ECONOMIA

Como as vendas de automóveis se encaixam no home office

Saiba qual foi o impacto da pandemia nas vendas da indústria automotiva

IGNITE
Publicado em 23/12/2020, às 11h37 - Atualizado às 11h46

FacebookTwitterWhatsApp
consulta-placa - Shutterstock
consulta-placa - Shutterstock

 Home office. Modalidade em evidência neste ano restritivo de 2020. Há quem já atuava nessa área, porém, muita coisa nova surgiu. Profissões e ocupações, que antes eram conhecidas como presenciais, hoje podem ser administradas à distância.

O interessante desse cenário é que foram descobertas novas possibilidades e, que nem sempre a presença, em funções específicas, se faz necessário. E, devido à flexibilidade de algumas empresas e a possibilidade de ocupações autônomas, o aumento do trabalho/escritório em casa esteve em crescente estatística.

Como muitas lojas e shoppings de venda de carros tiveram de fechar suas portas, por conta da restrição na pandemia, a venda de automóveis novos e seminovos foi mais um nicho prejudicado. Porém, aos poucos as coisas foram tomando proporções positivas e então, muitas lojas adotaram a venda de carros à distância.

Além disso, muitas pessoas também perderam seus empregos e, cada um tentou driblar as dificuldades procurando encontrar uma forma de garantir seu dinheiro mensal. E, a venda de carros teve uma alta significativa.

Para se ter ideia, as vendas de veículos seminovos e usados avançaram 10,5% em Setembro, comparado com Agosto de 2020, com 1,397 milhão de unidades, segundo dados apresentados pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).

Em relação a setembro de 2019, sem a pandemia, as vendas aumentaram 12,2%, mostrando que o setor já tem um desempenho melhor do que o do ano passado. E estima-se que ele mantenha nesse ritmo até o fim do ano.

Caso seja um trabalho proveniente de agência, com certeza o profissional já está encaminhado para a venda de um veículo, uma vez que ela deve ter um site e suporte suficiente para atender ao vendedor e ao comprador, ainda que seja em home office.

Agora, se você está trabalhando como autônomo e, percebe que leva jeito para venda de carros, alguns cuidados você deve observar para que tenha tranquilidade na hora de fechar negócio.

A hora de vender um carro: precauções

A venda de um carro requer uma série de cuidados por conta do vendedor e, que com certeza, contribuirão para o bom relacionamento com o comprador. Se optar por anunciar na Internet, em plataformas de vendas, o que é muito comum nos dias de hoje, tenha cautela. Não passe informações sobre os dados de identificação do veículo, CRLV ou seus dados particulares.

Quando publicar as fotos do carro, apague a placa. Reúna o maior número de informações, características do carro que quer vender. Isso mostra que tem conhecimento do seu produto e, respeito ao cliente, que ao ver seu anúncio terá bem menos dúvidas.

Quando for se encontrar com um possível comprador, dê preferência a locais públicos e de grande movimentação para mostrar seu carro. Se possível, leve alguém com você, principalmente se houver possibilidade de realizar um test-drive.

A parte de pagamento é um item preocupante. Prefira cheques administrativos, DOC ou TED. São meios de pagamentos mais seguros. Também não é interessante que aceite pagamento de grandes valores em espécie. A entrega do veículo e dos documentos não deve acontecer antes da confirmação da compensação deles em conta corrente.

Não envie cópias de documentos por email, fax ou celulares para adiantar possíveis financiamentos. O documento de transferência do veículo é o mais importante. É com ele que o negócio fica corretamente fechado. Portanto, só o entregue após todo o trâmite financeiro estiver resolvido.

Quando for combinar para mostrar o carro e, esse estiver em sua residência, por exemplo, evite receber, avaliadores, mecânicos ou outro técnico, indicados pelo comprador. Esse encontro, por segurança, deve também ocorrer em lugar seguro, como mencionado anteriormente.

A boa compra do carro depende da boa venda

Sabe que se o cliente tiver satisfeito outros clientes aparecerão, não é mesmo? Então, o bom atendimento e uma venda transparente, confere prestígio e até referência para o vendedor. Atendendo a todos os passos acima, terá condições de oferecer ao seu comprador ferramentas suficientes para que o negócio seja de sucesso.

Quando for, de fato encontrar seu comprador, comprove que seu carro é genuíno. Existem muitas fraudes e pessoas mal intencionadas por aí e, não somente na rede. Para demonstrar segurança faça uma consulta grátis de seu veículo pela placa através da internet, na frente do seu cliente.

Apresente os documentos como o DUT (Documento Único de Transferência), comprovantes de IPVA e Seguro Obrigatório, pagos (quando possível). Existem sites e aplicativos que permitem facilmente a consulta do veículo pela placa ou numeração do chassi, trazendo informações públicas (como multas ou outras pendências do veículo) e também as características que devem ser comparadas (cor, modelo, versão). Tudo isso demonstrará transparência e segurança para ambos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!