10 dicas para criar sua loja virtual

Pensando em vender pela internet mas não sabe como começar? Confira este guia com 10 dicas para criar sua loja virtual e comece a ganhar dinheiro online.

Mateus
Publicado em 26/07/2022, às 14h23 - Atualizado às 17h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Não é novidade que o e-commerce tem alcançado cada vez mais pessoas e atingindo números bastante expressivos. Levando para o consumidor moderno uma experiência de compra prática e rápida, o comércio eletrônico tende a crescer cada vez mais.

Para se ter uma ideia, em março de 2021, o e-commerce no Brasil movimentou R$ 35,2 bilhões em vendas — um aumento de 72,2% comparado ao ano anterior. Esse foi o maior mês da história em volume de vendas do comércio eletrônico no país.

Portanto, se você está pensando em montar um e-commerce do zero e não sabe como começar, temos o conteúdo ideal para você. Aqui, você encontra dicas práticas para dar o primeiro passo do seu negócio online.

Sem mais delongas, vamos à leitura! 

1. Defina o seu público-alvo

Antes de começar, é importante saber para quem você pretende vender. Isto é: quem será o seu público-alvo?

A resposta para essa pergunta irá guiar toda a estratégia de criação do seu negócio. Isso porque, somente conhecendo bem a sua audiência é que será possível conquistar clientes e criar um empreendimento lucrativo.

Quando falamos sobre público-alvo, é importante respondermos questões como:

  • Qual é o sexo e identidade de gênero do seu cliente?
  • Qual é a faixa etária?
  • Qual é o nível de poder aquisitivo?
  • Onde o seu público reside?
  • Ele tende a fazer compras online?
  • Quais são seus interesses e hábitos de consumo?

Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa responder para chegar ao perfil do cliente ideal. Nesse processo, é importante se atentar a toda e qualquer informação que te ajude a entender como o seu cliente pode se interessar pelo seu produto ou serviço.

2. Estude o seu nicho de mercado

Para além do público, você também deve conhecer muito bem o seu nicho de mercado. Afinal, se você pretende fazer parte dele, saber quais são seus riscos e oportunidades é de grande importância. 

Uma vez que você entende o mercado que você pretende ingressar, fica mais fácil definir quais produtos farão parte do seu catálogo, quais canais de venda têm mais potencial e outras questões importantes para o seu negócio.

Além disso, é por meio desse estudo que você conhecerá seus concorrentes. Esse é um exercício muito relevante para sua estratégia com um todo. 

Afinal de contas, saber quais são as fraquezas e fortalezas dos seus adversários irá ajudá-lo a se posicionar melhor no mercado. Quanto mais preparado você estiver, mais promissora será sua carreira como empreendedor.

Durante esse período preparatório, uma boa prática é buscar informações sobre o mercado ou fazer um curso sobre os primeiros passos para abrir uma loja virtual. Quanto mais informado você estiver, menos desafiador será a criação do seu negócio.

3. Faça a precificação dos seus produtos

Você já conhece o seu mercado e o seu público-alvo, agora, é o momento de precificar os seus produtos. Essa é uma etapa decisiva para o sucesso do seu negócio.

A precificação de um produto ou serviço deve ser pensada com muita cautela. Afinal, se a ideia é vender, precisamos nos certificar de que estamos trabalhando com valores acessíveis ao público e, ao mesmo tempo, competitivos em relação à concorrência.

Uma boa prática para apoiar a precificação é fazer pesquisas de mercado. A partir do momento que você entende questões como: quanto o cliente está disposto a pagar por um produto e o que se espera de cada um dos itens, fica mais fácil criar estratégias de preço assertivas.

Um ponto de atenção aqui é: lembre-se de definir valores que sejam atrativos para o consumidor e rentáveis para o seu negócio. Afinal, com o passar do tempo, o ideal é que sua lucratividade supere todo o valor investido para a criação da loja virtual.

