VOCÊ SABIA?

6 países produtores de café

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 15/03/2022, às 10h46 - Atualizado às 11h04

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Se existe uma bebida que consegue agradar a todas as pessoas de forma unânime, essa bebida é o bom e velho café. Tomar aquele cafezinho preto pela manhã é algo totalmente revigorante, bem como aquele café passado na hora logo após o almoço, não é verdade?

O sabor, o aroma, a textura, são várias as características que o café possui que o faz ser tão amado. Tanto que não é à toa que o café é a bebida mais consumida em todo o mundo. E quem pensa que somente os adultos e idosos são os responsáveis por este alto consumo, se engana redondamente.

Alguns estudos comprovam que o consumo de café por jovens está aumentando cada vez mais com o passar dos anos, o que só comprova a popularidade e o sucesso desta bebida.

Para se ter uma ideia, o amor da população mundial por um café que seja realmente bom e de qualidade é tão grande que a locação de máquinas de café automáticas está se tornando cada vez mais comum, tanto por aquelas pessoas que desejam tê-las em suas casas, quanto por empresas que querem oferecer somente o melhor café para seus colaboradores.

E mesmo que você seja um admirador do café, será que você sabe quais são os principais países produtores dos melhores cafés do mundo? Com o intuito de matarmos sua curiosidade a esse respeito, preparamos este artigo com os 6 países que são considerados os melhores produtores de café de todo o mundo.

Então continue lendo e saiba agora mesmo quais são os países responsáveis por produzirem os melhores cafés de todos.

Principais países produtores dos melhores cafés do mundo

Claro que muitos países ao redor do mundo produzem café, mas será que todos eles produzem cafés que possam ser considerados de qualidade? Para que um país seja considerado um dos melhores, é preciso obedecer a alguns critérios.

Estes critérios são: aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização e harmonia. E por mais que muitos países consigam atender a todos os critérios observados, existem 6 que conseguem se destacar. Veja quais são eles.

Brasil

Está surpreso pelo Brasil ser o primeiro da lista? Pois é isso mesmo, nosso país é o responsável pela maior produção de café em quantidade de todo o mundo, sendo ele o responsável por ⅓ da produção global de café especial.

São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia são os principais estados responsáveis pela produção de café do Brasil. Contudo, eles não se destacam apenas pela quantidade de produção, mas também pela qualidade dos grãos que plantam.

E mesmo que o café de cada região do Brasil tenha características únicas, o café brasileiro destaca-se por ser mais doce, ter menor acidez, um corpo mais cremoso e um aroma bem marcante.

Colômbia

A Colômbia destaca-se por ser o terceiro maior produtor de café do mundo, contendo um dos melhores cafés mundiais. A produção de café colombiana acontece de forma mais presente em alguns vales da Cordilheira dos Andes, mais especificamente em Caldas, Risaralda e Quindio.

As principais características que fazem o café colombiano se destacar são: a baixa acidez, o corpo médio, o leve adocicado e o sabor bastante marcante levemente amendoado.

Índia

O café indiano também é considerado um dos melhores do mundo, principalmente por conta de sua produção curiosa e bem diferente da que acontece nos demais lugares do mundo. As sementes do café indiano costumam ser deixadas de 3 a 4 meses na chuva, proporcionando um aroma e cor únicos, e uma textura bastante suave.

Panamá

Você deve estar se perguntando o que o café panamenho tem que o faz se destacar, não é verdade? Toda a região da América Central é bastante propícia à produção de café por conta da região geográfica que ocupa, tanto pelas condições climáticas quanto pela altitude.

E é exatamente isso que faz com que o Panamá seja considerado um dos maiores países produtores de café do mundo, o qual vem sendo muito apreciado por conter um sabor cítrico marcante, um aroma mais frutado e acidez bem equilibrada.

Indonésia

Assim como o Panamá, o café da Indonésia destaca-se por conta de algumas características únicas que possui devido a sua localização geográfica. E também por conta da produção única que um dos cafés produzidos na Indonésia possui.

Este café diferenciado é originado a partir das fezes de um mamífero típico da região, o qual se alimenta dos grãos, processa a polpa do fruto em seu sistema digestivo e excreta as sementes.

Esse café possui um sabor mais amargo, doce e frutado, além de possuir um aroma mais leve e pouca acidez.

Etiópia

Por fim, temos o café produzido na Etiópia, o qual destaca-se por ter um sabor muito mais frutado e floral do que os demais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!