UNIVERSO FEMININO

5 tipos de sutiãs para todas as ocasiões

A peça milenar evoluiu ao longo dos anos e hoje oferece diversas opções para a mulher moderna, aprenda como usá-la ao seu favor.

Henrique
Publicado em 01/03/2021, às 11h41 - Atualizado às 16h33

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O sutiã da forma como conhecemos hoje só surgiu no século XX. Precisamente, foi patenteado em 1914 pela socialite estadunidense Mary Phelps Jacob após pelo menos dois milênios de evolução. Isso porque, anteriormente, ao longo da história, modelos de peças desenvolvidas para a sustentação dos seios estavam sempre presentes.

Entretanto, eles não eram bem aceitos pelas mulheres. Seja por sua condição estética ou, porque ele não cumpria por completo o papel para o qual fora designado, somente a socialite conseguiu desenvolver o melhor modelo já visto até então.

Mas, de lá para cá, muita coisa mudou e o sutiã continua evoluindo. O modelo clássico de alças já não é mais único e existem opções para as diferentes ocasiões e tipos de corpo.

Conhecer essa variedade, é claro, e que roupas e ocasiões melhor comportam cada uma delas é uma poderosa ferramenta na hora de se vestir. Se por um lado a escolha errada de uma peça íntima pode causar desconforto e frustração, por outro a escolha correta nos deixa mais livres empoderadas.

Sutiã top

Um dos modelos de sutiã mais comentados dos últimos tempos é o modelo top. Seu principal diferencial é que não existem amarrações ou sistemas de prendimento e sua principal vantagem é que ele marca bem menos a roupa. Dessa maneira, ele é o modelo ideal para aqueles modelos de roupas mais justas em que o fecho da peça apareceria.

Alguns modelos, aliás, se parecem tanto com um top tradicional que estão sendo usados mesmo como peças comuns, especialmente para o dia a dia e para a rotina fitness. A diferença entre o sutiã top e o top propriamente dito é que o primeiro continua sendo uma peça de sustentação dos seios e seu design é feito para dar conta disso.

Mas o fato de não ter fecho e nem alças reguláveis é tanto uma vantagem quanto algo que nos exige atenção. Isso se deve já que é necessário comprar exatamente o seu tamanho para evitar que um modelo apertado demais não prejudique a sua postura.

Clássico

O modelo clássico de sutiã é o que mais se assemelha ao modelo criado em 1914 e nós conhecemos bem sua forma e função. Apesar de diversos lançamentos com as mais diferentes possibilidades e usos, contudo, este modelo ainda se mostra relevante em nosso guarda-roupa.

Roupas mais fechadas e menos justas, por exemplo, comportam bem esse nosso velho conhecido. Além disso, a peça inspira elegância e requinte, e ainda é a favorita para momentos íntimos ou para presentear alguém especial.

Tomara que caia

Um clássico moderno que ganhou forte adesão entre as mulheres atualmente foi o tomara que caia, modelo de sutiã sem alça, mas que fornece a mesma sustentação e conforto do modelo clássico. Sua popularidade rapidamente alcançada deve-se ao fato de que ele veio para resolver um problema muito simples: o uso de blusas e vestidos igualmente sem alça ou manga.

Antes de sua invenção, as mulheres tinham que improvisar com itens caseiros, desde a fita adesiva até a meia calça, para usar esse tipo de roupa especial. Seu lançamento veio acompanhado da sensação de “como ninguém pensou nisso antes?” e é um sucesso desde então.

Push up

Sutiãs push up são também nossos conhecidos, populares por darem aquele up em nosso colo e conferir um formato mais arredondado ao nosso seio. Geralmente, eles são utilizados em roupas mais decotadas e a maioria dos modelos tem as alças mais afastadas para que ela não apareça mesmo com o decote.

Taça 3/4

Um item essencial nos looks com inspiração nas pin-ups, o sutiã taça 4/3 cobre apenas metade dos seios, do mamilo para baixo. Dessa maneira, ao contrário do modelo clássico V, mostra bem mais a pele do seio e é ideal para ser usado em roupas com decotes do mesmo formato.

Exemplos de peças que deixam o colo à mostra e vão valorizar ainda mais o uso da peça são os modelos de vestidos e camisetinhas com decotes canoa e quadrados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!