TURISMO

Saiba quais são as melhores cidades do sudoeste da Bahia

Conheça agora as três maiores Cidades do Sudoeste da Bahia e aprenda um pouco sobre sua história e várias curiosidades. Confira!

IGNITE
Publicado em 13/04/2021, às 15h43 - Atualizado às 16h05

FacebookTwitterWhatsApp
vitoria-da-conquista
vitoria-da-conquista

Ah, o sudoeste baiano! Além de serem grandes territorialmente, densamente povoadas e bem desenvolvidas, as cidades desta região  também são extremamente ricas em cultura.

A partir do que verá neste artigo, passará a ver cada um desses municípios com novos olhos. Então veja várias coisas interessantes e compartilhe com os seus amigos. Confira!

Guanambi

Entre as maiores cidades do sudoeste da Bahia nós temos em terceiro lugar, o município de Guanambi. Ele fica à 796km de distância da capital, Salvador.

De acordo com o IBGE, sua população em 2020 era de quase 85.000 habitantes, sendo 21º mais populoso da Bahia. É um grande polo de comércio e infraestrutura da região.

Atualmente é o mais desenvolvido município da Bahia de acordo com o Instituto FIRJAN de Desenvolvimento Municipal.

Sua história começou no século XIX. Inicialmente um grupo de tropeiros passava por aquela região com seus animais e cargas.

Aos poucos, desenvolveu-se um comércio local que permitiu a fundação de um arraial naquela região. Então, foram evoluindo até se transformar em uma cidade.

Muito interessante, não acha? Talvez você esteja curioso para saber a origem do nome da cidade. Afinal por que escolheram o nome “Guanambi”?

Primeiramente, esta palavra tem origem tupi-guarani e deriva de beija-flor. Parece que na época haviam muitas flores e passarinhos, o que explica o nome do local.

Ou então, também há outra explicação, baseada numa história popular entre os habitantes da região. Segundo ela, a primeira moradora do arraial chamava-se Bela e tinha uma filha – Flor.

Diz a história que os primeiros moradores faziam um festival. Antes que as festas começassem, porém, Flor precisava beijar uma imagem de Santo Antônio.

A partir daí, diz a história que o nome deriva dos pedidos dos moradores para começar logo a festa. Ou seja, todos exclamavam: “Beija, Flor!” para que a garota beijasse a imagem.

Jequié

Logo à frente de Guanambi, temos a segunda das maiores cidades do sudoeste da Bahia, que é Jequié. Dessa vez, temos um que fica à 365 km da capital. 

Atualmente, sua população está em torno de 156.000 habitantes. Quanto à origem de seu nome, a palavra Jequi se refere à um cesto usado para apanhar peixes.

O município teve origem quando José de Sá Bittencourt buscou refúgio na região após a Inconfidência Mineira fracassar. Após a morte dele, a terra foi dividida em várias partes.

Seus herdeiros cuidaram delas e um dos lotes foi chamado Barra do Jequié. Assim, fica fácil ver de onde veio o nome atual da cidade, não é mesmo?

Porém, muita coisa aconteceu até chegar no ponto que conhecemos hoje. Ao longo da segunda metade do século XIX se desenvolveu graças às feiras que atraíam comerciantes. 

Dessa forma, seu comércio conseguia abastecer várias outras cidades muito importantes na época. Principalmente na região sudoeste, mas também no sudeste da Bahia.

À medida que o tempo foi passando, essa região foi se tornando cada vez mais importante em si mesma. Hoje já é o segundo maior município do sudoeste da Bahia.

Porém, ainda resta conhecer o primeiro. Por isso, siga conosco e confira a seguir!

Vitória da Conquista

Em primeiro lugar, temos o maior município da região sudoeste da Bahia. Trata-se, é claro, de Vitória da Conquista, que também é 3ª maior do estado, atrás apenas de Salvador e Santana.

Atualmente é o sexto maior PIB da Bahia, e continua crescendo. Também conta com uma população superior à 340.000 habitantes.

Oficialmente, a fundação da cidade ocorreu em 1840. Antes disso, já havia o arraial na região, desde 1783.

Atualmente, Conquista é uma cidade muito importante e desenvolvida, não só para o estado, mas para toda Região Nordeste.

Em geral, os níveis de educação, saúde, entre outros indicadores sociais de Conquista são muito altos. De fato, mais elevados do que boa parte do restante do Brasil inteiro.

Hoje a prefeita da cidade é Sheila Lemos, que tomou posse devido ao falecimento de Herzem Gusmão.

Após o falecimento, o povo da cidade ficou tomada de tristeza e também medo da doença. Toda a cidade parou e houve grande comoção pela perda.

Enfim, essas foram algumas informações sobre as Maiores Cidades do Sudoeste da Bahia. Achou interessante aprender sobre elas? Então, saiba que ainda há muito mais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!