Para tornar essa etapa mais simples, conte com uma planilha de precificação. Assim, você terá mais visibilidade e controle sobre os dados dos seus produtos.

4. Escolha uma plataforma de e-commerce

Com as principais informações do seu negócio definidas, chega o momento de escolher a sua plataforma de e-commerce. Isto é: onde você irá criar a sua loja online.

No mercado digital existe uma gama de possibilidades quando o assunto é vender pela internet. No entanto, se sua ideia é construir uma marca e trabalhar para solidificá-la, criar um e-commerce próprio é o melhor caminho.

Por isso, na hora de escolher uma plataforma para criar a sua loja, levem em consideração pontos como:

  • Estabilidade da plataforma (se não enfrenta quedas com frequência, por exemplo);
  • Recursos disponíveis (meios de pagamento e envio etc.);
  • Layout responsivo (garante a navegação em dispositivos móveis);
  • Segurança (certificados SSL e criptografia dados, por exemplo);
  • E outras questões importantes.

A Nuvemshop, por exemplo, possui toda a infraestrutura necessária para que você possa criar sua loja virtual em poucos passos, de forma rápida e prática. Além disso, a plataforma conta com diversos meios de pagamento e envio e uma loja de aplicativos com várias soluções para facilitar a sua vida como empreendedor digital.

5. Defina os canais de venda

Mesmo que você tenha uma loja virtual própria, muitas vezes, será necessário um esforço a mais para encontrar seus clientes. Isso porque, com tantas possibilidades, é cCurso de técnicas de venda para e-commerce | Nuvemshopomum que o consumidor compre produtos em outros canais de venda, como marketplaces e redes sociais.

Nesse sentido, é preciso entender onde está o seu público e facilitar a chegada dele até seus produtos. Como fazer isso? Simples: leve sua marca para canais diversos.

Plataformas como Mercado Livre e Shopee e redes sociais como Instagram, podem ser grandes aliadas do seu negócio. Isso porque, além de dar visibilidade para a sua loja, é possível vender seus produtos diretamente por esses canais.

Investir em diversos canais irá aumentar as suas vendas e gerar mais reconhecimento de marca. No entanto, antes de investir em um canal específico, busque entender se o seu público costuma e considere fazer um curso de técnicas de venda para e-commerce

6. Escolha os meios de pagamento

Muito se engana quem pensa que meios de pagamento não passam de meros detalhes. Para uma loja virtual, esse pode ser um fator decisivo para a compra.

Isso porque, o consumidor está cada vez mais em busca de comodidade e facilidade para realizar compras online. Nesse sentido, oferecer diversos meios de pagamento pode ser a chave para aumentar a sua taxa de conversão.

Hoje, já é possível trabalhar com ferramentas que permitem o pagamento via cartão de débito, boleto e, até mesmo, Pix. Oferecer alternativas ao cartão de crédito é uma ótima escolha para quem deseja facilitar o processo de compra em sua loja virtual.

Além disso, as carteiras digitais também vêm ganhando bastante popularidade. Por isso, investir em serviços como o PicPay e o Paypal pode ajudá-lo a aumentar suas vendas e diminuir a taxa de desistência.

7. Crie um fluxo de envio

O fluxo de envio de um e-commerce é de extrema importância tanto para o cliente quanto para o vendedor. Isso porque, somente com um fluxo logístico bem estruturado será possível enviar os pedidos de forma organizada e oferecer uma experiência positiva para o consumidor.

Além do mais, um dos pontos mais decisivos para a compra é o frete. Se o valor for muito alto ou o prazo para entrega for muito extenso, as chances de o cliente desistir são grandes.

Para contornar esse problema, a melhor saída é trabalhar com diversos serviços de envio, para além da calculadora de frete dos Correios. No mercado digital você encontra uma grande variedade de empresas e transportadoras que oferecem soluções de envio para e-commerce.

Estude as possibilidades e entenda quais fazem mais sentido para o seu negócio. Oferecer mais flexibilidade na compra tende a ser uma ótima forma de aumentar as vendas.

