16 Práticas de sustentabilidade para adotar pensando nas gerações futuras

Confira algumas dicas

Mateus
Publicado em 08/04/2022, às 11h12 - Atualizado às 14h49

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

A prática da sustentabilidade está relacionada diretamente com buscar pela preservação do meio ambiente de maneira eficaz. Em outras palavras, sustentabilidade está relacionada com a busca de equilíbrio e disponibilidade de recursos naturais.

Essa busca, além de atuar em prol do meio ambiente, também atua fazendo com que os indivíduos alcancem uma maior qualidade de vida.

Ser sustentável consiste em quê?

Adotar práticas de sustentabilidade consiste em adotar práticas de cuidado com o mundo, visando o nosso conforto e bem-estar, e o das gerações futuras.

Essas práticas, apesar de parecerem difíceis de serem adotadas, são práticas fáceis e que, á medida que cada um faz sua parte, promover um mundo sustentável se torna cada vez mais possível.

Vale destacar ainda que, ser sustentável, no entanto, vai muito além de reciclar e de plantar árvores. Controlar o gasto de água, evitar desperdício, usar fontes renováveis de energia e optar por produtos que respeitem os recursos naturais também são práticas fundamentais para alcançar a sustentabilidade.

Importância da sustentabilidade

A prática de sustentabilidade, além de beneficiar a saúde e o bem-estar dos indivíduos, também tem relação com a questão de saber utilizar os recursos naturais em nosso favor, de maneira consciente, atendendo o limite que o planeta é capaz de produzir.

Assim, a sustentabilidade, em outras palavras, relaciona-se ao fato de saber economizar os recursos oferecidos pelo planeta, pensando no futuro, a longo prazo.

Tripé do Desenvolvimento Sustentável

A prática de sustentabilidade refere-se a medidas que visem preservar o meio ambiente através da adoção de práticas diferentes, visando equilibrar a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, avançar no campo social, ambiental e econômico.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social está associada a participação dos indivíduos, de maneira ativa no que diz respeito ao desenvolvimento social, participando de elaboração de projetos que busquem o bem-estar social.

Sustentabilidade ambiental

A sustentabilidade ambiental, por sua vez, está associada a preservação do meio ambiente, de forma que os indivíduos encontrem o equilíbrio entre suprir as necessidades e utilizar os recursos, sem, contudo, prejudicar a natureza.

Sustentabilidade econômica

Já a sustentabilidade econômica, é aquela que visa explorar os recursos disponibilizados, no entanto, de maneira sustentável, visando não prejudicar as gerações futuras e suas necessidades.

Além desse tripé da sustentabilidade, que visa atender as necessidades básicas dos seres humanos, a ONU traçou inúmeros objetivos para que os países possam alcançar seu desenvolvimento junto com sua sustentabilidade. Alguns desses objetivos são:

  • Procurar meios de acabar com a pobreza em todos os lugares;
  • Acabar com o problema da fome e procurar melhorar a nutrição;
  • Promover agricultura sustentável;
  • Procurar meios de promover um bem-estar social, para alcançar uma vida sustentável.

O processo de sustentabilidade

Apesar de parecer difícil, o processo de sustentabilidade consiste em ter conhecimento acerca do impacto promovido pelo uso de produtos e resíduos, levando em consideração as necessidades que temos desses recursos.

Além disso, atualmente o mercado de trabalho conta com diversos profissionais especializados no ramo das políticas públicas e que sabem, de fato, como tirar essas práticas do papel.

Muitos desses profissionais ainda, são contratados por empresas grandes, como, por exemplo, a Yabá consultoria que trabalha com diversos tipos de trabalho, incluindo projetos de desenvolvimento da sustentabilidade.

Práticas de sustentabilidade que devem ser adotadas

Promover sustentabilidade, no entanto, não é somente através do desenvolvimento de projetos de leis promovidos por instituições e órgãos superiores. Essas práticas sustentáveis podem ser iniciadas por nós mesmos, através de ações como:

  • Economia de água;
  • Economia de energia;
  • Reutilização da água;
  • Utilização da água da chuva para a realização de limpeza doméstica;
  • Aproveitar a luz solar;
  • Utilizar fontes de energia alternativas;
  • Plantar árvores;
  • Diminuir o consumo de produtos que usam plástico;
  • Reciclagem;
  • Optar por utilizar outros meios de transporte, como, por exemplo, bicicleta;
  • Preferir o uso de biocombustíveis;
  • Evitar utilizar materiais que não sejam biodegradáveis;
  • Substituição de lâmpada incandescentes por lâmpadas econômicas;
  • Faça o descarte correto de pilhas e baterias;
  • Escolha embalagens reutilizáveis;
  • Evite o uso de sacolas plásticas;

Essas são algumas das muitas práticas que os indivíduos deveriam adotar para que, além de beneficiarem a si mesmo, saibam usar os recursos fornecidos de maneira consciente e de maneira que atenda as suas necessidades, sem, contudo, prejudicar as gerações futuras e suas respectivas necessidades.

Ou seja, a adoção de práticas de sustentabilidade, além de atuar beneficiando de diversas maneiras, atua fazendo com que o indivíduo saiba não ser egoísta e, antes de tomar qualquer atitude, pense nas gerações futuras.

Benefícios da Sustentabilidade

Além de promover bem-estar e garantir que os recursos sejam utilizados de maneira correta, a sustentabilidade ainda conta com diversos outros benefícios e diversas outras vantagens, como, por exemplo:

  • Aumento da qualidade de vida;
  • Melhora significativa na economia;
  • Preservação dos meios ambientais;
  • Diminuição na ocorrência de desastres ambientais;

Logo, tendo em vista os benefícios associados a sustentabilidade e as práticas que podem ser adotadas para isso, pense bem antes de executar qualquer ação que possa prejudicar o desenvolvimento sustentável.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!