8 dicas de o que fazer em Roma

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 17/03/2023, às 17h53 - Atualizado em 20/03/2023, às 16h54

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Roma é uma das cidades mais ricas do mundo culturalmente falando, o que atrai milhões de turistas todos os anos até a atual capital da Itália. 

Pelas ruas da Cidade Eterna é possível se deparar com ruínas, construções antigas, monumentos e diversos outros tipos de marcos históricos que podem ter de centenas até milhares de anos de idade.

E é justamente essa alta quantidade de lugares para visitar que acaba deixando muitos turistas em dúvida sobre o que fazer em Roma. Afinal, isso cria um impasse entre a vontade de visitar o máximo de lugares possível e os prazos apertados que geralmente permeiam as viagens turísticas.

Com o intuito de ajudar turistas que têm essa dúvida a finalmente montar um roteiro turístico satisfatório, criamos esse artigo especial que contém 8 dicas de o que fazer em Roma. 

Essas dicas são baseadas nas atividades mais comuns dentre aquelas realizadas por turistas que vão à antiga capital do Império Romano. Confira a seguir!

1. Visite o Coliseu e o Fórum Romano

Nenhuma viagem turística à Roma pode estar realmente completa sem uma visita ao Coliseu e ao Fórum Romano, dois locais que são considerados por muitas pessoas como os principais marcos históricos da Cidade Eterna.

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flavio, é a mais famosa arena de jogos construída no Império Romano. No lugar, que começou a ser edificado no ano 72 d.C, aconteciam apresentações, lutas de gladiadores, pelejas contra animais selvagens, etc.

Hoje em dia, grande parte do Coliseu ainda está de pé, o que só confirma a grandeza desse antigo estádio que em sua era dourada acolhia mais de 70 mil pessoas, segundo historiadores especializados no Império Romano.

Bem próximo às ruínas do Coliseu, você pode encontrar o icônico Fórum Romano, que já foi a principal área comum da atual capital italiana. Inclusive, o ingresso que dá acesso ao Coliseu é o mesmo que permite a entrada no Fórum.

Lembrando muito o centro de uma cidade antiga, o antigo Fórum de Roma reúne diversos locais onde os romanos antigos se aglomeravam para conversar e interagir socialmente.

Uma boa dica é dividir a visita aos locais em dois dias diferentes, uma vez que existem muitos pontos para conhecer. Ademais, é importante que a visita seja feita com a presença de um guia que conte mais sobre a história desses marcos históricos.

2. Jogue algumas moedas na Fontana di Trevi

Localizada na Piazza di Trevi, no centro de Roma, está a Fontana di Trevi, a maior e mais icônica fonte da Cidade Eterna.

Nesse lugar especial ocorre uma tradição que já vem de séculos. Acontece que todos os visitantes que vão à Roma são aconselhados a irem até a Fontana e jogarem uma moeda. Segundo a tradição, quem faz isso consegue voltar a Roma uma vez mais.

Essa fonte mais que especial está aberta todos os dias e pode ser acessada gratuitamente por estar em um local público. Para conseguir vê-la sem tanto tumulto, você pode fazer a visita à noite ou em dias úteis, onde o fluxo de pessoas no local é menor.

3. Vá ao Panteão para entender melhor as antigas religiões praticadas em Roma

A atual Basílica de Santa Maria e Mártires em Roma, localizada no centro da capital italiana, antigamente era conhecida por outro nome: Panteão, o templo de todos os deuses.

O local, que tem uma arquitetura simplesmente impressionante, foi construído durante o governo do imperador Augusto, a mando do cônsul Marco Agripa. Inclusive, uma inscrição presente no prédio até os dias de hoje cita o político como responsável pela obra.

Segundo as pessoas que já viram essa obra de perto, o que mais impressiona é a altura do templo, que tem uma cúpula com cerca de 43 metros de diâmetro em seu topo.

