5 plantas para você cultivar em casa

O uso das plantas na decoração é uma nova tendência no design de interiores

Mateus
Publicado em 20/05/2022, às 16h54 - Atualizado às 17h34

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Cultivar plantas no quintal se tornou uma prática comum para os brasileiros, principalmente para aqueles com idade mais avançada, como os pais e avós, que investem parte do tempo cuidando desse ambiente. 

Nos últimos anos, as plantas deixaram o ambiente externo das casas e passaram a atingir todas as idades, desde os mais jovens até os mais idosos. Esse movimento foi um reflexo das tendências no nicho de design de interiores.

Agora, quando se fala de ter tudo para a sua casa, não basta ter móveis bonitos e revestimentos harmônicos, é preciso trazer vida para o ambiente através do uso das plantas e de outras tendências que se encontram no topo.

A seguir, você encontra dicas para cultivar plantas em casa e dar um up na decoração!

Como escolher a planta ideal?

Essa é uma dúvida que pode surgir com frequência, afinal, são tantas espécies disponíveis no mercado que fica difícil escolher a mais adequada na hora de ir às compras.

O primeiro aspecto que deve ser considerado são os cuidados essenciais para a manutenção da planta, que devem estar alinhados à disponibilidade de tempo e recursos de quem deseja cultivá-la. 

Em segundo lugar, devem ser considerados os demais itens de decoração da casa, de modo que as plantas fiquem harmônicas com o ambiente, sem tornar o espaço desequilibrado. 

Após avaliar essas duas etapas, o que manda é o gosto pessoal! Por isso, separamos algumas dicas de plantas que podem ser cultivadas em casa para ajudar na escolha. 

Dicas de plantas para cultivar em casa

Das maiores às menores, de todas as cores e preços. Na hora de escolher uma planta para cultivar em casa, é preciso refletir sobre os cuidados e as expectativas com a aplicação da tendência nos ambientes. Abaixo, é possível encontrar os principais locais das plantas mais utilizadas em ambientes internos.

Violetas

As violetas têm a capacidade de despertar a memória afetiva de milhares de brasileiros. Quem nunca se deparou com a planta na beirada da janela ou na mesa das mães e avós?

Essa pequena planta gosta de água e precisa ficar próxima a ambientes com alta luminosidade, sem contato direto com o sol. Para cultivar uma violeta, é preciso regar a planta diariamente, exigindo alguns minutos da rotina.

Samambaias

As samambaias ganharam popularidade entre os jovens quando o assunto é paisagismo na decoração. Para manter uma samambaia saudável, é necessário oferecer um vaso grande, seja no chão ou de modo suspenso, e manter a planta em ambientes à meia luz, onde o vento não seja muito forte.

Suculentas

A versatilidade das suculentas fez com que elas ganhassem espaço em milhares de lares brasileiros. De todos os tamanhos, cores e formatos distintos, as suculentas não demandam de cuidados excessivos, podendo se adaptar até mesmo as rotinas mais corridas. 

Para manter uma suculenta saudável, é preciso deixar a planta em um ambiente com boa iluminação e regá-la cerca de uma vez na semana. A dica é concentrar a água na base da planta, sem atingir as flores.

Orquídeas

Outro clássico das casas brasileiras, as orquídeas podem ser facilmente encontradas nas casas das mães e avós. Essa planta deve ser cultivada a meia luz e merece atenção redobrada ao caule, que deve ser escorado para não se partir.

Cactos

Finalizando a lista temos os cactos, plantas fáceis de cuidar que podem ser o pontapé inicial no paisagismo para quem deseja se aventurar, mas não possui experiência.

Os cuidados se resumem a alta exposição ao sol e a baixa exposição à água. Sendo assim, os cactos podem ser cultivados em diversos espaços da casa, desde que haja uma boa iluminação solar e que seja regado no máximo uma vez por semana.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!