9 dicas para melhorar o seu pré e pós-bronzeamento

Hidratação, proteção solar e alimentação precisam estar em dia para o resultado do bronze ficar incrível.

Mateus
Publicado em 16/03/2022, às 17h47 - Atualizado em 17/03/2022, às 11h19

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Manter aquele bronze de praia e evitar problemas exige que você siga alguns cuidados antes e após o bronzeamento. Alguns são bastante simples, como evitar a temperatura de água muito quente, mas outras questões precisam entrar na sua rotina quando você decide se bronzear. Confira as dicas!

Pré-bronzeamento

Por mais que o objetivo seja pegar um bronze natural, se expondo ao sol, você vai precisar preparar sua pele. Para fazer isso, você deve:

1. Ingerir alimentos com betacaroteno

O betacaroteno é uma substância que ajuda na produção de melanina, a responsável pela pele “da cor do pecado”. O ideal é consumir alimentos ricos em betacaroteno ao menos 15 dias antes de se bronzear.

A cenoura, o mamão e a beterraba são exemplos de vegetais e frutas que contam com a substância, por isso, já pode incluir em sua dieta.

2. Esfoliar a pele

A esfoliação é importante antes de tomar sol ou fazer o bronzeamento artificial. Isso porque retira as células mortas e garante que o bronzeado seja igual em todas as partes do corpo.

Três dias antes do seu bronze, faça uma boa esfoliação no corpo todo, com cuidado para não machucar a pele.

3. Hidratar a pele

A pele seca não combina com bronzeado. Antes mesmo de tomar sol, é indicado manter a pele bem hidratada. Escolha seu hidratante preferido e capriche na hora de espalhar por todo o corpo.

Como você ainda não se bronzeou, aqui é permitido apostar nos cremes com perfume.

4. Beber bastante líquidos

A ingestão de líquidos vai evitar a desidratação do seu corpo e da sua pele. Aposte nos sucos naturais, chás e, principalmente, na água. Tente beber ao menos dois litros por dia.

Para não esquecer, vale usar aplicativos com lembretes sobre beber água e manter uma garrafinha sempre por perto.

5. Usar protetor solar

O protetor solar é indispensável. Você deve usá-lo todos os dias e precisa passar o produto antes de se bronzear. Opte pelo fator 30, no mínimo, e renove o protetor a cada duas horas ou após sair da água (caso esteja na praia ou piscina).

Se sua pele é mais clara e sensível, vale investir no FPS 50 ou 60, alternando com o FPS 30 ao longo do dia.

Pós-bronzeamento

Após se bronzear é preciso cuidar da pele para garantir que a cor do verão dure mais tempo. Veja o que você deve fazer:

6. Manter uma boa hidratação

A hidratação também deve continuar após ter feito o bronzeamento. Inclua ao menos dois litros de água em seu dia a dia, alternando com outros líquidos saudáveis, como chás e sucos naturais.

Vale manter a garrafinha sempre ao seu lado e ter os aplicativos com lembretes sobre beber água, assim como fez antes do bronze.

7. Evitar banhos muito quentes

Banho quente não é indicado para quem decidiu pegar aquela cor do verão. Isso porque a pele está mais sensível. Prefira deixar o chuveiro morno ou próximo do gelado, mas não exagere nos extremos.

Mesmo em um dia mais gelado, vale baixar um pouco a temperatura da água e tomar um banho mais rápido.

8. Passar hidratante no corpo

A pele precisa continuar sendo hidratada, mas a diferença é que não é qualquer creme liberado. Pense que após o bronzeamento sua pele estará mais sensível, assim, para garantir a durabilidade, opte por hidratantes neutros.

Passe todos os dias, principalmente após sair do chuveiro, ainda mais quando fizer sua esfoliação semanal.

9. Manter a alimentação saudável

A alimentação vai ajudar a proteger e manter o bronze. Além de manter o betacaroteno no prato, com as cenouras e beterrabas, também é indicado incluir o polifenol, por ter ação antioxidante.

Assim, coloque na dieta maçãs, uvas, brócolis, batata-doce e frutas vermelhas. Você vai notar o resultado positivo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!