DICAS DE CORRIDA

7 formas de ter um melhor desempenho na corrida

Como melhorar o desempenho de maneira eficaz

Henrique
Publicado em 03/02/2021, às 10h15 - Atualizado às 15h03

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Aumentar o desempenho na corrida é uma tarefa difícil, não é verdade? Porém, isto acontece com qualquer outra habilidade: chega um momento em que damos de cara com um platô, ou seja, não conseguimos avançar.

No entanto, esse período de platô uma hora cessa, e voltamos a ver melhorias em nossa habilidade. Assim, basta se esforçar para que você consiga dar o salto que falta, e finalmente melhorar como atleta.

Existem diversas técnicas para aumentar o desempenho na corrida, mas aqui vamos auxiliar pessoas que já correm há algum tempo e que querem melhorar ainda mais. Portanto, não são informações para iniciantes nessa atividade.

Veja 7 formas para melhorar seu desempenho na corrida!

1. O desempenho vem com a prática

Não adianta querer melhorar e não praticar, não é mesmo? É por isso que você só vai melhorar se continuar correndo. Aliás, o ideal é fazer isso de maneira regular, de preferência todos os dias.

No entanto, tome cuidado para não treinar demais. Respeite os limites de seu corpo e jamais o force muito além de sua capacidade. Está certo que há sim a necessidade de esforço extra, mas ele deve ser moderado e feito com acompanhamento de um profissional.

Além disso, lembre-se que a corrida é muito mais do que velocidade. Dessa forma, foque em aumentar o tempo em que permanece correndo ao invés de sua velocidade. Assim você vai mais longe com menos esforço.

2. Consulte um professor

Consultar um professor de educação física é uma das melhores coisas que você pode fazer. Ele vai te orientar sobre rotinas de treino, dietas e até vai indicar alguns suplementos vitamínicos, caso seja necessário.

Além disso, procure escolher um professor adepto da corrida — e que seja experiente nessa atividade. Essa é a melhor forma de pegar atalhos importantes para aumentar seu desempenho.

Por fim, a vantagem de ter um professor ao seu lado é o ponto de vista profissional dele. Sabe aquela coisa de que quem está de fora vê melhor a situação? Esse também é o caso aqui: ele vai te dar uma outra perspectiva acerca de seu treino.

3. Mantenha uma alimentação balanceada

Seja para corredores de 100 metros, 5 km ou maratonistas, a dieta deve ter um foco central para aumentar o seu desempenho na corrida. Qual a razão disso? É ela quem vai fornecer a energia para os treinos, assim como todos os demais elementos vitais para seu organismo.

Além disso, a Mãe Natureza também presenteou a humanidade com vários compostos que podem potencializar o seu treino, como é o caso das cápsulas de Ashwagandha - comprei na Bio High. Ao fazer uso delas, você terá um aumento em seu desempenho físico e mental durante os treinos.

Via de regra, abandone de vez fast food, refrigerantes, frituras e alimentos com açúcar refinado. Esse é o sacrifício para ser um atleta melhor.

4. Use os tênis certos para você

Um detalhe bastante negligenciado, mas muito importante, é a inclinação do seu pé. Em alguns casos, os pés são inclinados para dentro, ou seja, tendemos a andar mais com a parte de dentro dos pés; em outros, andamos mais com as bordas do pé.

Por causa desse detalhe, surgiram os tênis especiais para cada pisada. Se você utilizar o tênis com a pisada errada, sentirá muito desconforto durante a corrida — e pode até se machucar.

Portanto, atente-se a isso quando for comprar um tênis de corrida. É algo que realmente faz muita diferença em seu desempenho.

5. Vá mais devagar no início

Quando o assunto é corrida longa, não adianta tentar aumentar sua velocidade: sua respiração é limitada e existem vários processos de seu organismo que não podem ser acelerados.

Assim, seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre velocidade e resistência. Note que existe um momento onde o cansaço estabiliza, assim como sua respiração. Embora não fique confortável, é um estado comum para todo maratonista.

É comum ter que diminuir a velocidade — no início — até encontrar esse estado de equilíbrio.

6. Intercale corrida com caminhada

Aproveitando o gancho do tópico anterior, uma forma de ir mais longe é intercalando corrida e caminhada. De fato, mesmo não sendo corrida propriamente dita, você vai aumentar seu desempenho com bastante velocidade.

Se você aguenta correr apenas 30 minutos, por exemplo, um treino de 2 horas, contando com 50% corrida e 50% caminhada, vai te garantir 1 hora de corrida. Dessa forma, seus músculos vão ficar mais fortes.

7. Pratique outras atividades físicas

Por fim, um erro comum de quem pratica apenas corrida é, justamente, apenas praticar corrida. Em alguns casos, o atleta nem mesmo faz academia, a qual é considerada vital para uma prática saudável.

Se você não gostar de academia, tudo bem, existem outras atividades para fazer junto com a corrida, como futebol, natação e etc.

Gostou das formas de aumentar seu desempenho na corrida? Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!