Evite que imprudências transformem o seu Carnaval em uma quarta-feira de cinzas!
O carnaval tem a cara do Brasil: alegre, colorido, intenso e feito para todos. Sendo assim, a maioria dos brasileiros e também muitos gringos, aguardam ansiosamente todos os anos por essa data e pelas festividades que chegam junto com ela, assim como, pela folia e alegria que ela traz para todos!
Seja para curtir o feriado prolongado ou as férias coletivas que coincidem com a data, todos querem tirar uma casquinha da maior festa do mundo, seja dançando ou apenas descansando.
No entanto, ainda estamos enfrentando uma pandemia e, mesmo com a vacina e com a redução dos números de casos graves e mortes, o contágio da Covid-19 e suas variantes como a Ômicron segue alto.
Por isso mesmo, várias capitais do Brasil já cancelaram os seus carnavais de rua, até mesmo as mais tradicionais como Salvador, São Luís e Rio de Janeiro não contarão com seus famosos blocos de Carnaval.
Assim, se você pretende viajar no Carnaval, saiba que além dos cuidados para evitar a propagação do novo Coronavírus, existem outros tipos de precauções que também precisam ser tomadas para evitar que problemas comuns desse feriado aconteçam.
Confira abaixo quais são elas e aproveite a sua folia da melhor maneira!
Para garantir que o seu carnaval seja só alegria, folia e diversão, siga as dicas a seguir:
Se puder, escolha um destino que seja possível viajar de carro
O Carnaval é uma época em que aeroportos e rodoviárias ficam extremamente lotados, com pessoas indo e vindo de todas as localidades. Sendo assim, viajar de carro é a melhor maneira de evitar esse tipo de aglomeração.
Indo de carro, você dividirá a viagem com as pessoas que você já se relaciona, evitando o contato com estranhos e reduzindo assim o risco de contrair a infeção.
Se isso não for possível e a viagem tiver que ser feita de avião ou ônibus, fique atento para o cumprimento das medidas sanitárias.
Mantenha o distanciamento nas filas, use a máscara e higienize as mãos frequentemente.
É preciso salientar que essas medidas de segurança devem ser tomadas sempre, independente da situação. No entanto, reforçamos a necessidade delas em ambientes de aglomeração, como aeroportos e rodoviárias.
Para garantir uma viagem segura, é necessário fazer uma revisão no carro para que imprevistos sejam evitados.
Leve seu veículo a uma oficina e verifique o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão; os níveis de água e óleo; a parte elétrica do carro, lanterna, luz de freio, piscas e painel; e também verifique o estado dos pneus.
Durante o percurso, todos os ocupantes do carro precisam usar o cinto de segurança e o motorista deve sempre respeitar os limites de velocidade e, em nenhuma hipótese, fazer ultrapassagens perigosas.
Além disso, o motorista jamais deve dirigir cansado ou alcoolizado. A grande maioria dos acidentes que acontecem neste período do ano envolvem sono e bebida alcoólica.
Algumas pessoas têm o costume de deixar luzes acesas quando ficam fora de casa. No entanto, isso pode chamar a atenção de pessoas mal intencionadas.
Isso porque se as luzes não se apagam nem durante o dia, fica claro que a casa está vazia. Se for possível, instale temporizadores que são programados para acender e apagar as luzes nos horários certos.
Se houver campainhas, elas também devem ser desligadas. Uma forma que certos indivíduos usam para saber se a casa está vazia é tocando a campainha por diversos horários.
Antes de sair de casa, veja se torneiras e registros estão fechados e verifique se os aparelhos eletrônicos estão fora da tomada, para que em casos de descarga elétrica eles não sejam danificados ou virem estopim para problemas ainda maiores como incêndios.
Se não existe nenhum sistema de segurança em sua casa como câmeras e alarmes, é importante contar com a solidariedade dos seus vizinhos de confiança. Peça para que fiquem alertas e entrem em contato caso haja movimentos estranhos.
Certifique-se de que portas e janelas estão fechadas corretamente, e deixe sempre o portão trancado com o cadeado fechado para dentro. Cadeados pelo lado de fora demonstram que não há ninguém na residência.
Tome banho de mar sempre próximo a postos de salva-vidas e respeite as placas de sinalização, e evite entrar no mar após comer muito ou ingerir bebidas alcóolicas.
Se crianças fazem parte dessa viagem, é de extrema importância dar atenção especial a elas e nunca desviar o olhar do que estão fazendo. Um minuto de bobeira e elas podem correr para o mar sem que seus responsáveis percebam, ser arrastadas por ondas e acabar se afogando.
Para evitar que elas se percam, coloque pulseiras de identificação com o nome e o telefone do responsável. Além disso, oriente essas crianças a procurar um posto de salva-vidas caso estejam perdidas.
Protetor solar e hidratação constante, tanto para adultos quanto para crianças são indispensáveis.
Mantenha distanciamento social de pelo menos 2 metros dos outros turistas, permaneça usando máscara e higienizando as mãos frequentemente.
Apesar dos carnavais de rua mais importantes do Brasil terem sido cancelados, muitos lugares como clubes, boates e salões ainda farão festa. Sem contar com os tradicionais desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Se o seu objetivo é festejar o Carnaval, leve apenas o necessário. Andar com carteira, celular e dinheiro não é aconselhável. Ao estar no meio de um grande número de pessoas, a probabilidade de ser furtado e nem perceber é muito grande.
Nunca, jamais, aceite bebidas de estranhos ou até mesmo de conhecidos. Primeiro, você pode ser drogado (a) e vir a sofrer graves consequências - passar mal, ser abusado, se perder dos seus acompanhantes, entre outras dores de cabeça.
Sem contar que em época de coronavírus, é cada um com seu copo para não transmitir essa ou qualquer outro tipo de infecção.
Prefira lugares onde existe policiamento e segurança, dessa forma é mais fácil que pessoas mal intencionadas se sintam coibidas de praticar atos ilícitos. Também é mais fácil evitar episódios de violência, como brigas e até mesmo assédio.
Independente da fantasia, a máscara não pode faltar. E não se esqueça também do álcool em gel e, e procure ir nas festas onde exijam o cartão de vacina e/ou teste da Covid-19.
Comentários