DICAS

7 cuidados essenciais com o carro no verão

Altas temperaturas e exposição ao sol exigem cuidados especiais para evitar danos à pintura do carro e à segurança do condutor

Bárbara
Publicado em 24/09/2021, às 09h35 - Atualizado em 30/09/2021, às 12h42

FacebookTwitterWhatsApp
Unsplash
Unsplash

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, é preciso redobrar os cuidados com o carro para não ser surpreendido negativamente e não ficar de cabeça quente.

Os problemas mais comuns com o carro no verão podem ser evitados com a manutenção preventiva e serviços de Estética Automotiva Profissional.

Para evitar surpresas desagradáveis, listamos 7 cuidados que você precisa ter com o carro no verão para não precisar gastar mais que o necessário. Confira:

1. Proteja a pintura

As altas temperaturas são extremamente prejudiciais à pintura do carro. Principalmente durante o verão, é importante evitar deixar o carro exposto ao sol para não danificar a pintura ou causar o ressecamento do verniz e das partes plásticas do carro.

Para evitar esse tipo de exposição, alguns motoristas optam por revestir o carro com capas de proteção, que custam caro e precisam ser feitas com material térmico para não derreter com o calor do sol e riscar a lataria. 

Por isso, uma solução é fazer a vitrificação automotiva, serviço que há de mais moderno quando se fala em proteção de pintura veicular.

A vitrificação cria uma camada nano-protetora que envolve toda a lataria do veículo, protegendo a pintura do carro contra raios UVA e UVB, fezes de aves, seivas das árvores e possíveis variações climáticas, como o caso da chuva ácida, também muito comum no verão. 

2. Não se esqueça do Ar-Condicionado 

O Ar-Condicionado é um grande aliado nos dias quentes e, como ficamos muito tempo sem utilizá-lo durante as épocas mais frias, é fundamental fazer a higienização para enfrentar o verão.

Utilizar o ar-condicionado automotivo sem a devida higienização representa um grande risco à saúde, uma vez que o filtro carregado de impurezas pode causar a proliferação de doenças respiratórias.

A Higienização do Ar-Condicionado Automotivo elimina o mau cheiro, corrige a dificuldade de ventilação e evita problemas respiratórios devido ao acúmulo de ácaros, bactérias e fungos no filtro do sistema. 

Também é possível combinar a Higienização do Ar-Condicionado com a Oxi-Sanitização, uma limpeza com ozônio, capaz de eliminar até 99% dos vírus e bactérias. 

3. Certifique-se do bom estado dos freios

Com o aumento das temperaturas, já podemos começar a esperar pelas tão temidas chuvas de verão e com isso, todos os componentes do veículo precisam estar em dia, principalmente o sistema de frenagem. 

O desgaste do disco e pastilhas de freio acontece de forma natural mediante o tempo de uso, mas caso ouça algum barulho no freio, pare o carro e vá até a oficina mais próxima para checar o que está acontecendo. 

Problemas com o freio do carro não podem ser ignorados, já que são peças essenciais para garantir a segurança ao dirigir. 

4. Faça uma revisão de bateria

Estamos acostumados a tomar muito cuidado com a bateria do carro no inverno, mas sabia que esse tipo de cuidado também deve se estender para o verão? 

Com as altas temperaturas, a bateria tende a aquecer e perder suas propriedades físicas, aumentando o processo de autodescarga e a corrosão dos componentes.

Por isso, o mais indicado é realizar uma revisão de bateria em seu auto center de confiança para não correr o risco de alguma pane pelo caminho.

5. Atente-se à calibragem dos pneus

No verão, o asfalto alcança temperaturas altíssimas, o que tem impacto direto na calibragem e durabilidade dos pneus. 

Por isso, é importante checar os pneus e mantê-los sempre com a calibragem correta para não aumentar o consumo de combustível e ainda evitar o desgaste prematuro. 

Uma boa alternativa é recorrer à Calibragem com Nitrogênio. O nitrogênio é um gás inerte e, por isso, não altera a temperatura dos pneus - ideal para evitar explosões - e  ainda garante um pneu calibrado por, no mínimo, 3 meses de comodidade. 

6. Verifique o Sistema de Arrefecimento

Já pegou a estrada e viu algum carro fumaçando no acostamento? Esse tipo de problema pode ser evitado caso o motorista faça a manutenção do sistema de arrefecimento.

O motor do veículo já trabalha constantemente sob altas temperaturas. Durante o verão, esse problema pode se agravar e causar o superaquecimento, fazendo o carro ferver. 

Por isso, é importante levar o veículo até uma oficina mecânica de confiança para verificar o sistema de arrefecimento e corrigir eventuais falhas de refrigeração e lubrificação. 

7. Invista na aplicação de Insulfilm

Películas Automotivas, popularmente conhecidas como Insulfilm, também podem te ajudar a proteger seu carro no verão. 

Películas de boa qualidade são projetadas para bloquear o calor e impedem que os raios UV adentrem pelas janelas, protegendo todos os ocupantes do veículo.

É certo que independente da estação do ano, todo carro precisa de cuidados. O recomendado é que você procure um Auto Center de confiança para fazer as manutenções necessárias para manter o bom funcionamento do seu veículo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!