Não se esqueça também de utilizar uma boa planilha de fluxo de caixa, que é a ferramenta indispensável para a organização financeira de seu e-commerce.

8. Crie sua loja online

Agora que você já definiu os principais pontos para o funcionamento do seu negócio, é a hora de colocar a mão na massa. Para que seu e-commerce seja atrativo e transmita segurança para os visitantes, será importante investir em:

  • Um nome impactante e de fácil memorização
  • Uma paleta de cores que transmita as mensagens que sua marca deseja passar;
  • Imagens que agreguem valor a seus produtos;
  • Banners estratégicos e chamativos (como em casos de promoções, por exemplo);
  • Um slogan convidativo e de fácil memorização;
  • Páginas de produtos devidamente categorizadas;
  • Informações de contato e canais de atendimento;
  • Políticas da loja (troca e devolução, termos de uso etc.).

Caso opte por uma plataforma de e-commerce como a Nuvemshop, criar tudo isso não será tão complicado quanto pode parecer. Isso porque, esse tipo de sistema tende a reunir, em um lugar só, tudo o que você precisa para criar o seu site com facilidade.

Mas, se você pretende criar um site do zero, a não ser que você tenha conhecimentos avançados em programação e webdesign, será necessário contar com a ajuda de um profissional.

9. Publique seus produtos

Com o seu site pronto, chega o momento de publicar os seus produtos. Lembre-se de usar as melhores imagens para ilustrar cada item, pois, no e-commerce, todo o contato do cliente com a mercadoria se dá por meio de imagens.

Portanto, capriche na descrição dos itens, desde as cores disponíveis e dimensões até as recomendações de uso. Lembre-se também de criar categorias separadas para seus produtos, isso facilita a busca por um item específico dentro da sua loja virtual.

Além disso, monte um catálogo online que também seja visualmente atrativo. Evite usar imagens com dimensões e fundos muito diferentes, isso pode deixar a página com um aspecto poluído.

10. Divulgue o seu negócio

Por fim, mas não menos importante, chega a hora de divulgar a sua loja virtual. Afinal, dificilmente os clientes chegarão até ela sozinhos, não é?

Quando o assunto é marketing digital, são inúmeras as possibilidades e estratégias que você pode testar. Tudo irá depender de quem é o seu público, do seu produto, do investimento e, principalmente, da sua dedicação.

Gerar visitas para uma loja online não precisa ser um bicho de sete cabeças. Estratégias como SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, no portugûes) e anúncios pagos podem ser um ótimo começo.

Na medida que seu negócio vai crescendo, pode ser interessante testar novas metodologias como o marketing de conteúdo, remarketing, e-mail marketing etc. No entanto, antes de investir em diversas estratégias de uma vez só, procure medir os resultados ações que você já coloca em prática, isso irá ajudá-lo a guiar melhor o crescimento da sua empresa.

Ah, e não se esqueça das redes sociais. No e-commerce, elas podem funcionar como ótimos canais de venda.

Levar sua marca para o Instagram, por exemplo, pode ser o empurrão que você precisa para conquistar clientes. Se você ainda não fez isso, acesse o gerador de nomes para Instagram e crie um perfil para a sua marca.

Está pronto para criar a sua loja virtual?

Aproveite as dicas deste artigo e comece a criar o seu próprio negócio online. Além de permitir mais liberdade e autonomia, criar uma loja virtual demanda investimentos bem menores, se comparado a uma loja física.

E, mesmo com investimentos menores, o retorno financeiro de uma loja virtual pode ser bastante expressivo. Basta fazer tudo com bastante cuidado e atenção.

Sobre o autor:

Kawan Lopes é jornalista formado pela FIAM-FAAM e certificado em Marketing de Conteúdo e SEO Técnico pelo CXL Institute. Atua diretamente na produção e otimização de conteúdos sobre diversos assuntos relacionados ao universo do e-commerce para o blog da Nuvemshop.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!