5 personagens femininas inesquecíveis e que não são da Disney

As princesas do estúdio são clássicas, mas existem diversas outras personagens femininas marcantes na cultura pop

Mateus
Publicado em 15/05/2023, às 17h10 - Atualizado em 16/05/2023, às 16h16

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Ao longo das décadas, a Disney apresentou ao mundo diversas personagens inesquecíveis que se tornaram mundialmente conhecidas. Não é por menos que as “Princesas Disneys” tem fãs em múltiplas gerações, já que adultos e crianças são fãs de personagens como Aurora, Ariel, Jasmine, Bela, Tiana e Elsa, entre tantas outras.

Mas engana-se quem pensa que o estúdio é o único responsável por contar histórias de grandes personagens femininas. Abaixo, conheça outras importantes referências que também caíram nas graças do público – com algumas delas apresentando um outro lado da história das princesas.

Fiona

Fiona apareceu pela primeira vez em "Shrek", desenho da DreamWorks que transformou alguns dos velhos clichês envolvendo princesas em animações. Na trama, ela é amaldiçoada com um feitiço que faz com que ela se torne uma ogra durante a noite, de forma que ela fica longe de ser aquela princesa bonitinha.

A maldição só pode ser revertida quando ela receber um beijo de um amor verdadeiro, e isso só pode acontecer após ela ser resgatada do dragão que protege a torre em que ela está aprisionada. Entretanto, nada de um príncipe encantado e charmoso para salvá-la: é um ogro que a salva. Mesmo assim, Fiona consegue construir uma vida para ser feliz ao lado do protagonista e de sua nova família.

Marina

Outra obra muito conhecida pela DreamWorks e que proporcionou uma personagem inesquecível é “Sinbad: A Lenda dos Sete Mares”. A trama apresenta a destemida noiva do príncipe Proteus, Marina, uma mulher de personalidade única que quebra as expectativas ao se interessar por fazer uma atividade que se supunha ser "exclusiva" dos homens: o desejo de navegar os sete mares.

Assim, ao lado de Sinbad, ela parte em uma aventura para recuperar o Livro da Paz de Eris. Ao mesmo tempo que viaja pelo mar e prova o seu valor dentro de um navio, Marina também descobre um novo amor na sua vida, que compreende sua personalidade e respeita as suas vontades.

Anastasia

Anastasia talvez seja a princesa mais famosa já criada que não foi feita pela Disney. O seu filme, lançado pela Fox, narra a história de uma jovem e destemida moça que acaba em um lar adotivo sem conseguir se recordar do seu passado. Isso porque Anastasia, assim como o restante da sua família, foi vítima de um poderoso feitiço lançado pelo maldoso mago Rasputin.

Contudo, mesmo não se lembrando do seu passado na realeza, a protagonista mostra a sua determinação e força de vontade ao procurar desvendar quem ela realmente é. Isso a leva para diversas aventuras e reviravoltas até que ela consegue descobrir ser a última herdeira da família real Romanov – e que ela deve lutar pelo seu lugar de direito no trono.

Princesa Leia

Saindo um pouco das animações, não dá para deixar de fora da lista uma das personagens mais clássicas e inesquecíveis do cinema: a Princesa Leia – posteriormente General Leia. Ao longo da trilogia clássica de Star Wars, a irmã gêmea de Luke Skywalker se provou ser alguém detentora de muito conhecimento, força e habilidades, desempenhando um papel fundamental para que a Rebelião derrotasse o Império.

Por isso mesmo, ela fascinou o público ao mostrar que sabe se cuidar sozinha e lutar tão bem quanto os seus companheiros rebeldes. O enorme legado que a franquia tem até hoje deve-se muito à forma como Leia se tornou uma personagem icônica, sendo um verdadeiro símbolo de autonomia.

Daenerys Targaryen

Outra integrante da realeza e do universo das produções live-action que ficou marcada no público é Daenerys Targaryen, uma das protagonistas da série Game of Thrones. “Mãe” de ameaçadores dragões, Daenerys é uma figura que se destaca dentro da série, sendo uma das raras personagens femininas que assume o controle da própria vida e não cede às pressões feita pelos homens, dentro de um universo completamente machista.

A personalidade dura de Daenerys ainda é reforçada por outras qualidades suas. Ao longo da história, ela se destaca por ser uma líder nata, sendo carinhosa quando é preciso, mas sem deixar de ser firme e imponente quando a situação exige.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!