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7 estratégias para promover o engajamento dos funcionários

O que é engajamento dos funcionários? Qual a sua importância? Confira 7 dicas e estratégias para promover dentro de sua empresa.

Mateus
Publicado em 17/11/2023, às 18h00

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Pessoas sorrindo durante a conferência - Freepik
Pessoas sorrindo durante a conferência - Freepik

O engajamento dos funcionários deve ser um dos principais pilares para uma cultura empresarial focada nos resultados. Colaboradores desmotivados e sem interesse, por qualquer razão que seja, prejudicam os objetivos da empresa e, por consequência, o seu sucesso.

A falta de engajamento pode custar caro para as organizações. Segundo uma pesquisa da Gallup, apenas 23% dos profissionais, no mundo todo, se consideram engajados no trabalho. Apesar de ser um avançado quando comparado a anos anteriores, ainda há muito a ser feito.

Ainda de acordo com a Gallup, em seu relatório State of the Global Workplace: 2022 Report, funcionários que não estão ativamente engajados em seus trabalhos representam US$ 7,8 trilhões em perda de produtividade global.

As estatísticas podem assustar, mas cabe aos gestores e líderes tomarem as providências necessárias para mudar esse panorama. Por isso, continue a leitura deste artigo e veja as melhores dicas e estratégias para promover o engajamento dos colaboradores!

O que é engajamento dos funcionários?

O engajamento dos funcionários é definido como o nível de comprometimento e motivação que o colaborador tem pelo seu trabalho. Funcionários engajados se dedicam em exercer suas funções com excelência e demonstram conexão com os objetivos e valores da empresa.

É possível identificar os indivíduos mais engajados quando você percebe que eles não estão interessados somente na remuneração. Eles também priorizam seus desempenhos profissionais, apresentam uma postura colaborativa e otimista, além de estarem alinhados com a cultura organizacional.

Para as empresas, levar o engajamento no trabalho a sério traz diversas vantagens, como:

  • profissionais mais produtivos e satisfeitos;
  • melhoria da motivação dos colaboradores;
  • excelente clima organizacional (menos estresse e conflitos);
  • melhor atendimento ao cliente;
  • times mais unidos e colaborativos;
  • diminuição da taxa de rotatividade de funcionários (turnover);
  • aumento das vendas e dos lucros.

“Funcionários que acreditam que a gestão se importa com eles como pessoas reais – não apenas como funcionários – são mais produtivos, estão mais satisfeitos, se sentem mais realizados. Funcionários satisfeitos significam clientes satisfeitos, o que leva à lucratividade.”- Anne Mulcahy, ex CEO da Xerox.

Agora que entendeu a importância de uma equipe comprometida, confira a seguir as melhores dicas para promover o engajamento dos funcionários de sua empresa!

7 dicas para promover o engajamento dos funcionários

1. Tenha uma liderança inspiradora

A primeira estratégia para promover o engajamento dos funcionários deve vir de cima, com uma liderança inspiradora que entenda os problemas e necessidades de sua equipe.

Apesar de falarmos “vir de cima”, vale mencionar que outro ponto importante de uma liderança que se importa com seus funcionários é a forma como ela funciona. 

Isto é, ter uma estrutura deliderança horizontal, em especial em relação à comunicação. Um líder vertical demonstra uma postura humanizada e mais próxima dos colaboradores, o que proporciona um ambiente mais harmônico e impacta na satisfação.

Algumas das principais características de uma liderança inspiradora incluem:

  • confia no sucesso de sua equipe;
  • foca nos objetivos dos profissionais e da empresa;
  • dá espaço para inovações e criatividade;
  • valoriza os diferentes perfis de cada funcionário;
  • mantém a sua palavra;
  • busca por constantes melhorias;
  • demonstra empatia independentemente da situação.

2. Crie um ambiente de trabalho positivo

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente de trabalho tóxico, repleto de ações, comportamentos ou regras que comprometem o bem-estar dos profissionais.

Além de arruinar o engajamento dos funcionários, um péssimo ambiente de trabalho pode inclusive levar a problemas graves, como processos trabalhistas ou até acidentes de trabalho.

A solução é criar um ambiente que preza a qualidade de vida dos trabalhadores, um espaço onde se sintam seguros, satisfeitos e motivados a darem o melhor de si.

Para identificar possíveis problemas que criam um ambiente tóxico, a principal prática é realizar uma pesquisa de clima organizacional. Trata-se de um estudo para entender a percepção da empresa sob a ótica dos colaboradores e, a partir dos resultados, criar planos de ação para corrigir as falhas.

