5 tendências em Telecomunicações para 2023

O setor de telecomunicações vem crescendo com possibilidades de grandes expansões no decorrer do tempo e avanço contínuo das tecnologias de acesso à informação. Saiba mais!

Bárbara
Publicado em 28/10/2022, às 16h16 - Atualizado às 16h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

A pandemia já passou e o setor de telecomunicações inicia um novo ciclo no Brasil com a promessa de expansão das redes nacionais e um aprimoramento nos serviços que já são prestados à população. 

O país que parou com a pandemia da Covid 19, agora, dá passos largos rumo a uma aproximação ainda mais intensa de sua sociedade. Projetos corporativos internos que vão desde um pabx na nuvem até os mais vantajosos sistemas de rede! 

Não à toa, as empresas de operadoras, por exemplo, investiram pesado no setor, um total de R$ 8,3 bilhões conforme dados da Conexis Brasil. Algumas áreas com tantos investimentos realizados acabam se destacando um pouco mais. 

Vejas as tendências em telecomunicações para 2023: 

Ampliação da Internet 5G

A internet 5g é aguardada por todos os brasileiros. Embora a quinta rede tecnológica ainda não esteja abrangente em todo o território brasileiro, as possibilidades de ampliação em cobertura para 2023 já estão garantidas. 

Tal novidade trará aos brasileiros mais conectividade, velocidade de dados e mobilidade com seus aparelhos.

Os investimentos em infraestrutura que são primordiais para que isso aconteça já estão em andamento, como por exemplo, um número de 5 vezes mais torres de transmissão de sinal, além de um sistema de fibra óptica mais robusta para liberação dos dados. 

MVNO’s em expansão

Com foco em provedores de menor porte, as operadoras de redes móveis (Mobile Virtual Network Operator - MVNO) encontram nestes novos parceiros mais destaque e projeção no mercado, visto que permitem usufruir da mesma infraestrutura que grandes operadoras consolidadas montam, sem investir altas quantias em redes e antenas.   

Com isso, quem ganha são os clientes que passam a contar com serviços melhores de voz, dados, SMS e muitos outros recursos que hoje fazem a diferença. 

PABX virtual

Uma novidade no serviço de pabx que promove muito mais agilidade e economia às empresas que precisam turbinar a telecomunicação interna. O PABX Virtual garante que uma empresa unifique todos os seus ramais em apenas uma linha, por meio de um VOIP - (Voz pela Internet).

O serviço é 100% digital o que garante que a própria gestão em Telecomunicação da empresa possa administrar o painel dos ramais e promover a escalonagem do setor como quiser e conforme as demandas que tiver. 

Internet das Coisas

Em um mundo marcado pela velocidade e conectividade, a Internet das Coisas como é conhecido o sistema IOT encontrará cada vez mais espaço dentro das empresas com a automação de equipamentos e estruturas de forma inteligente.

Mesmo que o investimento comece com valores mais altos, a tendência de inovação em vários segmentos pede que tarefas sejam realizadas de forma muito mais rápida e eficiente, para que o dia a dia seja mais produtivo.

Tal desejo demandará muito mais preparo, estrutura e aplicações seja no modelo B2B ou B2C. 

Redes neutras

A implantação de redes neutras nos centros urbanos tende a descongestionar os postes já utilizados pelas operadores e cuja sobrecarga  de transmissão de dados já é um grande problema. 

Isso porque dezenas de cabos subaproveitados geram altos custos de manutenção e ineficiência. Com a implantação das redes neutras, além das operadores reduzirem os custos com manutenção nos postes, permite a expansão de redes e a aceleração da digitalização no país.  

E o que é melhor: as contas de telefone e internet, poderão ficar bem mais baratas do que já são. Dá pra imaginar?

Pelo visto, após dois anos sem muita novidade, o Brasil viverá em 2023 um “boom” na tecnologia com inovação em vários setores importantes. Oportunidades não faltam a quem trabalha na área até de conseguirem um upgrade na carreira

Quem sabe!?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!