Para visitar o Panteão basta ir até a Piazza da Rotonda, onde ele fica localizado, e adentrar as portas gratuitamente. Contudo, é necessário ter algum cuidado, pelo fato de o prédio agora ser uma igreja católica. De toda forma, ir até o antigo templo pagão é uma experiência única!

4. Vaticano: parada obrigatória para quem vai à Roma

Em quarto lugar na nossa lista de dicas de o que fazer em Roma, está outra parada obrigatória para quem vai até a cidade: o Vaticano e todos os seus pontos turísticos imperdíveis.

Algumas pessoas ainda não sabem, mas o Vaticano é um país e, inclusive, é o menor país do mundo. O lugar é a sede mundial da Igreja Católico Apostólica Romana e guarda as principais relíquias da Santa Sé dentro dos seus limites.

Dentre os principais pontos de visitação do Vaticano estão:

  • Praça e Basílica de São Pedro;
  • Museus do Vaticano;
  • Capela Sistina;
  • Necrópole Vaticana (onde estão enterrados muitos Papas e até santos católicos);
  • Dentre outros.

Além da visita aos pontos históricos do Vaticano, você pode ainda se interessar por participar da Audiência Papal. O evento religioso acontece todas às quartas-feiras a partir das 9h da manhã na Praça de São Pedro.

Nesses encontros o Papa aparece para o público em uma das janelas que ficam em volta da praça e realiza uma espécie de missa com bênçãos e considerações especiais. Segundo os visitantes, viver esse momento vale a pena até para quem não é católico.

5. Não deixe de conhecer outros locais históricos da cidade

Além dos pontos turísticos que citamos acima, que são os mais visitados em Roma, existem diversos outros locais de visitação igualmente extraordinários na capital italiana. Alguns deles são:

  • Arco de Constantino;
  • Ruínas do Circo Máximo de Roma;
  • Monte Palatino (fica na mesma área do Fórum Romano);
  • Piazza Venezia;
  • Praça do Capitólio e Museus Capitolinos;
  • Piazza Navona;
  • Piazza di Spagna;
  • Castelo de Santo Ângelo;
  • Piazza del Popolo;
  • Villa Borghese e Galleria Borghese;
  • Dentre outros.

Cada um desses locais possui uma imponência histórica própria que encanta os seus visitantes. E claro, valem cada segundo de uma visita!

6. Faça um passeio pelo Rio Tibre

Uma outra atividade para quem vai visitar Roma são os bucólicos passeios de barco pelo Rio Tibre, que corta a cidade ao meio. Durante o passeio é possível avistar atrações turísticas como o Castelo de Santo Ângelo, por exemplo.

O ideal é fazer o passeio em dias mais amenos, nos quais a intenção seja apenas descansar e aproveitar a paisagem. Diversas agências locais e virtuais vendem os passeios de forma antecipada, para quem quiser organizar melhor o roteiro de viagem.

7. Experimente a vida noturna na cidade

Há quem pense que Roma não possui "atrações modernas" para complementar o seu recheado plantel de pontos turísticos, mas isso é um total engano. Na verdade, nas últimas décadas têm surgido cada vez mais casas noturnas, bares e outros ambientes voltados à diversão dos boêmios que vão à Roma. 

E o melhor de tudo é que essas atrações estão espalhadas por toda a cidade, o que atende a todos os gostos e as torna acessíveis aos turistas, onde quer que eles estejam hospedados.

8. Vá ao comércio local para fazer algumas compras

Assim como Roma tem sido procurada por turistas de hábitos mais boêmios, a seção comercial da cidade também tem ganhado cada vez mais espaço no roteiro dos visitantes.

Principalmente o centro da capital italiana é repleto de lojas de marcas famosas, lojinhas de souvenirs e muitos outros gêneros. Portanto, se você tem em mente ir a Roma para fazer compras, também estará bem servido!

Levando em consideração todas as informações contidas nesse texto, podemos afirmar que, definitivamente, não há como ficar entediado na Cidade Eterna!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!