3. Promova a transparência

Ser o mais transparente possível é uma estratégia de engajamento dos funcionários simples e eficiente. Se seus trabalhadores não estão por dentro do cenário da empresa ou não sabem como os líderes avaliam suas performances, não estarão motivados a se dedicar ao máximo.

Pior ainda, caso o profissional sinta que está sendo deixado de fora de alguma situação de propósito, são altas as chances de que ele comece a desenvolver desconfiança na administração, bem como poderá perder a confiança em seu líder.

Lembre-se que uma comunicação interna eficaz e transparente é indispensável para manter os colaboradores engajados. 

De tempos em tempos, compartilhe a visão geral de como os negócios estão caminhando, quais os projetos em andamento e quais são as metas de crescimento a longo prazo para estabelecer uma comunicação aberta e honesta no local de trabalho.

4. Dê espaço para feedbacks

Quando falamos em feedback, na maioria das vezes pensamos primeiro nas críticas, positivas ou negativas, que cada funcionário deve receber sobre seu desempenho. No entanto, o feedback é uma via de mão dupla.

Os seus colaboradores também devem ter espaço para dar suas opiniões e observações sobre suas funções, líderes e o ambiente de trabalho. Não permitir ou mesmo deixar de escutar suas considerações é a receita certa para desmotivá-los.

Portanto, crie umacultura de feedbacks para que todos possam indicar os pontos positivos e negativos, percepção sobre a empresa, gestores e colegas de trabalho.

5. Reconheça as pequenas vitórias

Essa é uma estratégia para promover o engajamento dos funcionários que também deve vir da liderança inspiradora. Sempre mostre para os profissionais que você se importa e reconhece seus progressos e pequenos avanços.

No livro “O Princípio do Progresso: Como usar pequenas vitórias para estimular satisfação, empenho e criatividade no trabalho”, os autores Teresa Amabile e Steven Kramer analisaram as rotinas de 238 pessoas de 26 equipes de projeto em 7 grandes organizações.

O resultado mostrou que quando as pessoas avançam com consistência em projetos importantes no trabalho, mesmo que em pequenos passos, elas são mais criativas, produtivas e engajadas. Ou seja, uma excelente fórmula para ter mais resultados!

6. Recompense os melhores profissionais

Oferecer recompensas a funcionários engajados é uma dica um pouco mais delicada. Afinal, se a ação não for feita da maneira certa, pode causar certo desconforto entre outros colaboradores caso o incentivo seja individual.

Recompensas financeiras, por exemplo, abrem brecha para criar pressões sobre a gestão reduzir as desigualdades. No entanto, cada empresa deve elaborar um sistema justo e que faça sentido ao seu perfil para não perturbar o clima e o ambiente de trabalho.

De qualquer forma, recompensar os profissionais e equipes com desempenhos acima da média é parte integrante da prática de RH. E nem sempre precisa ser em forma de dinheiro! Entre alguns tipos de incentivos, considere:

  • eventos formais para toda equipe;
  • folgas e dias de descanso extras;
  • oportunidades para trabalhar em home office;
  • flexibilidade no horário de trabalho;
  • prêmios, como viagens e jantares;
  • cursos e treinamentos especiais.

7. Invista em treinamentos 

Por falar em treinamentos, não se esqueça de investir na capacitação de sua equipe. Mostrar a eles que existem oportunidades para melhorarem suas habilidades e crescerem dentro da empresa é uma forma de reconhecer o quanto são importantes como pessoas e profissionais.

Estabelecer planos de carreira individuais, por exemplo, com certeza será uma grande motivação para que os colaboradores assumam novos desafios e se mantenham engajados tanto com seus objetivos profissionais quanto os da organização.

Oferecer iniciativas de aprendizado e desenvolvimento demonstram que você valoriza seus funcionários como indivíduos, investindo neles continuamente a longo prazo, ao invés de cogitar substituí-los por candidatos com outras habilidades e competências que você deseja.

Dica extra para aumentar o engajamento dos funcionários

Claro que um dos principais objetivos das estratégias para promover engajamento dos funcionários é o de melhorar os resultados da empresa, mas não significa que todas as ações precisam ser formais e rígidas. 

Neste caso, certifique-se de reservar um tempo para realizar atividades descontraídas de team building ou criar eventos casuais. 

Deixar as mesas do escritório de lado de vez em quando ajuda a criar relacionamentos sociais e um forte senso de comunidade dentro do trabalho, ainda mais se líderes e gestores participarem.

O engajamento dos funcionários é um assunto fundamental e com muitas camadas para explorar, mas ao adotar práticas positivas como as mencionadas ao longo deste artigo, sem dúvidas você estará no caminho certo!

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo para que todos entendam como o engajamento dos funcionários contribui para a produtividade e aumento dos resultados da empresa.

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