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Ter um e-commerce sustentável, escalável e produtivo é o sonho de todo empreendedor e é somente com uma boa gestão que você conseguirá alcançar esse objetivo.
Entender o seu cliente e o mercado é muito importante para aumentar sua produtividade e mantê-la assim, sempre subindo de maneira estabilizada.
Ter um negócio online é muito comum hoje em dia, então, o que fazer para se destacar?
Otimizar seu serviço e aumentar sua produtividade? Vamos conversar sobre isso nesse artigo e te passar 15 dicas de como você pode melhorar a produtividade do seu e-commerce. 😉
Conhecer o comportamento dos seus clientes é a chave para oferecer-lhes o que desejam: bons produtos/serviços e uma experiência individual e personalizada, diferente do que a maioria dos e-commerces propõem.
Além de ter bem claro qual o perfil da sua buyer persona, você pode contar com ferramentas e softwares para rastrear e fazer uma gestão para conhecer os hábitos de compra e reais interesses do seu cliente.
Um fator indispensável é que seu cliente saiba que você se importa com o que ele pensa. Então, caso receba algum feedback sobre a compra, entrega ou qualquer outra área, acate e deixe-o saber que você está ciente da sua opinião.
Focar somente no lucro pode ser o início da sua queda, sabe por quê? Porque quando você foca somente no lucro, é provável que você deixe de lado outros pontos importantes como seu cliente ou criação de conteúdo estratégico.
Quando o foco está somente no lucro, você pode tentar de tudo para esse lucro ch Hugoegar e é provável que ele não chegue, pelo menos não como você queria, justamente por falta de estratégia e preparo.
Então, entenda que o lucro virá como um resultado de diversas estratégias, preparo, espera e entregas sólidas para seu cliente.
Falando em margem de lucro, você consegue ter uma visão mais detalhada e estratégica utilizando esta calculadora de margem de lucro.
O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que irá te auxiliar no processo de gerenciar o seu relacionamento com seu cliente.
A sua empresa tem capacidade para crescer e um bom CRM irá te ajudar com isso. Contribuindo com dados das áreas de marketing, suporte ao cliente e vendas, o sistema irá te oferecer melhorias para gerenciar os relacionamentos e interações, impulsionando seu negócio.
Com um CRM de vendas, a comunicação da sua empresa irá melhorar, além de te ajudar a entender o comportamento do seu cliente e também a reter mais clientes. Ele também te ajudará a aumentar a produtividade já que é capaz de simplificar processos administrativos.
Essa dica engloba um aumento em seus processos de automatização. Adotar metodologias ágeis aumentará a produtividade da sua empresa porque otimiza o tempo e poupará você e/ou sua equipe de trabalhos manuais e repetitivos.
De acordo com o Jurídico Ágil, metodologias ágeis como Scrum, Kanban, entre outras, podem acelerar as entregas da equipe e reduzir a carga de trabalho e o estresse do dia a dia.
Propor metodologias ágeis para sua equipe, os fará mais práticos, independentes e engajados em suas demandas, consequentemente aumentando também a produtividade.
Como foi dito anteriormente, é importante que seu cliente se sinta ouvido e não ache que você quer somente vender e pronto. Um suporte de qualidade pode ser o seu diferencial no momento de fidelizar seus clientes.
Focar no suporte é importante pois um cliente que teve uma experiência ruim não é um bom marketing para o seu negócio. As pessoas comentam umas com as outras sobre suas experiências de compra, sejam boas ou ruins.
Construa uma equipe de suporte ao cliente disposta a ouvir, entender e que dispõe de um atendimento personalizado e empático com seu cliente.
Para manter seu negócio vivo e crescendo, investir no reconhecimento da marca é essencial.
Você precisa construir uma imagem tão sólida que a sua empresa será a primeira a ser considerada na mente dos clientes. A imagem de um negócio envolve muitos fatores, como o tom de voz, uma identidade visual, o nicho, cores, storytelling e toda a estratégia por trás disso.
Ter uma boa página, otimizada, bem posicionada, que corresponda com as palavras-chave é a porta de entrada para o aumento da divulgação e reputação da sua marca.
Você já entrou em uma loja e só quis dar uma volta sem ser seguido ou interrompido por um vendedor? Então, muitas pessoas preferem esse autoatendimento do que o auxílio de algum vendedor. No e-commerce, acontece da mesma forma, muitos clientes preferem percorrer o funil sozinhos, sem o auxílio de um vendedor.
O sistema “self-service” pode ser resumido em uma única palavra: autonomia.
De fato, implementar um sistema “self-service” para vendas B2B não é um processo tão fácil, mas é sim possível. Entenda seus clientes, o tamanho das suas demandas e disponibilize um serviço que seja de fácil assimilação, mas caso surjam dúvidas por parte do seu cliente, é imprescindível ter uma equipe disponível para sanar qualquer questionamento.
Feedbacks são feitos para crescer.
