DICAS

7 dicas para fazer com que o seu treino tenha mais resultado

Atitudes simples ajudam a manter o foco nos treinos.

Henrique
Publicado em 04/02/2021, às 14h43 - Atualizado em 05/02/2021, às 09h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Treinar é uma ótima maneira de perder peso e manter a saúde em dia. Há quem comece a se exercitar por recomendação médica, enquanto outros tomam essa decisão sozinhos.

Seja em casa ou na academia, a frequência do treino interfere nos resultados. No entanto, diferente do que muitas pessoas acreditam, forçar seu corpo ao limite nem sempre é garantia de conseguir o que deseja — ao contrário, você pode acabar se lesionando.

Quer que seu treino tenha mais resultado? Então, confira dicas eficientes que você pode adotar em sua rotina de exercícios.

1- Use roupas para exercícios físicos

Seja em casa, na rua ou na academia, escolha roupas ideais para a prática de exercícios físicos. Além de serem mais confortáveis, elas ajudam a evitar lesões, como acontece com as leggings de compressão, ideais para corridas e atividades que forçam as pernas.

Apesar de estar treinando, seu conforto ainda vem em primeiro lugar. Sem contar que aquela roupa apertada e incômoda pode te deixar com vontade de terminar os exercícios mais cedo e se sabotar.

2- Tenha uma alimentação saudável

Se o foco é o emagrecimento e a saúde, é importante saber que os exercícios sozinhos não fazem milagres. É preciso ter uma alimentação saudável, que te dê mais disposição para treinar e ajude na perda de peso. Para isso, vale a pena consultar um nutricionista, que irá indicar o cardápio mais adequado e as atividades físicas praticadas para o seu corpo.

3- Faça algo que você gosta primeiro

Dizem que o maior desafio de quem está treinando é iniciar os exercícios. Para evitar que você desista, uma dica muito legal é começar por algo que gosta. Sempre tem aquele aparelho que você achou interessante ou aquela posição de ioga que parecer mais fácil.

Inicie por aquilo que você se sente mais à vontade. Assim, se estiver com um pouco de preguiça, seu corpo logo se anima, e você estará pronto para as atividades mais pesadas, que não te agradam tanto.

4- Respeite seu ritmo e não exagere

Diferentemente do que você já deve ter escutado, abusar do seu corpo não ajuda na eficiência do treino. Ao contrário, pode contribuir para lesões e até outros problemas de saúde. 

Sempre respeite o seu ritmo e os seus limites. Além disso, lembre-se de fazer o teste de frequência cardíaca antes de começar a ir à academia. Se for treinar em casa, opte por atividades mais leves ou contrate um personal trainer caso busque algo mais completo.

5- Controle o tempo de descanso e exercício

O foco precisa ser mantido durante todo o treino, incluindo os momentos de esforço e descanso. Mantenha o relógio por perto ou faça a contagem mental sem se perder.

Por exemplo, se você deve fazer 3 séries de 15 repetições, com intervalo de 40 segundos entre elas, respeite o tempo de descanso. Não reinicie a série seguinte antes ou depois, pois isso influencia os resultados.

6- Busque os horários menos movimentados

Decidiu que vai se exercitar na academia? Um dos motivos que podem levar uma pessoa a fugir do treino é a demora para poder usar os aparelhos. Quem tem o tempo contado precisa optar pelos horários de menos movimento.

Assim, você irá passar por todos os aparelhos e cumprir a série recomendada pelo treinador. Quando corta exercícios ou os ignora, você está diminuindo a eficiência do seu treino.

7- Acompanhe e anote os resultados

O acompanhamento também é importante para você entender se está no caminho certo. Antes de iniciar os treinos, anote seu peso e suas medidas, conforme for passando o tempo, pode ser uma vez por semana, a cada quinze dias ou um mês, e repita essas anotações.

Compare e observe os resultados. Assim, você vai entender quais exercícios podem ser mudados e se é preciso alterar algo na alimentação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!