o problema dele.

Para essa etapa da jornada de compra, é interessante apostar em webinars, infográficos ou qualquer outro formato que ajude quem já é seu cliente, para que ele fique plenamente satisfeito com a compra.

Conclusão

Vivemos na era da informação, por isso, é importante acompanhar a necessidade que o consumidor moderno tem de saber tudo sobre os produtos e serviços que deseja comprar.

O marketing de conteúdo atende a essa necessidade, levando até as pessoas as informações que elas procuram, e de quebra a empresa que pode ajudá-las a resolverem seus problemas.

Aplicando os materiais certos em cada etapa do processo de compra, vender se torna uma consequência natural para uma marca que souber entregar valor para seu público-alvo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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