Sempre que algum cliente ou alguém da equipe fornecer algum tipo de feedback, é importante considerar as informações, averiguar se de fato aquilo é verdadeiro e encontrar meios para solucionar a demanda, melhor e crescer como empresa.
Independente do tamanho da sua empresa, há espaço para crescimento e bons feedbacks irão te ajudar com isso. Então, busque-os. Pergunta para seus clientes, coloque sua empresa nesse lugar de “queremos crescer e melhorar por vocês (clientes), então precisamos de saber o que vocês pensam”.
Um bom relacionamento com seus fornecedores, impacta toda a linha de produção e gerenciamento do seu negócio.
Ruídos na comunicação ou até mesmo a falta dela, podem afetar entregas e atrasos em todo o processo de compra, por isso, invista em comunicação e bom relacionamento com seus fornecedores.
Uma boa comunicação gera confiança, evita retrabalho e consolida o relacionamento. Não foque só em encontrar o fornecedor mais barato, mas sim em encontrar um que cumprirá o trabalho e possua valores semelhantes para que o relacionamento dure o máximo de tempo possível.
Facilitar o pagamento para seu cliente significa disponibilizar diferentes métodos de pagamento.
Pagamento online é um assunto amplo e que está em constante evolução. Cheques, boleto, crédito, débito automático, DDA, PayPal, PIX e tantos outros métodos de pagamento auxiliam os clientes a comprarem o que desejam.
Disponibilizar os mais diversos e modernos meios de pagamento é excelente para seu cliente concluir a compra e não deixar de comprar porque está faltando justamente o método de pagamento que ele utiliza.
É importante analisar sua buyer persona e entender suas preferências, contudo, além dos métodos tradicionais de pagamento, calcule o quão proveitoso seria para sua realidade e demanda inserir meios de pagamento mais modernos, como carteiras digitais e por que não, até mesmo criptomoedas.
Você sabia que trocar constantemente de funcionários não gera uma boa imagem para sua empresa?
Prejudica tanto interna quanto externamente. Para os funcionários, ou seja, a imagem interna, ao perceberem constantes trocas e saídas recorrentes, eles se sentirão inseguros e com relação à imagem externa, sua empresa não passará credibilidade e confiança de um bom lugar para trabalhar ou comprar.
Outro ponto são os custos gerados na saída, contratação e investimento com novos processos seletivos.
Para diminuir esses gastos, você precisa de uma boa gestão dos seus funcionários, investir também no crescimento deles e em mantê-los engajados, proporcionando um ambiente saudável, senso de pertencimento e cultura alinhada.
Já entrou em uma página de compra e se deparou com algo como: “compre com um clique” ou “repetir compra” ? Opções como essas são ágeis e familiares ao seu cliente, o que pode aumentar consideravelmente a chance de compra.
Seu cliente quer simplicidade e facilidade em qualquer processo de compra, então, é isso que você precisa entregar.
Como foi dito na dica sobre ‘self-service’, é importante simplificar, mas não esqueça de fornecer atendimento e um vendedor disponível para solucionar quaisquer problemas ou dúvidas que possam surgir.
“Atualização sobre seu pedido”, quem não gosta de receber um e-mail ou uma mensagem assim, não é mesmo?
Mas, manter seu cliente informado, vai além de compartilhar com ele o status da compra e o código de rastreio.
É necessário deixar claro informações relevantes sobre a empresa, informações sobre trocas e devoluções, privacidade e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), compartilhar informações sobre os direitos do seu cliente e você pode até mesmo criar uma página com perguntas frequentes e deixar ali também um meio de contato para quaisquer outras dúvidas.
Um e-commerce de sucesso precisa valorizar a navegabilidade do usuário e a arquitetura bem organizada promete isso.
A arquitetura se refere à hierarquia de informações no e-commerce, das mais genéricas às mais específicas. De modo geral, uma loja virtual tem em sua arquitetura a home page, as páginas de categoria e as páginas de produto.
Para uma boa arquitetura, leve em consideração a regra dos três cliques em que o usuário deve sair da home page e chegar à página do produto em no máximo três cliques. Mais do que isso deve ser pensado de forma cuidadosa.
Atualmente, ter um negócio e não estar nas mídias sociais, é quase abrir um negócio fantasma.
Você precisa estar onde seus clientes estão e eles estão nas redes sociais. Por isso, use as mídias a seu favor e construa sua imagem por lá também. Utilize a linguagem correta, desenvolva relacionamento com seu público e entregue materiais úteis e de qualidade.
Todas essas dicas não precisam ser aplicadas de uma só vez e pode ser que algumas delas nem mesmo se aplique ao seu negócio, pelo menos, não por hora.
Então, analise e se aprofunde em cada uma delas e busque colocar em prática o que já faz sentido para você aumentar a produtividade do seu e-commerce.
Procure automatizar ao máximo seus processos para ganhar tempo e focar em projetos e estratégias que realmente demandam um tempo e atenção maiores.
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