5 passos para preparar uma empresa para venda

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Mateus
Publicado em 20/03/2023, às 17h55 - Atualizado em 21/03/2023, às 13h51

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A venda de uma empresa é um processo que exige preparação e alguns cuidados essenciais para que o melhor comprador seja encontrado e a oferta, seja justa, evitando que a companhia perca valor durante esse processo.

A decisão de vender empresa não é simples, e muitos fatores devem ser avaliados, como o momento do mercado, a atratividade do setor, a situação das concorrentes, etc.

Por isso, é importante que um passo a passo seja seguido antes de se submeter a todos os processos que envolvem a alienação de uma companhia. 

Nem sempre vender a empresa somente quando ela está passando por alguma dificuldade financeira é uma boa estratégia. Apesar da necessidade de levantar capital ser urgente, essa motivação pode desvalorizar o negócio. 

A preparação profissional de uma empresa ajuda a valorizá-la, pois indica que está pronta para operar de maneira eficiente, atendendo as necessidades de seus clientes e fornecedores, além de estar bem organizada financeiramente. 

Aqui falamos um pouco mais sobre quais as principais etapas que devem ser seguidas para que a transação seja feita da melhor maneira possível, evitando cair em armadilhas 

1. Motivação para venda

O primeiro passo é saber bem qual a motivação para a venda do negócio. Ela pode ser:

  • Aposentadoria;
  • Sucessão da gestão;
  • Separação da sociedade;
  • Captação de recursos;
  • Investimento em outros empreendimentos.

Essas são apenas algumas das motivações que levam muitos empreendedores a prepararem a venda de uma empresa. Sabendo qual é o motivo correto, fica mais fácil seguir os próximos passos.

2. Levantamento de informações

Levantar todas as informações contábeis e financeiras da companhia é o próximo passo essencial para preparar uma empresa para a venda. Isso dará clareza sobre como está o desempenho do negócio, identificando histórico de lucratividade, receitas, mapeando passivos, dando tempo ainda ao empreendedor para fazer ajustes necessários que ajudem a valorizar a empresa.

Ter dívidas, por exemplo, não é um problema, mas elas devem estar identificadas para que o futuro comprador tenha ciência dos passivos que o negócio possui e, em contraponto, qual o potencial de lucro que a empresa pode ter no futuro. 

Por isso é importante ter demonstrações financeiras dos últimos anos e que elas sejam revisadas junto a um contador.

3. Apontar melhorias

Com todas as informações em mãos, fica mais fácil também apontar as principais necessidades de melhoria do negócio. Elas podem ser administrativas, operacionais ou até estratégicas. Isso também passa pela identificação de riscos que a companhia tem, sejam financeiros, legais, operacionais ou administrativos, e se é possível ajustá-los ou, ao menos, deixá-los claros no momento das negociações.

4. Valuation

Esse levantamento prévio já será um bom caminho andado para que seja feita a avaliação da empresa. O valuation também é um passo essencial no processo de venda, e ajuda a definir o valor justo do negócio a partir de elementos que justifiquem o porquê de determinado valor ser o melhor para a negociação. 

três tipos de metodologias de valuation que podem ser utilizadas nesse processo: a avaliação a partir do desconto de fluxo de caixa; a com base em múltiplos de mercado; e a soma do valor patrimonial, ou seja, dos ativos. 

5. Negociações

Agora é o momento de negociar a empresa com base em todas as informações que foram levantadas. A argumentação é muito importante durante esse processo, por isso é essencial que o empreendedor tenha feito toda a preparação prévia antes de se encontrar com investidores. 

E para aumentar as chances de uma boa oferta, é importante também fazer road shows de apresentação da empresa, ampliando a atração de diferentes perfis de potenciais compradores ao negócio.

Todo esse processo de venda de uma empresa será ainda mais potencializado com o auxílio de uma assessoria profissional em fusões e aquisições de companhias, que saberá indicar o que deve ser feito em cada passo, reduzindo os riscos e aumentando as chances de valorização do negócio.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.

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